Pequenos empresários dos mais variados segmentos presentes no Distrito Federal participaram na noite da última terça-feira, 25 de novembro, da 11ª e última edição do Lab Day em 2025. O evento ocorre de forma mensal no Sebraelab no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC) com o objetivo de impulsionar o ecossistema de inovação do DF, facilitar a interação entre empresas tradicionais e aquelas que integram o ecossistema de inovação local, além de fornecer conteúdos relevantes, estimular a criação e expansão de redes de contato e, claro, a geração de negócios entre empresários que atuam na capital federal.
O gerente de Negócios em Rede do Sebrae no DF, Carlos Cardoso, abriu a última edição do ano do Lab Day, que, segundo ele, funcionaria como um momento de celebração. “A programação deste último capítulo do Lab Day em 2025 é diferente. Ao longo das edições anteriores, reunimos aqui atores de segmentos como artesanato, beleza, casa e construção, entre outros. Buscamos promover a conexão entre startups inovadoras e empresas tradicionais para incentivar a inovação e assim reduzir custos e aumentar a produtividade. Hoje focamos em comemorar o resultado disso e apresentar uma perspectiva para 2026”, explicou.

Como parte dessa celebração e incentivo, Carlos chamou ao palco do Lab Day um dos mais bem-sucedidos empresários nascidos no DF: Ravell Nava, CEO da BRL Educação, uma escola de educação corporativa focada em gestão de pequenas e médias empresas, que oferece imersões que visam estimular o pensamento da classe empresarial.
Ravell conduziu uma palestra focada na apresentação de pilares que, segundo ele, tornam empresas inquebráveis. Antes de mergulhar em sua reflexão, no entanto, ele guiou o público presente no Sebraelab por uma viagem em sua trajetória profissional. Citou a infância na região da QNL, em Taguatinga Norte, época em que observava os comerciantes locais, seus carros, e associava o sucesso financeiro ao fato de serem empresários. Ravell também compartilhou sua entrada no mercado de trabalho, iniciada como vendedor em uma loja de um shopping em Taguatinga, bem como os obstáculos superados até se tornar um empresário influente na cena brasiliense, estando à frente de uma agência de publicidade.
O CEO da BRL Educação também conduziu o público na construção de uma rota de sucesso para suas empresas, listando recursos que ele avalia como essenciais para recomeçar e prosperar. Para Ravell, é necessário saber vender, desenvolver uma mentalidade empreendedora, caminhar com as pessoas certas, e ter clareza sobre o que se deseja e o que não se quer. “O mundo geralmente devolve em grandiosas proporções o que fazemos com excelência”, pontuou ele.

Um dos pontos observados pelo empresário em sua apresentação esteve relacionado a cenários de instabilidade, que afetam diretamente a saúde mental dos indivíduos, gera tensão nas relações familiares, causa insegurança financeira e resulta em uma queda generalizada na qualidade de vida. Para enfrentar essa realidade, Ravell observou a necessidade de abandonar o estado de negação, que impede a busca por soluções. Ele compartilhou sua própria experiência, destacando a importância de estudar e trabalhar arduamente, procurar o apoio de mentores experientes e reaprender a gerenciar o próprio negócio de forma eficaz.
Além disso, Ravell apontou os principais desafios enfrentados pelas empresas no país: alcançar eficiência financeira, garantir a geração contínua de demanda e sustentar um crescimento constante em seus mercados.
Por fim, o empresário revelou os pilares considerados como a cereja do bolo para o sucesso e a sustentabilidade de uma empresa em 2026. Ravell enfatizou a importância de uma cultura sólida, que engloba clareza de propósito, valores bem definidos, direção estratégica e prioridades estabelecidas. No âmbito das finanças, ressaltou a necessidade de lucratividade, organização exemplar, monitoramento constante e otimização contínua. Em marketing, destacou a relevância da presença online, um posicionamento claro, um funil de vendas eficiente e uma estrutura tecnológica robusta.
No tocante às vendas, mencionou a garra, um processo bem estruturado, a busca por previsibilidade e o crescimento contínuo. Por último, na estratégia, Ravell salientou que se trata da soma de esforços diversos, com objetivos macro bem definidos, assegurando que toda a equipe trabalhe em conjunto na mesma direção.
Em sua mensagem final, Ravell enfatizou o poder da decisão e do alinhamento entre pensamento, sentimento e ação. Ilustrando com exemplos práticos, ele demonstrou como o pensamento gera sentimento, que por sua vez impulsiona o comportamento, resultando em ações que culminam em resultados. O empresário ainda assegurou que finanças sólidas e uma estratégia bem aplicada podem tornar qualquer negócio inquebrável. “Quem vai fazer este país dar ainda mais certo são as empresas sólidas e as famílias fortalecidas”, concluiu ele.
A programação do Lab Day foi encerrada com a apresentação dos números que atestam o sucesso das 11 edições realizadas entre janeiro e outubro. A gestora do Sebraelab, Isabela Patrocínio, revelou que as edições do evento reuniram um total de 1.661 participantes, que tiveram acesso a 11 palestras distintas e conheceram o trabalho de 93 empresários expositores, além de participarem de dinâmicas de networking.

Tais práticas alcançaram um total de 2.162 matchs, segundo um relatório da ProfPlay, empresa parceria do Sebrae no DF e que tem uma plataforma que facilita conexões entre empresários. Durante o credenciamento, os participantes preenchiam um formulário que gerava QR Codes únicos em seus crachás. Isso permitiu que, com apenas um clique do smartphone, os empreendedores estabelecessem novas conexões em poucos segundos.
“Os resultados do Lab Day em 2025 são o reflexo de um esforço coletivo para impulsionar a inovação e o empreendedorismo. Facilitamos inúmeras conexões e promovemos um ambiente fértil para o desenvolvimento de negócios, validando a essência do que buscamos construir: um ecossistema de negócios cada vez mais robusto e inovador aqui no Distrito Federal”, afirmou Isabela.
“Neste Lab Day de celebração, revisitamos com satisfação as inúmeras conquistas que o Sebrae no DF, em parceria com nossos empreendedores, alcançou ao longo do ano. Cada história de sucesso, cada nova conexão e cada avanço na jornada de inovação de pequenas e médias empresas refletem nosso compromisso em fomentar um ecossistema de negócios mais robusto, dinâmico e inovador aqui no Distrito Federal”, concluiu a superintendente da instituição, Rose Rainha.
A próxima edição do Lab Day está prevista somente em janeiro de 2026. O evento continuará de forma recorrente, ocorrendo toda última terça-feira de cada mês, com temáticas diferentes, de acordo com os principais segmentos e atendidos pelos projetos do Sebrae no DF, em parceria com a Coti Aceleradora, a BioTIC S/A e a Brasil Startups.

