ASN DF
Compartilhe

Edição especial do Movimente é realizada na AgroBrasília 2025

Evento reforçou a importância de políticas públicas para fortalecer o empreendedorismo feminino rural
Por Jamile Rodrigues | Clip Clap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

Em meio ao cenário de inovações e negócios da AgroBrasília 2025, o Sebrae do Distrito Federal lançou luz sobre um tema essencial: o protagonismo feminino no campo. Com uma edição especial do Movimente, a instituição reuniu produtoras rurais, empreendedoras, lideranças femininas e representantes do poder público em um painel de experiências voltado à valorização do empreendedorismo feminino no meio rural. O evento foi realizado nesta quinta-feira, 22 de maio, como parte da programação do Espaço Sabores e Saberes do Campo, ambiente que o Sebrae concebeu em parceria com o Sistema FAPE/SENAR-DF.

O Movimente integra a agenda estratégica do Sebrae no DF, que tem desenvolvido estudos sobre negócios liderados por mulheres — do diagnóstico de desigualdades ao desenho de políticas públicas voltadas ao apoio e fortalecimento das empreendedoras, tanto da cidade quanto do campo.

“Acreditamos na importância de olhar com atenção especial para o empreendedorismo feminino — não apenas como uma iniciativa, mas como um compromisso, uma forma de retribuir tudo aquilo que já conquistamos”, afirmou Rose Rainha, superintendente do Sebrae no DF, na abertura da atividade.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Segundo a dirigente, a decisão de realizar uma edição especial dentro da AgroBrasília está diretamente ligada à necessidade de ampliar o alcance das ações afirmativas. “Sabemos que há muitas dificuldades e, ao reconhecermos esses desafios, podemos estar junto de cada empreendedora. O Sebrae está pronto para ouvir, dialogar e construir, todos os dias, soluções que façam sentido para a realidade de quem empreende no campo e na cidade”, completou.

O fortalecimento do empreendedorismo feminino no campo também foi enaltecido por Fernando Cezar Ribeiro, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no DF. Para ele, reconhecer e incentivar a presença das mulheres no setor rural é essencial para impulsionar transformações sociais e econômicas de longo prazo. “É muito gratificante ver o resultado de todo o esforço que fazemos para construir esse pavilhão, que representa, para nós, um verdadeiro sucesso. As mulheres empreendedoras têm feito de seus negócios verdadeiras histórias de superação, transformação e desenvolvimento nos territórios onde atuam”, declarou.

Para Giselle Ferreira, secretária de Estado da Mulher do DF, o fortalecimento do empreendedorismo feminino no meio rural é um eixo fundamental das políticas públicas voltadas à equidade de gênero e ao enfrentamento da violência. “A pauta da mulher não é responsabilidade apenas da Secretaria da Mulher, nem só das mulheres. A pauta da mulher precisa ser de homens e mulheres. Fico muito feliz de ver homens participando — é isso que queremos. Nós queremos igualdade”, destacou.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

O evento contou ainda com a presença de Raquel Otília de Carvalho, presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Distrito Federal (Jucis/DF), que compartilhou os desafios de sua trajetória no agro. “Trabalho em um setor predominantemente masculino, lidando com ‘gatos fortes’, como dizem. Já ouvi coisas como: ‘Essa mulher é muito forte.’ Mas será que é mesmo? Às vezes, precisamos disfarçar nossas emoções para seguir em frente. Precisamos ser ainda melhores, mais preparadas, mais firmes, para conquistar o mesmo espaço”, relatou Raquel.

Ela anunciou que a Junta Comercial está desenvolvendo, em parceria com órgãos federais e o Sebrae, mecanismos para simplificar o processo de abertura de empresas por mulheres. “Pensamos, por exemplo, no que podemos fazer para tornar esse caminho mais acessível para as mulheres. Estamos nesse processo de construção. E a Junta está à disposição de todas que estiverem interessadas”, completou.

As convidadas do painel de experiências desta edição representaram diferentes frentes do empreendedorismo rural. Leandra Alvarenga, proprietária da Cerrado Blue, compartilhou a decisão de abandonar uma carreira consolidada como advogada para investir na fruticultura. Já Isabela Bonato, da Vinícola Brasília, apresentou o trabalho de inovação desenvolvido na produção de vinhos no Cerrado, destacando o papel da tecnologia na consolidação de negócios de alto valor agregado no DF.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

A empresária Maria Conceição, fundadora da Chef Brico, falou sobre a criação de uma marca brasiliense de alimentos 100% naturais, com foco em saúde, sabor e sustentabilidade. Também participaram do painel Luiz Carlos Brito e Júlia Brito, da Associação Mista dos Agricultores Familiares Orgânicos e Produtores Rurais do DF e Entorno, compartilhando experiências de agricultura familiar e cooperação produtiva.

Um movimento que conecta

O Movimente tem percorrido diversas regiões administrativas do DF desde o início deste ano, promovendo rodas de conversa, escuta ativa e painéis com mulheres empreendedoras de diferentes segmentos. A proposta é aproximar o Sebrae dos territórios e fomentar políticas públicas mais sensíveis às reais necessidades de quem empreende.

  • AgroBrasília
  • Movimente
  • Sebrae no DF;