ASN DF
Compartilhe

Sebrae dá início à série de encontros para impulsionar o empreendedorismo feminino no DF

Iniciativa irá revisitar, a cada edição, as contribuições resultantes dos fóruns do Movimente e promover debates para abordar eventuais lacunas existentes
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

O Sebrae no Distrito Federal reuniu, na tarde desta quinta-feira, 10 de outubro, personalidades e agentes envolvidos na realização do Movimente para o primeiro de uma série de encontros temáticos. A atividade aconteceu em uma cafeteria na Asa Sul com o propósito de revisitar, discutir as propostas recebidas durante o evento promovido em março deste ano, a fim de priorizar ações a curto, médio e longo prazo, bem como identificar projetos já em andamento e ainda pensar em novas iniciativas para preencher eventuais lacunas existentes.

A programação deste primeiro encontro foi estruturada em torno de temas como segurança, combate à violência e proteção patrimonial, assuntos amplamente debatidos em um dos fóruns temáticos do Movimente e que resultaram na formulação de seis, de um total de 51 contribuições que estão distribuídas em 11 eixos temáticos distintos. O evento contou com a presença de empreendedoras, colaboradores do Sebrae no DF e Sebrae Nacional, assim como servidores das Secretarias de Segurança Pública do DF, de Transporte e Mobilidade e da Mulher.

“O nosso propósito com a realização desses encontros é dar continuidade aos trabalhos iniciados no Movimente. Informar o que já foi feito nesse período, debater, visualizar o que está sendo feito para ajustar essa agenda, ver se precisa de alguma mudança de rumo ou redirecionamento, e seguir com as estratégias direcionadas para transformar o DF em um ambiente favorável para mulheres empreenderem”, pontuou a diretora superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

-

O gerente da Assessoria de Gestão Estratégica e Políticas Públicas da instituição, Jorge Adriano, apresentou aos participantes um panorama do progresso realizado desde a realização do Movimente. Ele reforçou o objetivo dos encontros, a importância de unir os esforços de todos os envolvidos na agenda e informou que os debates irão nortear a elaboração de agenda, com ações a serem implementadas entre 2025 e 2027. “A nossa intenção é que as 51 sugestões deixem de ser apenas um sonho e se tornem realidade, por meio de um cronograma organizado de curto, médio e longo prazo”, afirmou.

As discussões do encontro foram organizadas em três mesas, onde os participantes avaliaram a urgência, o impacto social e a viabilidade da implementação das seis medidas. Os participantes receberam materiais de embasamento e ferramentas para classificar a urgência de cada proposta, facilitando a elaboração de uma matriz de priorização.

Durante o encontro, os participantes foram instigados pela coordenadora nacional do Sebrae Delas, Renata Malheiros, que compartilhou insights sobre os desafios enfrentados por mulheres empreendedoras Brasil afora. Ela ressaltou a urgência de incluir os homens na discussão sobre igualdade e segurança, explicando que, em muitos casos, as mulheres se sentem pressionadas a esconder seus ganhos como empreendedoras. Dentro desse contexto, a gestora sugeriu que a criação de uma campanha voltada para os homens poderia ajudar a transformar esse cenário. O objetivo seria mostrar como o sucesso das mulheres nos negócios contribui para o bem-estar da família e a prosperidade conjunta.

O secretário executivo de Segurança Pública do Distrito Federal, Alexandre Rabelo Patury, participou dos debates do encontro, avaliando-o como um momento essencial para promover ações que garantam um cenário de maior segurança em todas as regiões administrativas do DF. Ele mencionou ações já realizadas pela pasta para aumentar a segurança, como a atuação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs). “Esses conselhos oferecem um canal para que as mulheres possam apontar os pontos a serem melhorados, reforçando a ideia de que todo poder emana do povo”, explicou.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Patury também enfatizou que a Secretaria está comprometida em implementar políticas de proteção não apenas para as empreendedoras, mas para todas as mulheres da região. Ele avaliou positivamente a relação que a pasta tem construído com o Sebrae no DF: “É uma parceria essencial, que traz capilaridade e permite que nossas campanhas e programas alcancem ainda mais o público do DF. Essa colaboração também representa uma oportunidade valiosa para conhecermos melhor as preocupações com a segurança e garantir que as mulheres empreendedoras se sintam protegidas e capacitadas em seu ambiente de trabalho”, concluiu Patury.

A secretária de Estado da Mulher do DF, Giselle Ferreira, também participou dos debates promovidos ao longo do encontro. À frente de uma secretaria criada há cinco anos, ela tem mantido proximidade com as pautas de segurança e atuado para enfrentar a violência, promovendo os direitos e a autonomia econômica das mulheres.

Uma série de ações e projetos do Governo do Distrito Federal, voltados para garantir a segurança das mulheres em situação de vulnerabilidade que desejam empreender, além daquelas que já são donas de seus próprios negócios, pautou o ciclo de palestras realizado no início do mês. O evento foi fruto de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) e o Sebrae no DF, e contou com a participação de representantes de outras secretarias do governo, organizações que atuam no desenvolvimento do empreendedorismo, além de micro e pequenas empreendedoras e lideranças locais.

O próximo encontro temático acontecerá ainda neste mês, segundo o Sebrae no DF. A expectativa é reunir personalidades e agentes que participaram do Movimente para debater sobre o ambiente de negócios e trabalho, ambiente de negócios e profissional e sucessão familiar. A realização está prevista para o dia 24 de outubro, em local a ser confirmado.

  • Empreendedorismo feminino;Mulheres;Sebrae Mulher;Sebrae no DF;
  • Emprendedorismo
  • Movimente
  • Sebrae no DF;
  • Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal