O Sebraelab, no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), foi palco, na noite da última terça-feira, 24 de setembro, da 9ª edição do Lab Day em 2024. O evento, de recorrência mensal, mobilizou, nesta edição, micro e pequenos empresários de segmentos tradicionais quanto e donos de startups inovadoras do Distrito Federal. Com o tema “Brasília Capital das Startups”, o evento teve como propósito ampliar a agenda de iniciativas e apresentar as mais recentes novidades impulsionadas pelo ecossistema de inovação do DF. Além disso, o encontro teve como foco a demonstração prática do uso da tecnologia para aprimorar a gestão do atendimento ao cliente, bem como a promoção de conexões entre negócios de segmentos tradicionais e startups que oferecem soluções inovadoras.
Diná Ferraz, diretora técnica do Sebrae no DF, abriu a nova edição do evento e ressaltou a importância de tornar o Lab Day carbono neutro, reforçando o compromisso da instituição com a sustentabilidade. Para ela, todos precisam fazer a sua parte, principalmente neste período de secas e queimadas. “Não podemos esperar somente o poder público tomar iniciativas. São nesses pequenos gestos que a gente começa a mudar e a transformar o ambiente que vivemos. Se cada um fizer a sua colaboração, plantar uma árvore, regar as plantas, aplicar o descarte corretamente, o nosso Brasil estará muito melhor para as futuras gerações”, afirmou.
A dirigente reafirmou, ainda, o foco do Sebrae no DF no desenvolvimento do ecossistema de inovação da capital e no fortalecimento das startups. “Aqui temos as mentes brilhantes que impulsionam o processo transformador de inovação na vida das pessoas. Por isso, quero parabenizá-los e dizer que estamos de portas abertas para trabalhar juntos”, acrescentou.
O Sebrae no DF tem intensificado seus esforços para se aproximar da inovação, fortalecendo o empreendedorismo e atuando como uma força motriz para o desenvolvimento sustentável dos negócios. Para a gestora da unidade de inovação do Sebrae Nacional, Cristina Mieko, as startups estão vinculadas aos propósitos das pessoas, com impacto prático em soluções e atendimento. “Vocês, empreendedores, estão sempre buscando soluções para resolver problemas, com produtos e serviços direcionados a mercados que vão chegar a outro patamar. Com a realização deste evento vocês vão trabalhar o que eu chamo de conexões genuínas, fazendo networking e estabelecendo uma rede poderosa de contatos. São startups conversando com startups, complementando serviços, acessando o mercado e fortalecendo o ecossistema em que estamos inseridos”, pontuou.
“Usem deste momento para esgotar todas as possibilidades que trouxemos para esta edição. Uma oportunidade de aprendizado, inspiração, troca de ideias e expansão de negócios”, complementou Thiago Angelo, gestor do projeto Brasília Capital Inovadora do Sebrae no DF.
A programação da noite contou com a participação da economista Flávia Ávila, que apresentou uma palestra sobre economia comportamental como fonte de inovação. Em seguida, todas as startups que participaram do evento como expositoras apresentaram suas soluções aos presentes participaram de forma ativa das ações propostas pelo Sebrae.
Desse total, sete foram selecionadas recentemente dentre as Top 1000 Startups do Prêmio Sebrae Startups, iniciativa que visa garantir que startups de todas as origens tenham igualdade de oportunidades para brilhar e crescer, transformando o cenário do empreendedorismo com diversidade e inovação.
Alfredo Moreira é o cofundador de uma plataforma de automação de marketing que utiliza inteligência de dados para ajudar empresas a gerar leads qualificados e aumentar as vendas. Para ele, a troca de experiências é muito importante, especialmente para os negócios em fase inicial. “Neste tipo de ambiente, você consegue ter insights, uma perspectiva, sem contar a possibilidade de conexão entre startups e investidores.”
Há oito meses, Henrique Freitas lançou um serviço de atendimento médico digital que abrange diversas especialidades. Segundo ele, essa experiência representa uma excelente oportunidade para aprender e avançar para o próximo passo: monitorar os usuários já cadastrados na plataforma. “Eventos como este são inspiradores, pois ajudam as startups a apresentar suas soluções para as diversas necessidades da população. Nosso objetivo é facilitar e democratizar o acesso à saúde, tornando-o mais acessível e prático para todos”, explicou.
A 10ª edição do projeto já tem data marcada e está prevista para acontecer no dia 29 de outubro, também no Sebraelab, com a temática “Brasília feita à mão: ancestralidade e design no centro”.
Sebrae Startups
O público presente ao evento foi apresentado a uma solução organizada e recentemente lançada pelo Sebrae Nacional. Trata-se da a plataforma digital Sebrae Startups, o primeiro observatório nacional de startups que já conta com mais de 17 mil startups cadastradas e 235 ecossistemas de inovação mapeados.
Os números representam uma amostra significativa de empresas emergentes no país, possibilitando a comparação entre o desempenho e o estágio de maturidade das empresas atendidas pelo Sebrae e as demais integrantes do ecossistema.
“Atualmente, temos 357 startups credenciadas apenas no Distrito Federal, abrangendo diversos segmentos, como empresas de impacto social, fintech e healthtech, entre outras. Essa diversidade de nichos reflete a rica variedade de inovações presentes na região. O objetivo da plataforma é oferecer aos empreendedores uma série de benefícios, desenvolvidos em colaboração entre o Sebrae Nacional e o Sebrae do estado de Santa Catarina”, concluiu Thiago Angelo.
Carbono Neutro
Nesta edição, o Lab Day reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade, estabelecendo-se como um evento carbono neutro promovido pelo Sebrae no DF. Isso significa que todas as emissões diretas de gases de efeito estufa geradas durante a realização do evento serão completamente compensadas.
Para assegurar essa neutralidade, será realizada uma avaliação da pegada de carbono, que analisará as emissões provenientes da energia utilizada no local, da mobilidade dos participantes, organizadores e equipes, e das emissões decorrentes do descarte de resíduos e da comunicação, tanto online quanto offline.
Essa avaliação resultará na determinação da quantidade de toneladas de carbono emitidas pelo evento. A compensação das emissões será realizada por meio da aquisição de créditos de carbono certificados internacionalmente, provenientes de projetos ambientais que promovem reflorestamento e melhorias nos processos de combustão, todos voltados para a redução ou absorção das emissões globais de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa.