Ficam abertas até o dia 25 de setembro as inscrições para o processo seletivo de bolsistas do programa Agentes Locais de Inovação (ALI). A iniciativa, desenvolvida pelo Sebrae no Distrito Federal e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o objetivo de estimular micro e pequenos empresários a adotar práticas inovadoras focadas no aumento da produtividade e da competitividade.
Serão selecionadas 25 pessoas para o cargo de ALI e outras duas para o de orientador. Os agentes atuarão por um período de 21 meses e receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 4 mil. Já os orientadores entrarão em cena em setembro de 2021 e receberão o mesmo valor durante 12 meses.
O programa foi totalmente revolucionado e ganhou uma metodologia atualizada para continuar sendo um divisor de águas para os micro e pequenos empresários brasileiros. A estimativa do Sebrae é de que três mil empresas sejam beneficiadas em todo o DF até o fim de 2022.
Durante o primeiro mês, os selecionados estarão integralmente dedicados a uma capacitação que será realizada virtualmente pela Universidade Corporativa Sebrae. Depois disso, eles estarão em contato direto com os empresários participantes e conduzirão o ciclo o empreendimento para melhoria da produtividade e competitividade por meio de métodos avançados e atualizados de inovação, além de conceitos e ferramentas que são aplicados por grandes empresas inovadoras, bem como startups de rápido crescimento.
Os agentes locais terão seus desempenhos sistematicamente avaliados por instrumentos de acompanhamento e avaliação de resultados. A bolsa poderá ser cancelada a qualquer tempo em caso de baixo desempenho, bem como de não atendimento às expectativas propostas e entregas definidas em plano de trabalho.
O candidato ao cargo de ALI deverá ter concluído curso superior com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em qualquer área há no máximo dez anos e comprovar experiência profissional mínima em inovação ou em pequenas empresas, além de disponibilidade em tempo integral. O candidato será submetido a uma análise curricular e documental de caráter eliminatório e classificatório; a uma avaliação de conhecimentos a ser realizada de forma online, no dia 18 de outubro; e a uma entrevista individual, também de caráter eliminatório e classificatório.
Já os interessados em concorrer à vaga de orientador serão submetidos a uma análise curricular e documental de caráter eliminatório e precisarão comprovar ter concluído graduação em uma instituição de ensino superior, com diploma reconhecido pelo MEC. Também será necessário atestar experiência como orientador de graduandos, pós-graduandos e/ou mestrandos; participação em projetos de pesquisas, iniciação científica ou defesas de dissertações e teses voltados a levantamentos de boas práticas de inovação em pequenos negócios atuação em ambiente empresarial dos pequenos negócios, em atividades focadas em inovação. Por fim, o candidato será submetido a entrevista individual, de caráter eliminatório e classificatório.
Serviço – Programa ALI no Distrito Federal
Inscrições: Até às 18h do dia 25 de setembro
Edital, inscrições e informações: www.concepcaoconsultoria.com.br
Data da prova para ALI: 18 de outubro, em plataforma ainda a ser divulgada.
-
Informações para a imprensa
Paulo César Gusmão Gomes
Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação
Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: [email protected]
Christiane de Souza Gnone
Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400
e-mail: [email protected]
.png)
