ASN DF Atualização
Compartilhe

Lab Day celebra Dia do Artesão e impulsiona negócios criativos no DF

Evento contou com uma nova dinâmica para gerar networking, permitindo gerar centenas de conexões entre empreendedores
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Artesãos e manualistas, profissionais que dependem fundamentalmente da criatividade, participaram na noite da última terça-feira, 25 de março, da 3ª edição do Lab Day em 2025. O evento, como de praxe, movimentou o Sebraelab, espaço dedicado à criatividade e inovação no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), e ocorreu sob o tema “Transformando paixão em negócios” como uma forma de celebrar o Dia do Artesão – comemorado no último dia 19 -, inspirar os profissionais e aquecer o ecossistema empreendedor da capital, difundindo conhecimentos, insigths e gerando possibilidades de negócios.

Diretora técnica do Sebrae no Distrito Federal, Diná Ferraz, abriu a programação do evento evidenciando o potencial do artesanato e do trabalho manual no DF. A dirigente comentou sobre a emoção de entrar no Sebraelab e admirar a decoração do espaço, composta por peças autorais e exclusivas que transmitem a paixão de artistas, artesãos e manualistas. Segundo ela, esses profissionais expressam sua arte com inspiração e emoção.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

A diretora ainda destacou o papel do Sebrae em transformar a paixão dos artesãos em renda e profissionalismo. “Este Lab Day vai estimular ainda mais cada um de vocês, incentivando para que se tornem profissionais e garantam renda e reconhecimento com a arte, de maneira orientada e profissional”, afirmou Diná.

Chefe da Unidade de Promoção ao Artesanato e ao Trabalho Manual (Unart) da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur/DF), Klever Antunes, acompanhou a realização do evento e comentou sobre a força da parceria construída com o Sebrae no DF para impulsionar o setor de artesanato, valorizando e elevando a qualidade dos produtos artesanais. “Essa colaboração se traduz em iniciativas como a divulgação de prêmios, eventos de capacitação e a expansão da presença do artesanato em feiras nacionais e internacionais, promovendo a internacionalização do nome de Brasília e o reconhecimento dos artesãos locais. É uma cooperação técnica fortalece o setor e oferece aos artesãos uma plataforma para se sentirem valorizados”, afirmou.

Logo na sequência, o público presente ao Sebraelab pôde conferir uma breve apresentação das ações previstas para envolver artesão e manualistas ao longo dos próximos meses de 2025. O gestor do projeto de artesanato do Sebrae no DF, Felipe Fernandes, foi quem conduziu o momento, fazendo comentários sobre a edição anual dos prêmios de artesanato e manualistas, iniciativas que buscam valorizar a criatividade e o trabalho artesanal e manual.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

Felipe também comentou sobre a realização das trilhas de conhecimento, capacitações para os profissionais, que neste ano beneficiará 23 regiões administrativas com o objetivo de preparar artesãos e manualistas para as premiações. Ele também falou sobre ações de acesso a mercado que serão promovidas pelo Sebrae, destacando a realizações de eventos como o Salão do Artesanato, a Fenearte a edição 2025 da CASACOR.

O gestor também apresentou detalhes do projeto Conexão Artesanal. Trata-se de uma plataforma que o Sebrae tem idealizado para conectar compradores, como arquitetos e designers, diretamente com os artesãos e profissionais de trabalho manual, visando facilitar o acesso e a comercialização. “A meta é começar a estruturar o banco de dados ainda em abril e, até junho, estruturarmos a formatação da ferramenta. O segundo semestre será dedicado à divulgação para o público de interesse”, informou Felipe.

Após a apresentação das ações, os participantes do Lab Day acompanharam uma palestra com Luciana Jaber. Artesã com mais de três décadas de trajetória no empreendedorismo criativo, ela direcionou o público a refletir sobre a possibilidade de transformar a arte em um negócio lucrativo e sustentável.

Jaber recordou a estratégia de desenvolvimento da Havaianas e compartilhou sua experiência, pontuando que a grande virada em sua vida profissional ocorreu quando soube que estava grávida. Antes disso, ela se dedicava ao seu trabalho artesanal e se alimentava do amor que tinha por ele, mesmo enfrentando dificuldades financeiras. No entanto, ao perceber que teria mais uma boca para alimentar, Luciana se deu conta de que algo precisava mudar em sua abordagem ao trabalho. Assim, ela passou a acreditar que viver do artesanato poderia ser um luxo possível e lucrativo.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

Luciana encerrou sua participação alertando os artesãos e manualistas a permanecerem atentos às tendências de mercado e apresentou aspectos que ela julga serem fundamentais para uma transformação dentro do empreendedorismo criativo. Os destaques da especialista abordaram aspectos como conhecimento do nicho de mercado, ciência do público-alvo, postura e posicionamento, estratégias de venda, uso de redes sociais e a construção diária de uma mentalidade de sucesso.

“O nosso propósito com a participação da Luciana foi de fornecer exemplos práticos e insights para criar uma perspectiva que estimule artesãos e manualistas a perceber o potencial comercial de suas produções”, pontuou Felipe.

Com uma proposta alinhada com o conteúdo compartilhado por Luciana, os proprietários da Mataco, Arthur Serra e Gabriel Lyra, marcaram presença no Lab Day e estabeleceram contatos importantes que podem resultado em futuras parcerias. A Mataco é um estúdio especializado em design estratégico que se dedica a construir marcas fortes e memoráveis para seus clientes. “O desenvolvimento de uma marca envolve muitos processos. E nós viemos ao evento justamente para oferecer soluções personalizadas para os artesãos e manualistas que desejam dar um passo adiante e se posicionar como uma marca de valor no mercado. Fizemos bons contatos e a nossa expectativa está alta para fechar negócios”, comentou Arthur.

Outra empreendedora presente à realização foi Brenda Boeschenstein, idealizadora da Drop Susten. A iniciativa surgiu do desejo de Brenda em integrar a sustentabilidade no dia a dia das pessoas e reúne cerca de 600 fabricantes, com foco em produtos brasileiros, desde vestuário até eletrônicos, todos com apelo sustentável. A marca também busca educar os consumidores sobre a importância da sustentabilidade.

Além de oferecer uma plataforma de vendas, a Drop Susten apoia artesãos, cuidando da logística, marketing e formalização, permitindo que se concentrem na produção. “Fico feliz ao ver a reação dos artesãos com quem temos parcerias. Muitos se sentem aliviados e felizes por terem uma plataforma que realmente apoia suas necessidades. E estou aqui para fazer mais contatos, fazer mais parcerias para continuar a abrir portas para esses artistas e facilitar a visibilidade de seus produtos”, afirmou a empreendedora.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

Assim como na edição anterior, o Lab Day contou com uma dinâmica para gerar conexões entre os empreendedores. Para o momento foram usadas pulseiras entregues na entrada do Sebraelab e questionamentos apresentados pela equipe do Sebrae no DF durante a realização.

Sebrae Inova 2025

O público presente ao evento também foi incentivado a participar do Sebrae Inova 2025. que acontecerá nos dias 10 e 11 de abril, no Centro de Eventos Brasil 21, com atividades a partir do tema “Apaixonados por Brasília”. O evento irá explorar como a inovação pode transformar o centro do país, posicionando Brasília como protagonista de um futuro mais empreendedor, conectado e próspero. A programação terá ações voltadas para artesãos e manualistas.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site do evento.

A próxima edição do Lab Day acontece no dia 29 de abril, a partir das 18h, novamente no Sebraelab e será destinada a influenciadores digitais.

-

  • Artesanato
  • Lab Day
  • Manualistas
  • Sebrae no DF;