O ano de 2024 ocupará um lugar de destaque na prateleira da história do Sebrae no Distrito Federal. A instituição de apoio aos pequenos negócios e fomento ao empreendedorismo alcançou um marco significativo, superando a impressionante marca 1 milhão de atendimentos realizados. A cifra ressalta o compromisso com os micro e pequenos empreendedores da região, refletindo mais de cinquenta anos de trabalho na promoção de micro e pequenas empresas. A atuação é estratégica e se dá por meio da oferta de consultorias, orientações, capacitações e programas personalizados, soluções fundamentais para a administração e a perenidade dos pequenos negócios território brasiliense.
Ao todo, 1.334.659 atendimentos foram realizados ao longo do ano, sendo 719.191 de forma presencial e 615.468 à distância, demonstrando a capacidade do Sebrae de adaptar suas ofertas às variadas necessidades dos empresários locais. A abrangência das ações do Sebrae se traduz, ainda, em outros números. Um total de 117.295 empresas foram atendidas, incluindo 54.633 Microempreendedores Individuais (MEIs), 51.991, Microempresas (MEs) e 10.671 Empresas de Pequeno Porte (EPPs).
Além disso, 82.642 pessoas físicas foram impactadas, evidenciando a importância do trabalho realizado para criar um ambiente favorável ao empreendedorismo no DF. Os dados também destacam que 651.568 pessoas foram capacitadas, tanto presencialmente quanto à distância.

-
Rose Rainha, superintendente do Sebrae no DF, celebra o marco histórico, ressaltando a importância dos pequenos negócios para a economia da região. “Superar a marca de 1 milhão de atendimentos é mais do que um número; é um reflexo do impacto do Sebrae no fortalecimento do empreendedorismo local. Estamos comprometidos em continuar ao lado dos empreendedores, oferecendo capacitação e suporte para que cresçam e prosperem”, afirma.
“Esse marco representa, acima de tudo, o impacto do Sebrae na transformação de inúmeras histórias. Desde pequenos comerciantes até startups e empresas inovadoras, os atendimentos evidenciam a diversidade e a força do empreendedorismo no DF, compreendendo setores como tecnologia, arquitetura e design, construção, agronegócio, turismo, gastronomia, saúde, beleza, artesanato, entre outros”, acrescenta a dirigente.
Os registros revelam, também, o impacto das consultorias ofertadas pelo Sebrae. Mais de 35 mil horas foram utilizadas por especialistas para orientar pequenos empreendedores em áreas, como gestão financeira, marketing, inovação e planejamento estratégico. A dedicação auxiliou muitas empresas a otimizar seus processos, aumentar sua competitividade e impulsionar o crescimento sustentável, fortalecendo o ecossistema empreendedor da região.
Uma outra solução a alcançar números expressivos foi o Programa ALI (Agentes Locais de Inovação) se destacou de maneira significativa. As empresas participantes reportando um aumento médio de 21,2% na produtividade e de 9,7% no faturamento. Além disso, pela primeira vez, o Sebrae no DF ultrapassou a marca de 616.280 estudantes assistidos pela Educação Empreendedora. O marco foi possível graças a capacitação de 12.477 professores ao longo do ano.
Os resultados de 2024 também são frutos da descentralização das atividades do Sebrae nas 35 regiões administrativas que compõem o DF. Por meio da Unidade de Atendimento Móvel (UAM), a instituição tem colaborado com as administrações locais para promover ações empresariais, oferecendo atendimento personalizado, orientação e capacitação para os empreendedores da região. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento de pequenos negócios, contribuindo para o fortalecimento das comunidades, o crescimento econômico e social, e a competitividade dos empreendimentos.

Em 2025, o Sebrae permanecerá comprometido em aprimorar continuamente seus serviços e soluções, visando oferecer um atendimento ainda mais eficaz aos milhares de empreendedores dos mais distintos setores presentes no Distrito Federal.
“Estamos iniciando um novo ano, repleto de oportunidades, tendências e desafios. Os micro e pequenos empreendedores continuarão enfrentando barreiras diárias, mas o Sebrae permanecerá como um parceiro de confiança, ofertando as ferramentas essenciais para que cada um alcance seu total potencial, impulsionando a economia distrital e fortalecendo o empreendedorismo como base do desenvolvimento regional”, finaliza Rose Rainha.