A fluência em uma segunda língua deixou de ser um diferencial e se tornou uma habilidade essencial em um mundo globalizado. A habilidade de se comunicar em diferentes idiomas abre portas para novas culturas, amplia horizontes profissionais e proporciona uma melhor compreensão do mundo. Reconhecendo a importância do ensino de línguas estrangeiras na formação dos estudantes, o Sebrae no Distrito Federal, em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e as embaixadas do Japão, Estados Unidos, Espanha, França e Argentina, promoveu no último dia 23 de outubro a “1ª Jornada de Línguas Estrangeiras – Recalculando Rotas: Traçando Novos Caminhos para Aprendizagem de Línguas Estrangeiras”.
O evento, realizado no Sebrae, no SIA, contou com a participação de professores de língua estrangeira dos Centros Interescolares de Línguas (CILs) e de outras unidades da rede pública de ensino do Distrito Federal, responsáveis por formar milhares de estudantes. A proposta da jornada foi promover um espaço de reflexão e capacitação sobre novas metodologias de ensino de línguas, além de destacar a importância do intercâmbio cultural e educacional para preparar os jovens para o mercado de trabalho globalizado.
Na abertura do evento, Diná Ferraz, diretora técnica do Sebrae no DF, enfatizou a importância da educação como ferramenta de transformação, destacando o apoio do Sebrae às iniciativas educacionais que promovem a capacitação profissional e a inclusão no mercado de trabalho. “A educação é transformadora. Saber outro idioma hoje é essencial em um mundo globalizado. É uma ferramenta poderosa para abrir novas oportunidades profissionais e ampliar horizontes”, comentou Diná, que também ressaltou o papel do Sebrae em apoiar projetos educacionais que valorizam a formação integral dos estudantes.
Paulo César Chaves, secretário-executivo de Relações Internacionais do DF, reforçou a importância de ensinar novas línguas para os jovens da rede pública. “Professores levam o conhecimento de novas culturas, mostrando aos nossos jovens a importância de desenvolver novas formas de pensar e agir por meio do conhecimento de novas línguas. Isso é o que vai diferenciar Brasília no futuro’’, ponderou.
A professora Érica Martins, diretora de Educação em Tempo Integral, destacou a relevância do evento para promover a integração entre os docentes dos CILs e das escolas regulares. “Trazer os professores para um momento de reflexão e promover o intercâmbio entre eles é fundamental para a melhoria do ensino de idiomas na rede pública. A troca de experiências e o uso de novas metodologias certamente trarão impactos positivos para a educação no DF”, afirmou Érica.
Hamilton Cavalcante Martins, gerente da Gerência de Educação Ambiental, Patrimonial, Língua Estrangeira e Arte (GEAPLA-DF), complementou a importância do evento para especializar os professores e criar uma rede de trocas entre instituições internacionais. “Somos a segunda cidade do mundo com mais representações diplomáticas, e o evento vem justamente para atender ao desejo dos professores de ampliar sua proficiência e especialidade no ensino de línguas estrangeiras”, disse.
Já Vanessa Villardi, presidente da Associação de Professores de Língua Espanhola, destacou a importância de unir os professores de espanhol para garantir a continuidade da oferta do idioma no sistema de ensino do DF. “O espanhol é ofertado em 17 centros de línguas do Distrito Federal e também em uma escola bilíngue, no Centro de Taguatinga. Continuamos unindo forças para que o espanhol seja ofertado de maneira obrigatória em todo o Brasil”, reforçou Vanessa, destacando a luta contínua pela valorização da língua espanhola nas escolas.
Josely Sontchela, presidente da Associação dos Professores de Francês do DF, ressaltou o papel dos centros de línguas no fortalecimento da oferta do francês no sistema educacional. “Aqui no DF temos um contexto privilegiado com os CILs, onde o francês está sempre presente. A educação precisa da formação continuada, e este evento é crucial para a atualização e aprimoramento dos docentes”, afirmou Josely, reforçando o compromisso da associação com a manutenção do ensino do francês nas escolas.
Durante o dia, foram ministradas palestras e oficinas sobre avaliação formativa, inovação no ensino de línguas e metodologias ativas de aprendizagem. O professor Rubenilson Cerqueira apresentou técnicas de ensino inovadoras, enquanto as embaixadas organizaram oficinas específicas, como a de inglês com Daniela Ismail, de espanhol com Hélder Rodrigues, de francês com Valdemar Oliveira, e de japonês com Alice Joko, proporcionando uma troca de experiências entre educadores.
As oficinas foram realizadas nos períodos da manhã e da tarde, com duas turmas diferentes de professores, buscando atingir o máximo possível de docentes para garantir que mais profissionais tivessem a oportunidade de participar das atividades formativas.