ASN DF
Compartilhe

Empreendedorismo feminino se destaca em Sobradinho na última edição do Movimente nas Cidades 2025

Com presença de Mariana Xavier, evento do Sebrae no DF reuniu empreendedoras de Sobradinho, Sobradinho II e Fercal para troca de experiências, orientação e fortalecimento de negócios
Por Jamile Rodrigues | Clip Clap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

A noite desta quarta-feira, 10 de dezembro, marcou o encerramento do ciclo 2025 do Movimente nas Cidades. O Instituto São José, em Sobradinho, recebeu a última edição do evento em 2025, reunindo empreendedores e empreendedoras de Sobradinho, Sobradinho II e Fercal para um encontro que combinou histórias reais, políticas públicas, inspiração e o olhar atento às mulheres que empreendem no Distrito Federal. O grande destaque foi a palestra “Essa tal liberdade”, da atriz e empresária Mariana Xavier, que contagiou o público ao falar sobre propósito, coragem e autonomia.

O administrador regional de Sobradinho, Paulo Izidoro, abriu a programação celebrando a adesão do público e a força das mulheres presentes. “Hoje é um dia muito especial, principalmente para as mulheres. Sempre digo que a pessoa precisa ter esperança na vida. Tem que ter algo que deseje fazer – e precisa da ajuda de alguém. E esse evento, com essas histórias maravilhosas, é um verdadeiro presente para todos nós”, afirmou.

Representando Sobradinho II, o administrador Diego Rodrigues destacou o vínculo entre infraestrutura, mobilidade e empreendedorismo. “O governo é feito de obras, sim, mas também é feito de gente. Melhorar estradas, garantir acessos e condições é também fortalecer o empreendedorismo. Eu sou um consumidor nato dos pequenos negócios da nossa região. Iniciativas como o Movimente reconhecem e impulsionam quem faz a economia girar”, afirmou.

Da Fercal, o administrador Fernando Madeira apresentou projetos estruturantes em andamento, entre eles a futura Rota do Mel, iniciativa que conectará produção, capacitação e geração de renda. “Vamos transformar a Fercal num polo de produção e beneficiamento de mel. Acreditamos no futuro da nossa região. E esse futuro passa por pessoas corajosas, que geram emprego, renda e não têm medo de aprender e empreender.” Fernando explicou ainda que o objetivo é capacitar 300 famílias da região, garantindo que 70% das vagas sejam destinadas às mulheres.

O processo de construção da agenda do empreendedorismo feminino no Distrito Federal foi resgatado pela diretora-superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha. “Começamos com uma grande pesquisa para entender as dificuldades enfrentadas pelas mulheres e os entraves institucionais. A partir disso, realizamos um fórum que apontou as políticas públicas necessárias para transformar esse cenário. Logo depois, o governador Ibaneis Rocha institucionalizou essa agenda e publicou um decreto que fortalece o apoio ao empreendedorismo feminino no DF”, disse.

Foto: Focus Produção de Imagem

Segundo Rose, já são “mais de cinco mil pessoas engajadas diretamente em ações para fomentar o empreendedorismo feminino no Distrito Federal”.

Já o gerente de Políticas Públicas do Sebrae no DF, Jorge Adriano, trouxe ao palco o recorte de gênero revelado pela pesquisa que deu origem ao Movimente. “Realizamos uma pesquisa ouvindo mais de mil empreendedoras. Quando perguntamos se as dificuldades aumentavam por serem mulheres, o cenário mudou. Existe, sim, uma barreira de gênero – e é por isso que esse movimento é tão necessário. A verdade é que nós, homens, precisamos avançar com mais cautela, pisar mais devagar, ouvir mais as dores das mulheres e sermos parceiros”, afirmou.

Quem também esteve presente no encontro foi a vice-governadora Celina Leão, que reforçou a necessidade de rede, acolhimento e visibilidade para todas as mulheres. “As mães atípicas, por exemplo, precisam de oportunidade de empreender – principalmente dentro de casa. Quantas mães solo criaram 10, 15 filhos vendendo bolo, lavando roupa, fazendo doce? Isso é empreendedorismo na essência. E o Sebrae tem papel fundamental nesse processo. O GDF estará sempre disposto a auxiliar iniciativas que garantam que mais mulheres tenham oportunidade se quiserem empreender”, pontuou.

