ASN DF Atualização
Compartilhe

Ceilândia recebe Dia D da Semana do MEI 2024

Iniciativa ocorreu em estrutura montada para apoiar o desenvolvimento de MEIs e estimular a formalização de pequenos negócios no DF
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Região mais populosa do Distrito Federal, Ceilândia recebe até esta sexta-feira, 24 de maio, o Espaço do Empreendedor. A estrutura, montada pelo Sebrae no DF na praça situada ao lado da Feira Central de Ceilândia, na CNM 2, integra a realização da Semana do Microempreendedor Individual (MEI), iniciativa destinada a apoiar pequenos empreendedores e estimular a abertura e a regularização de pequenos empreendimentos.

A estrutura foi bastante movimentada nesta quarta-feira, 22, com a realização do Dia D, uma ação promovida pelo Sistema Sebrae em todo o país. Além de receber empreendedores e interessados em ter o seu próprio negócio, o espaço foi visitado por autoridades nacionais e distritais.

Presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, participou da mobilização e falou sobre a alegria em voltar a Ceilândia, local onde residiu há alguns anos. Ele mencionou que a cidade é detentora de uma economia vibrante, impulsionada pela significativa presença de micro e pequenas empresas, além de enfatizar a propensão empreendedora do povo brasileiro e ressaltar a importância de promover a formalização dos negócios.

“O que presenciamos aqui hoje não é um momento qualquer. Não se trata apenas de uma cerimônia com um palanque, microfone e a presença da imprensa. É um momento importante para homenagear um dos pilares da economia brasileira, os Microempreendedores Individuais, que necessitam de apoio contínuo do Estado para assegurar sua sobrevivência e permitir a existência e prosperidade de seus negócios”, afirmou.

A superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, expressou gratidão pela realização de mais uma edição da Semana do MEI e observou a importância dos milhares microempreendedores individuais para a economia local e nacional. “Esta semana é muito importante para o Sebrae, para esse empreendedor, porque é uma semana que a gente está conversando diretamente com o MEI e falando para ele os seus benefícios, as suas obrigações e como melhorar essa empresa”, comentou a dirigente.

Diná Ferraz, diretora administrativa, e Fernando Cezar Ribeiro, presidente do Conselho Deliberativo da instituição, também participaram do evento em Ceilândia.

A diretora destacou o papel do Sebrae no apoio ao empreendedorismo, lembrando que na edição 2023 da Semana do MEI, a instituição atendeu, também em Ceilândia, aproximadamente 4 mil pessoas. Um outro número apresentado foi o acumulado de atendimentos pela instituição, a nível local, até o início do mês de maio deste ano: 72 mil microempreendedores individuais. O DF reúne, atualmente, mais de 270 mil MEIs.

Fernando Cezar complementou a ideia, reforçando a importância do empreendedorismo para cidade de Ceilândia e todo o Distrito Federal, além de assegurar que a Semana do MEI é uma oportunidade para transformar vidas.

À frente do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, também marcou presença na mobilização e falou sobre as iniciativas e programas destinados ao apoio dos empreendedores brasileiros. Além disso, destacou a necessidade de implementar mais opções de linhas de crédito e elogiou a atuação do Sebrae por ocupar espaços públicos para orientar a população, em particular os MEIs, sobre direitos e benefícios.

“O governo federal vê com bons olhos iniciativas como essa, que visam ocupar espaços próximos à comunidade para oferecer orientação. Temos um compromisso sólido com os empreendedores, considerando os quase 16 milhões de MEIs e os outros 7,5 milhões de indivíduos que se enquadram nos critérios do Simples Nacional. São mais de 22 milhões de pessoas e estimamos que haja mais de 20 milhões operando na informalidade. Portanto, nosso objetivo é fomentar a formalização, falar dos benefícios e incentivar para que cada vez mais empreendedores tenham acesso a empréstimos, assistência médica, aposentadoria e outras vantagens, aspectos essenciais que impactam positivamente a vida de todos”, analisou o ministro.

Também participaram do evento em Ceilândia a diretora administrativa financeira do Sebrae no DF, Adélia Bonfim; o administrador regional de Ceilândia, Dilson Rezende; o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Ceilândia, Eduardo Lima; o presidente da Associação dos Feirantes, Produtores Rurais e Atacadistas da Feira de Ceilândia e Entorno, Vilson José Oliveira; o presidente da Associação dos Feirantes da Feira Permanente de Ceilândia, Jonathan Araújo; e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal, Darlan de Lima Barbosa.

Atividades até sexta-feira

Tendo como tema “Chega junto com o Sebrae”, a Semana do MEI 2024 é realizada simultaneamente em todos os estados do país, de forma híbrida e gratuita.

A programação virtual da Semana do MEI 2024 será organizada pelo Sebrae Nacional, também entre os dias 20 e 24 de maio, e oferecerá oportunidades para aprendizados, conexões e experiências que têm o poder de transformar vidas e negócios.

Serão abordados temas como comportamento empreendedor, estratégias de planejamento para formalizar ou alavancar um pequeno negócio, orientações sobre crédito, gestão financeira, inovação, transformação digital, atendimento ao cliente, técnicas para vender mais e melhor, marketing, entre outros temas relevantes para o sucesso empresarial.

Inscreva-se para as atividades e saiba mais sobre a Semana do MEI 2024 no site www.sebrae.com.br/semanadomei.

A programação presencial no Espaço do Empreendedor no DF, segue até está sexta-feira, 24, entre 8h30 e 17h30. No local, os microempreendedores e demais interessados podem ter acesso a serviços como formalização de novos negócios, emissão de documentos, boletos, certidões negativas de débitos, orientação para emissão de notas fiscais, além de orientações sobre as consultorias disponibilizadas pelo Sebrae no DF com o objetivo de aprimorar a gestão dos empreendimentos locais.

Estão sendo promovidas, também, capacitações e oficinas técnicas. As atividades ocupam em dois ambientes, sendo o primeiro destinado à realização de palestras sobre temas como benefícios e obrigações do MEI, empreendedorismo feminino, controle financeiro, branding, acesso ao crédito, precificação, atendimento ao cliente e uso de redes sociais (Tik Tok e Instagram).

O segundo espaço oferta uma programação destinada a quem empreende em barbearias e salões. Estão sendo abordados assuntos como cortes e tipos de cabelo, tratamento capilar para aumentar o ticket médio, fidelização de clientes, visagismo, design de sobrancelha, extensão de cílios, tatuagem, estética, micro pigmentação de sobrancelha e lábios, dermoterapia capilar, estética, além de tendências para o setor.

Serviço – Semana do MEI 2024

Data: até sexta, 24 de maio;

Horário: das 8h30 às 17h30;

Local: Praça da Feira Central de Ceilândia | CNM 2;

Informações: www.df.sebrae.com.br ou pelo número 0800 570 0800.

-