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União Empreendedora: Sebrae no DF e Colégio Cor Jesu inspiram futuros visionários na Feira do JEPP

Estudantes do Colégio Cor Jesu transformaram criatividade em empreendedorismo sustentável
Por Bianca Sampaio l AIs. Comunicação
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No último sábado (11), aproximadamente 300 alunos participaram da Cor Jepp Sustentável, uma feira de empreendedorismo realizada pelo Colégio Cor Jesu em parceria com o Sebrae no DF. Durante três semanas de árduo trabalho, os alunos, com o apoio dos professores, desenvolveram e confeccionaram uma variedade de produtos sustentáveis, todos alinhados com o tema “Cor JEPP Sustentável: Somos Parte Ativa de um Todo”.

Os projetos foram divididos em seis áreas temáticas, incluindo “Ecobag Kids – Ideias para um Futuro”, que utilizou a expressão artística como uma forma de comunicar ideias; “Descoberta Empreendedora no Jardim Sensorial”, explorando os segredos da natureza; “Descobrindo Alimentos e Temperos Naturais”, promovendo uma culinária mais saudável; “Brinquedos Ecológicos”, resgatando a diversão consciente; “Produções Culturais Criativas – Brasília e Seus Encantos”, celebrando a riqueza da capital; e “Sabores e Cores Regionais”, destacando as delícias locais. Os temas foram distribuídos entre as turmas da educação infantil até o 5º ano.

O Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), uma iniciativa do Sebrae no DF, tem como principal objetivo enriquecer o ensino com espírito empreendedor desde os primeiros anos da educação básica. O JEPP proporciona às crianças a oportunidade de desenvolver habilidades e mentalidade empreendedoras de forma lúdica, além de promover uma cultura de empreendedorismo na educação.

A diretora, irmã Maria Elisangela Vasconcelos, ressaltou que o foco não está apenas em estimular empreendimentos financeiros, mas também em desenvolver conexões afetivas, emocionais e familiares. “O objetivo é permitir que as famílias se envolvam e compartilhem a experiência de desenvolver atividades em conjunto”, compartilha a diretora.

Irmã Elisangela enfatizou, ainda, que o projeto visa não apenas desenvolver comportamentos empreendedores, mas também ensinar o planejamento e organização de ações empreendedoras por meio de um plano de negócios.

Bianca Pimentel, professora do 4º ano, expressou seu encanto pelo projeto desde o início e destacou o comprometimento e desenvoltura das crianças ao longo do processo: “O apoio do Sebrae nos permitiu abordar o aprendizado com as crianças desde a teoria até a prática, e fomos bem-sucedidos, a ponto de as crianças perguntarem quando iriam definir os preços dos produtos. Isso é muito gratificante”

Uma das estudantes, Alice Lamure, com 10 anos de idade, apresentou os produtos criados por sua turma na categoria “Sabores e Cores Regionais”. Ela compartilhou sua empolgação em aprender sobre empreendedorismo e aplicar esse conhecimento na venda de produtos deliciosos. Para Alice, empreender significa saber o que fazer e fazê-lo bem.

Para Cláudia Rezende, mãe da discente Catarina, do 4º ano, o projeto foi excelente ao unir teoria e prática, permitindo à filha trabalhar com seu amor pelo artesanato. Ela explicou como a criatividade desempenhou um papel fundamental na criação dos produtos.

Catarina Rezende, por sua vez, detalhou o processo de criação dos produtos de sua turma, que tinha o tema “Brasília e Seus Encantos”. “Eu adoro artesanato e tenho um kit em casa. Tudo começou quando personalizei uma tiara e me apaixonei. Aqui, desenvolvi uma pintura em azulejo com o tema de Brasília e seus encantos, e ficou lindo. Também tive que investir em materiais para ter um retorno, um lucro”, celebra a estudante.

A professora Anary Pessoa, do 2º ano, enfatizou a importância do desenvolvimento das habilidades ao longo de todo o processo. Ela explica: “Além de comprar e vender produtos, trabalhamos a consciência empreendedora, a capacidade de lidar com o dinheiro, de economizar e, principalmente, o cuidado com o meio ambiente, promovendo o uso de produtos naturais”.

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