Por trás das diferentes texturas, gramaturas e cores de tecidos que preenchem o espaço de uma loja próxima à esquina da Avenida Hélio Prates com a Comercial Norte, em Taguatinga, está uma história de resiliência, visão de futuro e a força do empreendedorismo familiar que transcende gerações e já dura mais de cinco décadas. É dessa forma que pode ser resumida a trajetória da Tecelana Tecidos, empresa criada na década de 1970 e que atualmente é administrada por Marisa Moura, de 45 anos.
A história da Tecelana Tecidos começou, precisamente, no ano de 1973 em uma simples banca na Feira Central de Ceilândia. Os responsáveis, à época, eram os pais de Marisa, que sempre externaram o interesse de expandir o negócio para um espaço maior. Tal propósito levou a marca para Taguatinga Norte, em 1998. “A cidade nos acolheu. São quase 30 anos de empresa só aqui. Começamos bem pequenos, acolhendo os desejos da comunidade e trazendo matéria-prima para poder atender a demanda”, recorda.

O caminho para a consolidação na cena empresarial da região, no entanto, foi repleto de obstáculos. A transição de pai para filha foi um deles e aconteceu de forma gradual.
Marisa lembra que havia uma conexão forte com o pai e o restante da família e que todos trabalhavam juntos para desenvolver a marca. A parceria era tão forte que ela se emancipou aos 15 anos e, portanto, desde muito nova esteve inteiramente envolvida no amadurecimento da empresa. No entanto, ela confessa que, inicialmente, não tinha conhecimento algum de gestão de empresas, uma situação comum em negócios familiares onde as finanças pessoais e da empresa se confundem. Inclusive, chegou a misturar suas finanças pessoais com as da empresa, um hábito que, segundo ela, não trouxe resultados positivos para o negócio.
Já em 2012, ainda diante de desafios e uma empresa à beira de dificuldades após uma divisão societária, Marisa buscou apoio e encontrou o Sebrae. “No desespero, eu procurei alguma luz e encontrei o Sebrae. Foi o meu grande parceiro”, conta.
O Seminário Empretec foi o ponto de partida para a transformação da marca. Com o suporte do Sebrae, Marisa participou, ainda, de cursos presenciais e virtuais ofertados pelo Sebrae. Com isso, a Tecelana Tecidos passou a viver um processo de profissionalização que incluiu gestão, treinamento de equipe e pesquisa de mercado. O resultado foi notável: em apenas um ano, a empresa saltou de quatro para 25 funcionários e precisou de um espaço ainda maior. Para isso, Marisa precisou mudar a loja para um espaço de 400 metros quadrados. “Começamos a descobrir os nichos de mercado, quem era o meu consumidor, o que eles gostam, como é que eles se comportam”, detalha a empreendedora.

Entre as outras lições compreendidas, Marisa destaca a importância de delegar confiar em seus colaboradores. “Eu não consigo ser boa em tudo. Entendi que, se preciso de um gerente, procuro alguém que compreenda minha ideia. Isso vale para um colaborador, um vendedor, estilista e até para a rotina dentro de casa, com meus filhos. Aprendi a confiar. Nós, empreendedores mais antigos, resistimos ao novo, à mudança, mas foi me render ao novo que me tornou melhor”, conta.
Atualmente, a Tecelana Tecidos está consolidada como um dos empreendimentos mais longínquos da cena empresarial de Taguatinga. A solidez, no entanto, não impede a busca por novos avanços. Olhando para o futuro, o foco principal de Marisa e toda a equipe de colaboradores da Tecelana Tecidos não é mais a expansão física, mas sim o investimento na loja online, que já opera há um ano e meio.
Para a empreendedora, a venda de tecidos de forma virtual é um desafio, já que não permite hábitos como a necessidade de o cliente tocar o produto. Para melhorar esse aspecto, o objetivo é ofertar um serviço de boa qualidade, com entrega rápida e atendimento humanizado no ambiente virtual.
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