ASN DF Atualização
Compartilhe

Encontro no Teatro Nacional reúne gestores da rede pública de ensino

Realização foi apoiada pelo Sebrae e usou as modernas instalações da Sala Martins Pena para criar um ambiente fértil para reflexões sobre a educação no DF
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Palco de inúmeras manifestações artísticas, a Sala Martins Pena, no Teatro Nacional Cláudio Santoro recebeu na tarde da última quinta-feira, 24 de abril, o Encontro de Gestores Educacionais. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, recebeu apoio do Sebrae no DF e reuniu cerca de 520 profissionais da educação, em especial os diretores escolares, agentes responsáveis por administrar as centenas de escolas que fazem parte da rede pública de ensino da capital federal.

Hélvia Paranaguá, secretária de Estado de Educação do Distrito Federal, abriu a programação do encontro reconhecendo a importância dos gestores escolares. Segundo ela, são atores fundamentais para a educação pública nas escolas, possibilitando a criação de um ambiente educacional de qualidade. “Sem os nossos gestores escolares, sem os nossos diretores de unidade escolar, a Educação não acontece. Eles precisam estar lá à frente, coordenando os professores, cuidando dos estudantes, acolhendo a comunidade, os pais dos estudantes e fazendo essa interface que é tão importante entre comunidade e unidade escolar”, afirmou a secretária.

Foto: Samuel Andrade Focus Produção de Imagem

A coordenadora da Assessoria de Políticas Públicas e Ecossistema de Negócios do Sebrae no Distrito Federal, Ana Emília Andrade, lembrou, na sequência, da parceria consolidada entre as duas instituições para fomentar a cultura do empreendedorismo e da inovação nas escolas locais. Ela também comentou sobre o importante papel desempenhado pelos gestores, que são responsáveis por coordenar as atividades dos professores, cuidar dos alunos e estabelecer uma interface essencial entre a escola e a comunidade.

“O gestor escolar é a peça-chave para conectar toda a comunidade escolar e abrir caminhos para a transformação que o Sebrae e a Secretaria de Educação propõem. Queremos inspirar e transformar o Distrito Federal em um polo de inovação, e a educação é o caminho para construirmos essa cultura. O Sebrae tem um orgulho imenso de ser parceiro de vocês, educadores, e de todos os brasileiros na busca por um futuro melhor”, assegurou Ana.

Foto: Samuel Andrade Focus Produção de Imagem

A gestora do ALI Educação Empreendedora do Sebrae no DF, Débora Nunes, reforçou a importância da parceria e explicou que a programação do evento foi elaborada para fortalecer a atuação dos gestores como líderes inspiradores, fomentar vínculos entre pessoas, saberes e comunidades escolares, em busca de uma educação mais colaborativa, inovadora e focada no desenvolvimento humano.

Na sequência da programação do encontro, o educador Renato Casagrande apresentou uma palestra para inspirar os gestores educacionais sobre o futuro da educação na era digital. Com uma abordagem leve, envolvente e muito descontraída, ele ressaltou a importância do educador no Brasil, posicionando a profissão em um seleto grupo de ocupações capazes de impactar positivamente a construção de um país melhor.

Casagrande também usou o espaço da Sala Martins Pena, projetada no formato de teatro elisabetano e que proporciona uma maior conexão com o público, para abordar a complexidade da função de diretor escolar. Segundo ele, o gestor educacional é uma figura central, que vai além da viabilização de meios para a difusão de conteúdos e engajamento com pais, professores e estudantes. “Vocês estão, sempre, com um pé dentro e o outro fora da escola”, observou.

Foto: Samuel Andrade Focus Produção de Imagem

O palestrante também abordou o empreendedorismo durante sua exposição, relembrando uma parceria que a Secretaria de Educação do Paraná estabeleceu com a instituição anos atrás, uma estratégia que, segundo ele, rompeu com a visão simplista de que empreender se resume a negócios. Casagrande elogiou a parceria entre a SEEDF e o Sebrae no DF, que compreende o empreendedorismo como inovação, transformação e mudança. “Sempre me vi como um empreendedor, seja na escola pública, na universidade ou na sala de aula. Desenvolver essa mentalidade é essencial para transformar a educação”, assegurou Casagrande.

Prêmio Inspira Brasília

O encontro de gestores também foi palco para a divulgação do Prêmio Inspira Brasília, uma iniciativa do Sebrae no DF que busca mobilizar estudantes da rede pública do Distrito Federal a expressarem sua visão sobre a capital por meio de textos, desenhos, fotografias e vídeos. O concurso busca fortalecer o respeito e a admiração por Brasília, exaltando seus títulos de Patrimônio Cultural da Humanidade e de Cidade Criativa do Design.

Com 12 categorias, a premiação abrange desde os anos iniciais do ensino fundamental até o ensino médio, educação profissional e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de homenagear professores e gestores que se destacam como mobilizadores.

Saiba mais em www.premioinspirabrasilia.com.br.

  • Educação Empreendedora
  • Sebrae no DF;
  • SEEDF
  • Teatro Nacional