ASN DF
Compartilhe

Lab Day reúne segmento de Casa & Construção em sua segunda edição em 2024

Evento também foi momento de reconhecimento para startups de base tecnológica do DF
Por Andressa Oliveira | Clip Clap Comunicaçã
ASN DF
Compartilhe

A importância da construção civil foi evidenciada na noite da última quarta-feira, 28 de fevereiro, durante a realização da segunda edição do Lab Day em 2024. Sob o tema “Casa & Construção – Cidades Inteligentes”, o evento organizado pelo Sebrae no Distrito Federal em parceria com a Cotidiano Aceleradora, a Brasil Startups e a Biotic S.A, reuniu, no Sebraelab, no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), profissionais e especialistas com o intuito de fomentar o desenvolvimento e inovação no setor.

A realização do Lab Day teve como objetivo conectar e aproximar empresas tradicionais das startups de base tecnológica que atuam no Distrito Federal e assim impulsionar o mercado da construção e arquitetura local. Cerca de 180 profissionais da área de arquitetura, construção, tecnologia doméstica e varejo de materiais de construção, juntamente com mais 10 empresas expositoras, estiveram presentes para discutir o fortalecimento de ecossistemas, trocar ideias, criar e expandir relações de mercado e gerar negócios.

“É um evento de conexão, para aproximar empresas tradicionais de empresas de base tecnológica, de startups. Aqui temos muita troca de informações, de ferramentas, de soluções. Empresários que se juntam, geram negócios. Essa é a segunda edição do ano, mas outras edições serão realizadas e sempre com esse combo: conhecimento e networking”, destacou Gabriela Ribeiro, gestora do projeto Casa e Construção do Sebrae no DF.

Foto: Rafael Victor

-

O mestre em Arquitetura e Urbanismo, Ricardo Meira, conduziu o primeiro momento da noite, apresentando informações sobre o tema “Abordagem de Cidades Inteligentes – A Arte de Modelar Espaços”. Em um bate-papo descontraído com o público, ele municiou conhecimentos sobre nudges urbanos, que são pequenos gatilhos de como a economia comportamental pode ajudar a melhorar os espaços urbanos e como ela pode interferir para influenciar comportamentos e ações da sociedade.

Segundo Ricardo, eventos como o Lab Day aproximam nichos de um grande ecossistema gerando novas aptidões para um mercado que é essencial. “Aqui temos um setor que naturalmente envolve muita tecnologia, mas ele precisa furar a bolha. A arquitetura, a engenharia são áreas muito específicas que não conversam entre si mesmas. É preciso criar uma bolha maior, mais diversa, com pessoas de áreas diversas. Então esse intercâmbio técnico que o Sebrae promove com a realização deste evento é muito importante para desenvolver e estimular outras habilidades. Um pode agregar valor ao outro e a gente entender isso como um ecossistema é muito importante”, explicou.

Em seguida, o mestre em Arquitetura e Urbanismo, José Jandson Queiroz, apresentou a palestra “O Impacto das Cidades Inteligentes no Mercado Imobiliário”, partilhando dicas e ferramentas de neurociências que podem ser aplicadas no dia a dia das empresas para gerar experiências aos clientes desenvolvendo espaços inteligentes, agradáveis e funcionais.

De acordo com ele, “qualquer espaço criado ou utilizado por seres humanos é um foco de interesse para a arquitetura. As cidades inteligentes resultam da transformação de espaços feitos por pessoas e para pessoas. Isso envolve projetar considerando as necessidades das pessoas, colocar-se no lugar do cliente para entender suas expectativas em relação ao espaço e, dessa forma, estabelecer critérios altamente inteligentes para satisfazer as necessidades das pessoas e das cidades, oferecendo propostas eficazes. O funcionamento das atividades está diretamente ligado às expectativas humanas”, afirmou.

Reconhecimento

Durante o evento, as startups do segmento de Casa & Construção apresentaram suas soluções e inovações ao público. Três delas foram reconhecidas por suas atuações de destaque, desenvolvendo soluções tecnológicas, ideias criativas e de alta qualidade. As empresas reconhecidas foram: Dyona Smart Home, que oferece um portfólio de produtos para criar ambientes inteligentes e otimizar a rotina dos moradores; Atmos Engenharia de Climatização, que fornece soluções de climatização com foco na combinação de alto rigor técnico e baixo impacto ambiental; e, por último, a GreenHome, uma empresa pioneira na instalação de carregadores para carros elétricos e outras soluções para esse mercado.

O gestor da GreenHome, Rodrigo Del Monte, trabalha no ramo da construção civil há 15 anos e durante a pandemia da covid-19 precisou se reinventar e procurar um novo mercado, em ascensão, que pudesse recomeçar. Daí surgiu a marca, com soluções para energia solar e carregadores para carros elétricos.

“Atualmente, temos uma empresa mais ágil e digitalizada, capaz de atender a uma base de clientes em constante crescimento. Iniciamos esse trabalho e estamos recebendo um forte apoio institucional do Sebrae no DF, estabelecendo diversos contatos produtivos. O processo tem sido muito promissor. Percebemos que nossa empresa está se consolidando, embora talvez de forma mais gradual do que inicialmente imaginávamos, mas de maneira substancial. Cada aspecto do nosso negócio está crescendo de forma mais detalhada, definida e planejada. Estamos alcançando um crescimento mais sustentável”, contou Rodrigo.

O Lab Day ocorre na última terça-feira de cada mês e o próximo está previsto para 26 de março. Excepcionalmente no mês de fevereiro, o evento aconteceu no dia 28, para estar inserido dentro da programação do Inspira Brasília.