ASN DF Atualização
Compartilhe

Empreenda Mulher inicia capacitações no Recanto das Emas

Ações são conduzidas pelo Sebrae no DF e organizações colaboradoras, com a finalidade de impulsionar o protagonismo de mulheres por meio da empreendedorismo
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Inaugurada há cinco meses, o Centro de Referência da Mulher Brasileira do Recanto das Emas recebeu na última quinta-feira, 16 de novembro, o primeiro de uma série de seis encontros da trilha de capacitação do Programa Empreenda Mulher. A iniciativa busca promover o empreendedorismo como alternativa de geração de renda, autonomia financeira e ruptura do ciclo de dependência econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade.

O programa é desenvolvido pelo Sebrae no Distrito Federal em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região administrativa e a Secretaria de Estado da Mulher. O desenvolvimento das trilhas é a forma como as instituições envolvidas difundem conhecimentos e visam fortalecer as dimensões comportamentais das mulheres participantes, com foco no desenvolvimento da autoestima e do comportamento empreendedor.

Para isso, seis encontros presenciais estão previstos para serem realizados, sempre às quintas-feiras na sede do centro de referência até o fim do mês de novembro, combinando palestras e oficinas práticas.

Os módulos foram cuidadosamente preparados para oferecer uma abordagem completa às participantes. Elas irão aprender sobre aspectos técnicos quanto comportamentais. No campo técnico, serão abordados temas essenciais como gestão financeira, precificação, marketing e boas práticas na manipulação de alimentos.

A subsecretária de Promoção das Mulheres, Renata d’Aguiar, compareceu ao início das atividades e fez um discurso de incentivo às mulheres inscritas no programa. Ela falou sobre a missão desempenhada pela Secretaria de Estado da Mulher de promover ações que fortaleçam a autonomia e o empoderamento feminino. “É muito importante que vocês se conectem com os equipamentos e as atividades da secretaria. Atuamos em parceria com outras instituições, como o Sebrae, para que vocês se fortaleçam e não aceitem menos do que merecem. Queremos que vocês sejam agentes de transformação e ajudem outras mulheres a sair de situações difíceis e a encontrar motivação para seguir com suas vidas”, afirmou.

Foto : Wesley Lima | Focus Produção de Imagem

Renata fez, ainda, um apelo para que as mulheres deem importância ao autocuidado e ao amor-próprio, aspectos que segundo ela são essenciais para se dedicarem a quem amam e alcançarem seu potencial.

Quem também apresentou um discurso de esperança com as participantes foi a analista da Assessoria de Políticas Públicas e Ecossistemas de Negócios do Sebrae no DF e gestora responsável pelo programa, Rafaela Ferreira. Ela refletiu sobre o caráter libertador do empreendedorismo, bem como pontuou acerca da importância da capacitação para as mulheres do Recanto das Emas.

Rafaela também ressaltou o espírito empreendedor da região, destacando o papel das mulheres que buscam iniciar ou expandir seus negócios com o objetivo de conquistar independência financeira. “Os conteúdos abordados durante os encontros serão fundamentais para ampliar a visão dessas empreendedoras, oferecendo direcionamento para que possam construir uma trajetória de sucesso tanto na vida pessoal quanto profissional, sempre com foco na autonomia financeira”, pontuou a gestora do Sebrae no DF.

Foto : Wesley Lima | Focus Produção de Imagem

Isabela Chaves, uma advogada que também se aventura no empreendedorismo, foi uma das participantes da atividade no Recanto das Emas. Junto com o namorado, Tyson Miranda, ela abriu, há dez meses, a Lado a Lado, uma hamburgueria artesanal que tem como foco a qualidade e entrega rápida para qualquer localidade da região administrativa.

“Estamos juntos há um ano e nove meses e o nosso propósito foi abrir um negócio para aumentar a nossa renda. Quando começamos a idealizar, percebemos logo que deveríamos ter um diferencial em relação aos demais empreendimentos já em funcionamento no Recanto das Emas, e identificamos a necessidade de um serviço de entrega rápido. Então, hoje trabalhamos com o serviço mais rápido da região e focamos em melhorar sempre esse aspecto para continuar sendo um diferencial”, contou.

Foto : Wesley Lima | Focus Produção de Imagem

Isabela ficou sabendo do programa por meio de uma amiga que já havia participado de outras capacitações ofertadas pelo Centro de Referência da Mulher Brasileira e como sempre procurar por oportunidades de ampliar o conhecimento, fez a inscrição e acompanhou toda a primeira atividade. “Essa primeira capacitação foi maravilhosa. Acredito que todo o conteúdo será um diferencial muito grande para o fortalecimento da mulheres aqui do Recanto das Emas e trará uma série de oportunidades para todas nós que estamos participando”, afirmou.

Maria de Jesus Barbosa foi outra mulher a participar da aula inaugural do programa. Com coragem e determinação, ela encontra, todos os dias, forças para transformar sua vida após anos de desafios e episódios de sofrimento. Há três anos, ela decidiu recomeçar no Recanto das Emas, buscando reconstruir sua trajetória após viver por 17 anos em um relacionamento abusivo. Durante esse período, Maria enfrentou agressões verbais, morais e psicológicas, além de ter sua liberdade cerceada, sendo impedida de receber visitas e tendo seu trabalho desvalorizado, mesmo sendo a principal provedora da casa.

A decisão de colocar um ponto final no relacionamento não foi fácil, enfrentando resistência do ex-companheiro e de parte da família. Contudo, em um momento de profunda reflexão, Maria avaliou os momentos de tristeza e felicidade, decidindo priorizar o bem-estar dela e de seus filhos. Com a certeza de que suas habilidades seriam suficientes para iniciar uma transformação, ela deu um passo corajoso em direção à liberdade e à construção de uma nova história. “Já vendi muitos produtos, já fui costureira, já fiz faxinas. Chegou um momento em que, mesmo com muita gente me desencorajando, eu pensei: Já dei conta de superar muitos desafios na minha vida. Por que eu não daria conta de recomeçar a minha vida?”, afirmou.

Foto : Wesley Lima | Focus Produção de Imagem

Em meio a essa nova fase, Maria de Jesus compreendeu a importância do empreendedorismo como ferramenta de empoderamento e, atualmente, está dedicada a formalizar seu próprio negócio. Para isso, ela crê que a participação nas capacitações do programa é fundamental para aprimorar conhecimentos em gestão e em outros aspectos que ela considera essenciais.

“Nessa primeira aula eu já aprendi sobre novos assuntos. Tirei foto dos slides e fiz anotações para eu estudar em casa também e vou crescendo aos poucos. Quero também usar a minha história para inspirar outras mulheres, pois há muitas que vivem uma realidade que não merece”, completou.

Sobre o Centro de Referência da Mulher Brasileira do Recanto das Emas

O espaço oferece acolhimento humanizado às mulheres em situação de violência, como acompanhamento psicossocial e orientação e encaminhamento jurídicos necessários.

A unidade ainda conta com salas de atendimento psicossocial, brinquedoteca com fraldário, recepção, copa, depósito, salas administrativas, espaços de convivência interno e externo com paisagismo, além de estacionamento.

  • Empreenda Mulher
  • Recanto das Emas
  • Sebrae no DF;
  • Secretaria de Estado da Mulher do DF