Nairóbi, a capital do Quênia, sediou no final de setembro a 41ª Conferência Mundial da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP). Organizado pela Konza Technopolis, o evento reuniu especialistas e líderes globais de parques tecnológicos, incubadoras, hubs e ambientes de inovação e apresentou uma programação diversificada desenvolvida a partir do tema “Demografia, Empreendedorismo e Tecnologia: definindo as fronteiras das economias futuras”.
O Sebrae do Distrito Federal marcou presença nas atividades do evento, onde compartilhou com entes internacionais o processo de criação e o andamento dos desdobramentos do Movimente, iniciativa realizada na capital federal no último mês de março e que acolheu dezenas de propostas visando impulsionar o empreendedorismo, oferecendo uma solução para a independência financeira, a ascensão social, a redução das desigualdades de gênero e a promoção de oportunidades para mulheres.
O gerente da Assessoria de Políticas Públicas e Gestão Estratégica (AGEP), Jorge Adriano, foi o representante da instituição nas atividades da conferência e explica que a participação foi viabilizada com a aprovação de um artigo científico originado da pesquisa que deu origem ao Movimente. O estudo foi aplicado pelo Sebrae nas regiões administrativas do DF no ano passado e revelou os principais desafios enfrentados por mulheres que buscam abrir ou manter seus negócios.
O gestor do Sebrae no DF participou de atividades específicos, mas a apresentação sobre o Movimente ocorrer como parte do painel de inclusão, que abordou questões de diversidade e inclusão voltadas para a inovação e o empreendedorismo.
“O cenário que encontramos no DF tem muita similaridade com o que os países de desenvolvimento, de um modo geral, ainda enfrentam em relação ao empreendedorismo feminino. Por ser realizada no Quênia, a conferência reuniu um grupo significativo de representantes de nações africanas, que são localidades que percorrem um caminho de desenvolvimento muito parecido com o do Brasil”, pontua.
“Dessa forma, conseguimos estabelecer um diálogo bastante semelhante com a realidade enfrentada por eles ao apresentar o que estamos realizando aqui no Distrito Federal. Foi uma apresentação muito positiva e acredito que a nossa participação irá motivar outros países a implementar medidas de estímulo ao empreendedorismo feminino”, acrescenta Jorge.
O gerente da AGEP destaca, ainda, que a receptividade à apresentação do Sebrae DF foi extremamente positiva, com a plateia aplaudindo em diversos momentos, demonstrando interesse e engajamento com o tema. Segundo ele, a apresentação despertou a atenção de outras delegações, resultando em interações e busca por mais informações sobre o trabalho desenvolvido pela instituição no Distrito Federal.
Integrantes da delegação chinesa, por exemplo, demonstraram interesse em conhecer as iniciativas lideradas pelo Sebrae e expressaram o desejo de aplicá-las no país asiático. “Na China, eles organizam um evento específico sobre inclusão nos negócios, abordando a temática do empreendedorismo feminino. Eles procuraram o Sebrae para conhecer mais detalhes sobre o material que produzimos e entender como podem incorporar nossa iniciativa em seu próprio evento”, finaliza Jorge.
Sobre o Movimente
A primeira edição do Movimente resultou no acolhimento de dezenas de propostas que serviram de base para a construção da agenda entregue nesta manhã. As sugestões recebidas foram construídas por um grupo de 98 pessoas convidadas para a realização do evento, como especialistas, empresários, magistrados, acadêmicos e representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário.
Com o fim do evento, as contribuições foram analisadas e integradas, até que se chegasse a uma agenda com 51 medidas, distribuídas em 11 eixos temáticos distintos.
No mês de junho, o material compilado foi entregue ao governador Ibaneis Rocha. Na ocasião, o chefe do Executivo acolheu as propostas e assegurou que as secretarias e demais órgãos do governo caminhariam próximas ao Sebrae a fim de impulsionar o empreendedorismo e fortalecer a comunidade empreendedora do Distrito Federal.