Foto: Focus Produção de Imagem

Painel de experiências reúne empresárias das três regiões administrativas

O painel central da noite, conduzido pela jornalista Márcia Zarur, reuniu empreendedoras de Sobradinho, Sobradinho II e Fercal para compartilhar vivências que traduzem a realidade de quem empreende no território. Participaram Fabiana dos Santos Serra (Instituto Equilíbrio de Saúde Integrativa), Lúcia Mendes Nery (Vanité Calçados), Adriana Martins da Silva (Nossa Casa e Reparos), Gleyce Suzene (Feira D’elas), Taís de Sousa Pimenta (Clínica de Estética) e Erica de Faria Campanella (Arts Kaboon). As empreendedoras compartilharam os desafios do dia a dia de quem empreende, a caminhada até a consolidação dos negócios e os desafios por serem mulheres à frente dos negócios.

As secretárias Gisele Ferreira, da secretaria de Estado da Mulher, e Suely Rodrigues, da Secretaria de Governo, também participaram da conversa e destacaram pontos essenciais para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres. Gisele fez um alerta sobre a relação direta entre autonomia financeira e enfrentamento da violência. “Quando nós, mulheres, temos renda e autonomia, não aceitamos nenhum tipo de violência. (…) Vivemos no quinto país que mais mata mulheres no mundo. Mas autonomia financeira salva vidas e o empreendedorismo é um caminho poderoso para isso”.

Suely reforçou que cada edição do Movimente evidencia o impacto das histórias das empreendedoras nos territórios. “A cada cidade que visitamos, encontramos mulheres com força, corajosas, prontas para empreender e o que queremos é que cada vez mais mulheres estejam nessa dinâmica de independência financeira’’.

Mariana Xavier encerra a noite com a palestra “Essa tal liberdade”

Foto: Focus Produção de Imagem

A atriz e empreendedora Mariana Xavier encerrou a edição com um debate sobre autonomia, escolhas e as armadilhas impostas culturalmente às mulheres.

Ela compartilhou experiências da carreira e refletiu sobre autocuidado, identidade e liberdade do próprio corpo. “Quando você é mulher, você tem dificuldade de identificar quais escolhas são realmente suas e assim, nós fomos ensinadas a uma disponibilidade infinita. Sendo assim, é fundamental que cada mulher entenda que a maior liberdade é poder dizer não para o que não quer e abrir as possibilidades para crescer”.

Mariana destacou que empreendedorismo é também um ato de coragem e posicionamento. ‘‘Mulheres seguras escolhem caminhos próprios, assumem riscos e criam possibilidades’’.

Potência criativa nos territórios

Antes da abertura oficial, a área externa recebeu a Feira das Empreendedoras, que apresentou ao público uma diversidade de produtos locais – do artesanato às bijuterias, das tortas aos artigos religiosos, das canecas personalizadas aos itens produzidos a partir de materiais reciclados. Mariana Xavier percorreu os estandes, conversou com as empresárias e conheceu de perto o trabalho desenvolvido no território. A trilha sonora ficou por conta da cantora Anna Doni, que embalou o início da noite com repertório intimista, incluindo músicas autorais.

A edição de Sobradinho/Sobradinho II e Fercal encerrou o percurso 2025 do Movimente nas Cidades, que abraçou as regiões administrativas de São Sebastião/Jardim Botânico, Guará, Recanto das Emas, Planaltina, Taguatinga, Riacho Fundo II, Santa Maria, Gama, Arniqueira, Núcleo Bandeirante/Candangolândia, Vicente Pires e Ceilândia.

O Movimente segue em 2026, com um novo ciclo. Nos dias 3 e 4 de março, o Sebrae no Distrito Federal realizará, no Royal Tulip Brasília Alvorada, o próximo grande encontro com um evento que reunirá especialistas, empreendedores, lideranças e autoridades para debater tendências, apresentar resultados, fortalecer redes e lançar novas agendas para o ano.

Para acompanhar a agenda de atividades e todas as novidades sobre o programa, basta acessar o portal oficial do Movimente

  • Empreendedorismo feminino
  • Movimente nas Cidades
  • Sebrae no DF;