Instituída há pouco mais de dois anos como região administrativa do Distrito Federal, Água Quente celebrou na última sexta-feira, 4 de abril, a inauguração da Sala do Empreendedor. A abertura do espaço, viabilizada por meio de parceria firmada entre o Sebrae no DF e o Governo do Distrito Federal (GDF) através do projeto Cidade Empreendedora, irá facilitar a abertura, formalização e gestão de micro e pequenos negócios, oferecendo um conjunto de serviços integrados para fomentar o empreendedorismo e o crescimento econômico local.
Água Quente está localizada às margens da rodovia DF-280, nas proximidades do município goiano de Santo Antônio do Descoberto, cercada por uma extensa área rural e por diversos córregos. Anteriormente conhecida apenas como Setor Habitacional Água Quente, a atual região era vinculada ao Recanto das Emas, distante cerca de 20 quilômetros.
“As melhorias estão chegando por aqui. Já inauguramos alguns espaços públicos, e há outros em andamento. O governo está presente em nossa cidade, e agora temos a Sala do Empreendedor por aqui. É um dia histórico para Água Quente, um passo muito importante para o futuro da nossa região. Será um espaço que vai colaborar com o nosso desenvolvimento; um ponto de apoio tanto para os nossos empreendedores quanto para as pessoas que sonham em abrir um negócio”, comemorou a Administradora Regional, Lúcia Gomes, durante a cerimônia de abertura.

Mesmo sendo uma das mais novas regiões administrativas do Distrito Federal, Água Quente já se destaca pela vibrante diversidade de pequenos negócios em suas ruas. Ao caminhar pelo local, é possível encontrar uma variedade de lojas, quiosques para alimentação e serviços, supermercados e padarias, entre outros empreendimentos que ajudam a costurar o tecido urbano, oferecendo serviços essenciais que contribuem para melhorar e facilitar o dia a dia dos aproximadamente 30 mil moradores da região.

A superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, também comemorou a inauguração do espaço e ressaltou a importância da parceria estabelecida entre a instituição e o governo local. A colaboração entre as partes, segundo ela, tem melhorado o relacionamento com os empreendedores em todas as regiões do Distrito Federal, promovendo um ambiente mais integrado e favorável ao desenvolvimento de negócios.
“Nós mantemos uma sólida parceria com o governador Ibaneis e com todo o Governo do Distrito Federal para cumprir o compromisso do Sebrae de atender a cada cantinho do nosso território. Essa colaboração nos permite ter mais proximidade com os pequenos empreendedores e fornecer o apoio e os recursos necessários. Estamos não apenas fortalecendo os negócios locais, mas também impulsionando o crescimento econômico da região. Estamos aqui para apoiar tanto os empreendedores atuais quanto os futuros empreendedores de Água Quente”, pontuou Rose.
A Sala do Empreendedor foi instalada no prédio da Administração Regional de Água Quente. No espaço, os empreendedores locais e aqueles que sonham em abrir o seu próprio negócio poderão acessar serviços e soluções oferecidos pelo Sebrae no DF, como formalização de novos negócios, emissão de documentos, boletos, certidões negativas de débitos, orientação sobre a emissão de notas fiscais, além de orientações sobre o microcrédito, consultorias, palestras e cursos gratuitos.
Os atendimentos na sala serão realizados por meio da Agente de Desenvolvimento Territorial (ADT) Cleudimar Maria. A profissional foi capacitada pelo Sebrae no DF para ouvir as necessidades do empresariado local e estabelecer a conexão junto à instituição responsável pelo apoio às micro e pequenas empresas e pelo fomento ao empreendedorismo no território brasiliense.
Cleudimar celebrou a abertura do espaço e revelou estar animada para acolher, orientar e apoiar os empreendedores da região. “A abertura deste espaço representa um grande avanço para Água Quente. Em pouco tempo como uma região administrativa, acumulamos grandes conquistas, e a Sala do Empreendedor é uma delas. Estaremos disponíveis aqui na sede da Administração Regional para oferecer comodidade aos empreendedores, facilitando a rotina e reduzindo o tempo e a necessidade de deslocamento para outras áreas, como Taguatinga, onde muitos precisavam ir para obter suporte e serviços”, comentou a ADT.
Uma das lideranças da cena empreendedora da região, envolvido em projetos de impacto social e na área rural de Água Quente, Mário Vasconcelos Filho avalia a abertura da Sala do Empreendedor de forma muito positiva, sendo fundamental para promover o desenvolvimento local. “Será um espaço de interação, um espaço de troca de experiências, um ambiente de aprendizado que permitirá reunir toda a comunidade empreendedora e aqueles que desejam empreender. Será uma porta para promover o progresso de Água Quente”, assegurou Mário.
À frente do Instituto Criando Arte, que mobiliza artesãs locais, Michelle Moura é outra liderança que avalia de forma positiva a abertura do espaço. Ela acredita que a sala irá ampliar horizontes e, sobretudo, consolidar oportunidades para que mais mulheres da região possam iniciar seus próprios negócios.
“Assim que Água Quente se tornou uma região administrativa, nós abrimos o instituto e estamos incentivando a formalização das artesãs. Agora, com a Sala do Empreendedor, será possível que as mulheres façam isso com mais comodidade. Além disso, teremos acesso a outras soluções, como orientações sobre empréstimos e capacitações. A sala será fundamental para o desenvolvimento dos pequenos negócios aqui em Água Quente”, completou Michelle.
Inicialmente, o horário de funcionamento da Sala do Empreendedor de Água Quente será de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. O atendimento será realizado por agendamento, que pode ser feito na recepção da administração local.
Outras informações serão disponibilizadas, em breve, por meio do perfil da administração regional no Instagram.
-
-