A (UAM) do Sebrae no Distrito Federal está, desde terça-feira, 6 de maio, estacionada nas proximidades do Ministério do Trabalho, na Esplanada dos Ministérios. A atividade faz parte da Ação Empresarial, iniciativa que oferece atendimento personalizado, orientação e apresenta o rol de soluções do Sebrae para micro e pequenos empreendedores locais. Desta vez, no entanto, a ação também integra as comemorações da Semana do Trabalho, uma atividade promovida pelo órgão do governo federal. As atividades ocorrem no local até sexta-feira, 9, das 8h às 18h.
Ewerton Valois, analista da Gerência de Atendimento Personalizado do Sebrae no DF, explicou que a Unidade de Atendimento Móvel é uma forma da instituição descentralizar suas atividades. A estrutura conta com consultores especializados para sanar dúvidas e auxiliar empreendedores em questões burocráticas. Eles informam, entre outros assuntos, sobre as capacitações disponíveis, compartilham orientações para acesso a crédito e ofertam suporte na formalização de negócios.
“O objetivo da unidade móvel é realizar diversos atendimentos, tanto para empresários quanto para empreendedores que querem abrir o próprio negócio. Aquele empreendedor que deseja fazer a declaração anual ou regularizar dívidas no Simples Nacional, por exemplo. Nós orientamos, indicamos cursos, capacitações e consultorias para que eles possam aproveitar as oportunidades de negócios que o DF oferece. É uma gama de atendimentos para ajudar o empreendedor na gestão da sua empresa”, esclareceu Ewerton.

Um dos beneficiados pelos atendimentos oferecidos pelo Sebrae no DF foi Celiano Fernandes, empreendedor do ramo de logística que atende escritórios de advocacia e consultórios médicos desde 2011. Ele soube da realização das atividades na Esplanada por meio do noticiário local e foi até o local buscar orientações sobre o reenquadramento após ter sido excluído do Simples Nacional.
“O Sebrae me deu todo o suporte que eu precisava para desenvolver minha empresa lá no início e sempre caminhou comigo. Hoje, vim em busca de uma orientação, pois o Governo fez alterações na questão do Simples Nacional e fiquei com muitas dúvidas. Aqui, consegui resolver as pendências, entendi as mudanças que foram feitas e consegui regularizar as dívidas decorrentes dessas mudanças”, contou o empreendedor.

Uma outra ação do Sebrae no DF durante o evento foi viabilizar a participação de pequenos empreendedores locais. Em uma outra estrutura, eles puderam expor produtos diversos, comercializar e interagir com o público brasiliense. A empreendedora Priscila D’Ávila, proprietária da Queen of Peppers — marca que produz pimentas e molhos para diversos mercados e restaurantes da capital há 16 anos — fez parte do grupo. Ela tem uma história próxima ao Sebrae, estando presente em capacitações e em dezenas de eventos promovidos e também apoiados pela instituição.
“O Sebrae no DF me acompanha desde o início da minha jornada. Já fiz vários cursos, inclusive o Seminário Empretec. Eles ainda me acompanham com planilhas financeiras, fizeram minha primeira identidade visual e são parceiros nas compras. O Sebrae no DF significa muito para a minha trajetória como empreendedora e estar aqui neste evento é mais um capítulo que escrevemos juntos”, afirmou.
Crédito para Microempreendedores Individuais
A realização da Semana do Trabalho também foi cenário para lançamento do Acredita Microcrédito. A atividade contou com a presença do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, assim como do ministro do Trabalho, Luiz Marinho.
Trata-se de um programa do Sebrae, em parceria com o governo federal, que tem como finalidade facilitar o acesso ao crédito e promover a renegociação de débitos para micro e pequenos empreendedores. Está previsto um investimento inicial de R$ 20 milhões, que permitirá a concessão de até R$ 250 milhões em financiamentos para esse público.

A expectativa é de que cerca de 42 mil negócios sejam contemplados. Os recursos serão viabilizados por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), com o suporte de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) que atuam no segmento.
Segundo Décio Lima, “60% dos brasileiros querem ser empreendedores, o que reflete uma enorme transformação na economia do país. Só no ano passado, mais de 4,1 milhões de pequenos negócios foram abertos. Esse momento representa incentivo, uma porta aberta para o pequeno empreendedor, para que ele garanta a solidificação, a segurança e o crédito assistido para o seu negócio”, explicou.
Como parte do Programa Acredita, foi lançado o Fampe Microcrédito, voltado aos Microempreendedores Individuais que encontram barreiras para obter acesso ao sistema financeiro tradicional.

Ainda no escopo da iniciativa, foi firmado um acordo de cooperação com o Sicoob, que contempla um investimento de R$ 400 milhões via Fampe. A projeção é de que, ao longo dos próximos cinco anos, até R$ 12 bilhões em crédito sejam viabilizados para os pequenos negócios, com o respaldo do Sebrae.