A noite desta quarta-feira, 10 de dezembro, marcou o encerramento do ciclo 2025 do Movimente nas Cidades. O Instituto São José, em Sobradinho, recebeu a última edição do evento em 2025, reunindo empreendedores e empreendedoras de Sobradinho, Sobradinho II e Fercal para um encontro que combinou histórias reais, políticas públicas, inspiração e o olhar atento às mulheres que empreendem no Distrito Federal. O grande destaque foi a palestra “Essa tal liberdade”, da atriz e empresária Mariana Xavier, que contagiou o público ao falar sobre propósito, coragem e autonomia.
O administrador regional de Sobradinho, Paulo Izidoro, abriu a programação celebrando a adesão do público e a força das mulheres presentes. “Hoje é um dia muito especial, principalmente para as mulheres. Sempre digo que a pessoa precisa ter esperança na vida. Tem que ter algo que deseje fazer – e precisa da ajuda de alguém. E esse evento, com essas histórias maravilhosas, é um verdadeiro presente para todos nós”, afirmou.
Representando Sobradinho II, o administrador Diego Rodrigues destacou o vínculo entre infraestrutura, mobilidade e empreendedorismo. “O governo é feito de obras, sim, mas também é feito de gente. Melhorar estradas, garantir acessos e condições é também fortalecer o empreendedorismo. Eu sou um consumidor nato dos pequenos negócios da nossa região. Iniciativas como o Movimente reconhecem e impulsionam quem faz a economia girar”, afirmou.
Da Fercal, o administrador Fernando Madeira apresentou projetos estruturantes em andamento, entre eles a futura Rota do Mel, iniciativa que conectará produção, capacitação e geração de renda. “Vamos transformar a Fercal num polo de produção e beneficiamento de mel. Acreditamos no futuro da nossa região. E esse futuro passa por pessoas corajosas, que geram emprego, renda e não têm medo de aprender e empreender.” Fernando explicou ainda que o objetivo é capacitar 300 famílias da região, garantindo que 70% das vagas sejam destinadas às mulheres.
O processo de construção da agenda do empreendedorismo feminino no Distrito Federal foi resgatado pela diretora-superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha. “Começamos com uma grande pesquisa para entender as dificuldades enfrentadas pelas mulheres e os entraves institucionais. A partir disso, realizamos um fórum que apontou as políticas públicas necessárias para transformar esse cenário. Logo depois, o governador Ibaneis Rocha institucionalizou essa agenda e publicou um decreto que fortalece o apoio ao empreendedorismo feminino no DF”, disse.

Segundo Rose, já são “mais de cinco mil pessoas engajadas diretamente em ações para fomentar o empreendedorismo feminino no Distrito Federal”.
Já o gerente de Políticas Públicas do Sebrae no DF, Jorge Adriano, trouxe ao palco o recorte de gênero revelado pela pesquisa que deu origem ao Movimente. “Realizamos uma pesquisa ouvindo mais de mil empreendedoras. Quando perguntamos se as dificuldades aumentavam por serem mulheres, o cenário mudou. Existe, sim, uma barreira de gênero – e é por isso que esse movimento é tão necessário. A verdade é que nós, homens, precisamos avançar com mais cautela, pisar mais devagar, ouvir mais as dores das mulheres e sermos parceiros”, afirmou.
Quem também esteve presente no encontro foi a vice-governadora Celina Leão, que reforçou a necessidade de rede, acolhimento e visibilidade para todas as mulheres. “As mães atípicas, por exemplo, precisam de oportunidade de empreender – principalmente dentro de casa. Quantas mães solo criaram 10, 15 filhos vendendo bolo, lavando roupa, fazendo doce? Isso é empreendedorismo na essência. E o Sebrae tem papel fundamental nesse processo. O GDF estará sempre disposto a auxiliar iniciativas que garantam que mais mulheres tenham oportunidade se quiserem empreender”, pontuou.

