ASN DF
Compartilhe

Movimente nas Cidades chega ao Recanto das Emas com foco no fortalecimento do empreendedorismo feminino

Iniciativa do Sebrae no DF reuniu público interessado em discutir oportunidades de avanço para negócios liderados por mulheres no Recanto das Emas
Por Jamile Rodrigues | Clip Clap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

A terceira edição do Movimente nas Cidades foi realizada nesta terça-feira, 15 de abril, no auditório da Coordenação Regional de Ensino do Recanto das Emas. A iniciativa, promovida pelo Sebrae no Distrito Federal, tem como objetivo aproximar empreendedores locais de instituições de apoio e do poder público, discutindo estratégias e soluções que melhorem o ambiente de negócios nas regiões administrativas.

Com foco na valorização do empreendedorismo feminino como ferramenta de autonomia econômica, o evento contou com feira de empreendedores locais, painel com empresárias da região, mediação de representantes do Sebrae no DF e do Governo do Distrito Federal (GDF), além de anúncios sobre investimentos na infraestrutura da cidade.

Na abertura do encontro, a diretora superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, destacou a atuação estratégica da instituição no fortalecimento do empreendedorismo nas regiões administrativas do DF. Segundo ela, 33 das 35 regiões administrativas já contam com Salas do Empreendedor — espaços que oferecem orientação e suporte técnico a quem deseja empreender. Rose também reforçou a importância do recorte de gênero no debate sobre desenvolvimento econômico. “Não falamos apenas de empreendedorismo, mas de empreendedorismo feminino, porque as desigualdades ainda são profundas”, pontuou.

Foto: Cláudio Reis

Citando um estudo que estima um intervalo de até 169 anos para que mulheres tenham as mesmas oportunidades que os homens — caso o ritmo atual se mantenha —, ela defendeu a urgência de políticas específicas e articulações sólidas para encurtar esse tempo. “Estamos aqui com o apoio do GDF, que confia no nosso trabalho, para construir soluções reais que impactem a vida das mulheres empreendedoras no DF. Vamos promover ações concretas para mudar essa realidade”, completou.

Ao iniciar a mediação do painel de experiências com empreendedoras convidadas e representantes do governo, Jorge Adriano, gerente de Políticas Públicas e Ecossistemas de Negócios do Sebrae no DF, reforçou a importância do empreendedorismo como ferramenta de transformação social, especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade. “A gente precisa atuar coletivamente por um ambiente de igualdade e oportunidade”, afirmou.

Jorge apresentou dados do Instituto Patrícia Galvão, que revelam que cerca de 80% das mulheres brasileiras já foram vítimas de algum tipo de violência — física, sexual, psicológica, patrimonial, entre outros — e que 52% não denunciam os agressores por dependerem economicamente deles. Para ele, iniciativas como o Movimente ajudam a romper esse ciclo ao oferecer caminhos reais para a autonomia financeira. “Não podemos restringir esse debate às mulheres. É preciso envolver os homens, o governo e toda a comunidade para que Brasília se torne o melhor lugar do Brasil para uma mulher abrir e manter seu negócio”, completou.

Durante o painel com empresárias da região, quatro nomes compartilharam suas trajetórias à frente de negócios locais: Joseane Oliveira, do Espaço de Bronzeamento Natural Josy Durães; Kelly Alves, do Studio de Cabelos Kelly Alves; Deyse Freitas, da Dama de Ferro – Studio de Maquiagem e Sobrancelhas; e Suelen Oliveira, da By Sun Óculos de Sol. O encontro conectou suas histórias a dados e desafios enfrentados por mulheres empreendedoras no DF.

Representando o governo local, o administrador do Recanto das Emas, Carlos Dalvan, destacou a continuidade das ações iniciadas em 2019 com o programa Cidade Empreendedora. “Foi a partir dali que começou um verdadeiro movimento empreendedor aqui na nossa região. Hoje colhemos frutos disso, temos empresas chegando e negócios se consolidando. Essa transformação está em curso”, declarou.

Foto: Cláudio Reis

A secretária executiva de Gestão Estratégica da Secretaria de Governo, Sueli Rodrigues de Souza, apresentou o pré-projeto da nova feira livre do Recanto. “Já temos um projeto pronto. Serão quase 10 mil metros quadrados, com estrutura pensada para acolher empreendedores e suas famílias. Agora, seguimos para a etapa de definição orçamentária, com foco no fortalecimento do empreendedorismo local”, informou.

A secretária de Estado da Mulher, Gisele Ferreira, reforçou a articulação entre secretarias para apoiar de forma mais efetiva as mulheres empreendedoras. “Instituímos, por meio de decreto, um movimento de fortalecimento. Queremos criar uma rede de apoio real, com foco na prevenção da violência e na valorização do papel da mulher como protagonista da sua trajetória econômica”, explicou.

Ela também anunciou a inauguração da Casa da Mulher Brasileira no Recanto das Emas, prevista para o dia 30 de abril. “Este é um espaço que tem como objetivo criar oportunidades, tirar as mulheres da situação de vulnerabilidade e promover a autonomia econômica. Além disso, haverá espaço para o acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica”, afirmou.

Complementando a fala de Gisele, o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, destacou a importância da infraestrutura social para garantir a presença das mulheres no mercado de trabalho. ‘‘Quando falamos de liberdade e autonomia para as mulheres, também precisamos olhar com atenção para a infraestrutura social que permite essa independência no dia a dia”, destacou.

A feira de negócios, que acompanha todas as edições do Movimente nas Cidades, mais uma vez foi espaço de visibilidade para o comércio local. Expositores apresentaram produtos e serviços que incluíam cosméticos, peças artesanais, literatura independente, alimentação criativa e até negócios voltados ao mercado erótico, refletindo a diversidade de perfis que compõem o empreendedorismo na região.

A próxima edição do Movimente nas Cidades será realizada em Planaltina, no dia 20 de maio. Empreendedoras interessadas em participar devem ficar de olho nas redes sociais e no site do Sebrae no DF para mais informações.

-

  • Empreendedorismo feminino
  • Movimente nas Cidades
  • Recanto das Emas
  • Sebrae no DF;