Na manhã da última quinta-feira, 6 de fevereiro, os atores do ecossistema local de inovação iniciaram os trabalhos de 2025 com a realização do Café com Negócios & Conexões. O evento, em sua 15ª edição, acontece de forma mensal no Sebraelab, no Parque Tecnológico de Brasília, como um momento para a troca de conhecimentos, tecnologias e a expansão de contatos. A realização do evento funciona, ainda, como uma oportunidade para o Comitê Gestor do Ecossistema Local planejar ações estratégicas visando o fortalecimento da inovação na região.
Cláudia Bonifácio, gestora do projeto de Tecnologia da Informação e Comunicação e do Ecossistema Local de Inovação do Sebrae no DF, abriu a edição apresentando aos participantes do evento aos números, objetivos e conquistas do ecossistema de inovação ao longo de 2024. O Sebraelab foi determinante, já que o espaço está consolidado como um ponto de encontro e referência para empreendedores e empresários do Distrito Federal.
Na continuidade da programação do evento, a gestora apresentou um panorama das iniciativas que o Sebrae implementará no Distrito Federal em 2025, com foco no fortalecimento e desenvolvimento dos negócios no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A abordagem estratégica inclui o desenvolvimento de ações do projeto Setorial TIC, solução destinado a fomentar o crescimento de empresas do segmento e que contará com a colaboração de diversas instituições parceiras.
O projeto tem início em fevereiro e ocorrerá até novembro, com a expectativa de atender cerca de 60 empreendimentos. Durante esse período, serão realizados diagnósticos de maturidade organizacional para as empresas envolvidas, e será adotada uma estrutura gamificada, permitindo que as participantes acumulem pontos e, ao alcançarem determinados patamares na Jornada TIC, conquistarem o Selo Sebrae Destaque TIC.
Ao longo do ano, serão oferecidas capacitações e consultorias em sete áreas temáticas: gestão, marketing, inovação, negócios, maturidade digital, vendas e produto, visando impulsionar o faturamento e promover uma transformação na rotina das empresas participantes.
Cláudia ainda informou que as empresas serão distribuídas em grupos: um destinado a empreendimentos na maturidade inicial (Decola TIC) e outro para aqueles que se encontram em nível de maturidade avançada (Escala TIC). A verificação do nível de maturidade será feita com base no resultado do diagnóstico, que será disponibilizado no fim de fevereiro, durante o evento que marcará o lançamento oficial do projeto. Trata-se do “TIC Day”, evento que irá movimentar o Sebraelab no dia 27 de fevereiro, e destacando a importância do comprometimento das instituições parceiras para o sucesso e a futura continuidade da iniciativa. “Nós precisamos de você, parceiro, para te êxito em todas as nossas ações”, afirmou a gestora do Sebrae no DF.

A programação do evento ainda incluiu apresentações de projetos desenvolvidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (SENAI/DF), pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e pelo Project Management Institute no DF (PMI/DF), uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos. Além disso, a Federação das Indústrias do DF (Fibra), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) também participaram. Os participantes tiveram, ainda, a oportunidade de absorver ideias em um bate-papo sobre transformação digital e sustentabilidade.
A participação da agência de fomento às exportações do país foi o momento em que os participantes puderam conferir mais detalhes sobre uma rodada de negócios internacional que será realizada durante o Sebrae Inova 2025, evento que ocorrerá nos dias 10 e 11 de abril, com atividades a partir do tema “Apaixonados por Brasília”. O evento irá explorar como a inovação pode transformar o centro do país, posicionando Brasília como protagonista de um futuro mais empreendedor, conectado e próspero. “Vamos ajudar o pequeno empresário a desenvolver musculatura para alcançar novos voos no mercado internacional”, pontuou Gabriel Machado, analista da ApexBrasil.

Gabriel ressaltou, ainda, a importância de a agência estar próxima do ecossistema local de inovação durante a edição do Café com Negócios & Conexões, destacando que essa estratégia é uma ponte essencial para alcançar empresas que ainda não estão no comércio exterior.
A realização do evento também foi comentada por Carlos Jacobino, presidente do Sindicato da Indústria da Informação do Distrito Federal (Sinfor/DF). O dirigente destacou que a atividade está consolidada no Distrito Federal, servindo como um ambiente propício para unir diversas instituições do ecossistema, assim como startups, empresas, governo e organizações do setor de tecnologia e inovação.
Jacobino mencionou, ainda, que o momento é favorável para avançar no fortalecimento do Distrito Federal, e lembrou da mobilização que vem ocorrendo para a implantação do Distrito de Tecnologia do DF, no Parque Tecnológico de Brasília, ação que promete criar um hub de inovação e conectará a infraestrutura local a outros ecossistemas de inovação ao redor do mundo. “O ano de 2025 é propício para darmos novos passos e avançarmos ainda mais no sentido de fortalecer o Distrito Federal”, assegurou.
A realização do Café com Negócios & Conexões foi prestigiada, pela primeira, vez, por representantes da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF). O advogado Lucas Angel, presidente da subseção do Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Park Way, comentou a importância de unir diferentes instituições e associações para colaborar em prol do bem comum, salientando que a colaboração é um diferencial significativo para o desenvolvimento da região do DF, das micro e pequenas empresas, e de práticas jurídicas.
“É sempre muito bacana ver iniciativas iguais a essa, de trabalhar efetivamente com um ecossistema. As empresas já faziam algo de forma separada, assim como as instituições e associações. No entanto, ter tudo isso unido, com todos trabalhando em conjunto, é o que realmente faz a diferença e traz resultados. A OAB/DF, como Conselho de Classe, trabalha com esse conceito e estamos aqui para colaborar em prol do bem comum”, comentou o advogado.

A próxima edição do Café com Negócios & Conexões ocorre no dia 13 de março, também no Sebraelab e será aberta ao público como uma fora de celebrar o Dia Internacional da Mulher.