Painel de experiências reúne empresárias das três regiões administrativas
O painel central da noite, conduzido pela jornalista Márcia Zarur, reuniu empreendedoras de Sobradinho, Sobradinho II e Fercal para compartilhar vivências que traduzem a realidade de quem empreende no território. Participaram Fabiana dos Santos Serra (Instituto Equilíbrio de Saúde Integrativa), Lúcia Mendes Nery (Vanité Calçados), Adriana Martins da Silva (Nossa Casa e Reparos), Gleyce Suzene (Feira D’elas), Taís de Sousa Pimenta (Clínica de Estética) e Erica de Faria Campanella (Arts Kaboon). As empreendedoras compartilharam os desafios do dia a dia de quem empreende, a caminhada até a consolidação dos negócios e os desafios por serem mulheres à frente dos negócios.
As secretárias Gisele Ferreira, da secretaria de Estado da Mulher, e Suely Rodrigues, da Secretaria de Governo, também participaram da conversa e destacaram pontos essenciais para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres. Gisele fez um alerta sobre a relação direta entre autonomia financeira e enfrentamento da violência. “Quando nós, mulheres, temos renda e autonomia, não aceitamos nenhum tipo de violência. (…) Vivemos no quinto país que mais mata mulheres no mundo. Mas autonomia financeira salva vidas e o empreendedorismo é um caminho poderoso para isso”.
Suely reforçou que cada edição do Movimente evidencia o impacto das histórias das empreendedoras nos territórios. “A cada cidade que visitamos, encontramos mulheres com força, corajosas, prontas para empreender e o que queremos é que cada vez mais mulheres estejam nessa dinâmica de independência financeira’’.
Mariana Xavier encerra a noite com a palestra “Essa tal liberdade”

A atriz e empreendedora Mariana Xavier encerrou a edição com um debate sobre autonomia, escolhas e as armadilhas impostas culturalmente às mulheres.
Ela compartilhou experiências da carreira e refletiu sobre autocuidado, identidade e liberdade do próprio corpo. “Quando você é mulher, você tem dificuldade de identificar quais escolhas são realmente suas e assim, nós fomos ensinadas a uma disponibilidade infinita. Sendo assim, é fundamental que cada mulher entenda que a maior liberdade é poder dizer não para o que não quer e abrir as possibilidades para crescer”.
Mariana destacou que empreendedorismo é também um ato de coragem e posicionamento. ‘‘Mulheres seguras escolhem caminhos próprios, assumem riscos e criam possibilidades’’.
Potência criativa nos territórios
Antes da abertura oficial, a área externa recebeu a Feira das Empreendedoras, que apresentou ao público uma diversidade de produtos locais – do artesanato às bijuterias, das tortas aos artigos religiosos, das canecas personalizadas aos itens produzidos a partir de materiais reciclados. Mariana Xavier percorreu os estandes, conversou com as empresárias e conheceu de perto o trabalho desenvolvido no território. A trilha sonora ficou por conta da cantora Anna Doni, que embalou o início da noite com repertório intimista, incluindo músicas autorais.
A edição de Sobradinho/Sobradinho II e Fercal encerrou o percurso 2025 do Movimente nas Cidades, que abraçou as regiões administrativas de São Sebastião/Jardim Botânico, Guará, Recanto das Emas, Planaltina, Taguatinga, Riacho Fundo II, Santa Maria, Gama, Arniqueira, Núcleo Bandeirante/Candangolândia, Vicente Pires e Ceilândia.
O Movimente segue em 2026, com um novo ciclo. Nos dias 3 e 4 de março, o Sebrae no Distrito Federal realizará, no Royal Tulip Brasília Alvorada, o próximo grande encontro com um evento que reunirá especialistas, empreendedores, lideranças e autoridades para debater tendências, apresentar resultados, fortalecer redes e lançar novas agendas para o ano.

