ASN DF Atualização
Compartilhe

Programação do primeiro Lab Day de 2025 foca no fortalecimento do ecossistema de inovação do DF

Iniciativa liderada pelo Sebrae no DF reuniu membros e atores do ecossistema distrital
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Os atores do ecossistema de inovação do Distrito Federal participaram, na noite da última terça-feira, 28 de janeiro, da primeira edição do Lab Day em 2025. O evento, como de praxe, movimentou as instalações do Sebraelab, no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação da região, promovendo a interação entre empresas inovadoras, organizações tradicionais e instituições representativas. Além disso, a realização abordou como a Inteligência Artificial (IA) pode ser aplicada no dia a dia dos pequenos negócios.

Nesta primeira edição, o evento contou com expositores que participam regularmente do Café com Negócios & Conexões, evento realizado com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e tecnologias relevantes para o ecossistema de inovação do DF, além de facilitar o networking e a realização de negócios entre empreendedores, investidores e outros atores desse ecossistema. A iniciativa também ressaltou o papel de liderança do DF como protagonista em diversas ações realizadas ao longo do ano, por meio de parcerias estratégicas.

Diná Ferraz, diretora técnica do Sebrae no DF, deu início à programação do evento ressaltando a possibilidade de conexões que são proporcionadas para os pequenos empreendedores. O que promove a visibilidade das empresas e reflete no desenvolvimento do Distrito Federal. “Hoje será uma oportunidade valiosa para realizarmos conexões e impulsionar nossos negócios”, afirmou.

A dirigente ainda destacou a relevância do ecossistema de inovação do DF, lembrando que a colaboração de diversos agentes visando a geração e implementação de ideias, tecnologias e soluções inovadoras, é uma tendência em plena ascensão no Brasil e no mundo.

Foto: Rafael Victor | Focus Produção de Imagem

Diná encerrou sua participação no evento abordando a proximidade do Sebrae Inova 2025, que acontecerá nos dias 10 e 11 de abril, com atividades a partir do tema “Apaixonados por Brasília”. O evento irá explorar como a inovação pode transformar o centro do país, posicionando Brasília como protagonista de um futuro mais empreendedor, conectado e próspero. Antes disso, no entanto, o Sebrae no DF promoverá mais uma edição do Inova Talks, com a participação da apresentadora Gabriela Prioli. O evento serve de preparação para a grande realização de abril e está com inscrições abertas.

Na sequência da programação, os participantes do evento foram apresentados aos números, objetivos e conquistas do ecossistema de inovação ao longo de 2024. Nesse contexto, o Sebraelab foi fundamental, já que o espaço se consolidou como um ponto de encontro e referência para empreendedores e empresários do Distrito Federal.

Em seguida, Gilberto Lima, colunista do Portal iG e especialista em desenvolvimento humano e organizacional, conduziu uma apresentação sobre a evolução da Inteligência Artificial nos últimos meses. Ele iniciou fazendo uma reflexão sobre a IA chinesa DeepSeek, que virou o mundo da tecnologia de cabeça para baixo nos últimos dias. A inteligência artificial está chamando a atenção global por sua inovação e capacidade de competir com gigantes do setor, causando dores de cabeça às grandes big techs americanas.

Foto: Rafael Victor | Focus Produção de Imagem

Gilberto seguiu com a apresentação expondo insights estratégicos e práticos, mostrando como as inovações tecnológicas podem impulsionar micro e pequenas empresas. Durante a apresentação, ele abordou temas como a transição energética, mudanças na geopolítica global, bem como avanços em nanotecnologia e computação quântica. Por fim, o destacou a importância de adotar a IA também nas pequenas empresas, enfatizando que, na era contemporânea, entender essa tecnologia é tão essencial quanto dominar uma nova língua.

Figura presente em outros eventos realizados no parque tecnológico, Carlos Longo, reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB), disse estar entusiasmado com o sucesso de Lab Day. “Toda vez que venho aqui no Sebraelab, fico fascinado. Este movimento é essencial. É incrível ver empreendedores se conectando com universidades, organizações e pessoas trocando ideias sobre novos projetos. Isso é o que realmente faz crescer um ecossistema”, afirmou.

Mariana Nogueira, sócia diretora da B2B Connect, uma startup dedicada a orientar empresas brasileiras no processo de internacionalização, também esteve presente à primeira edição do Lab Day de 2025. Ela elogiou a realização do evento, classificando como uma grande oportunidade para que os donos de pequenos negócios compreendam assuntos relevantes e vislumbrem oportunidades de expansão para novos mercados.

A empreendedora foi uma das expositoras do evento e estabeleceu contatos com donos de empreendimentos interessados em expandir suas marcas para além do território brasileiro. “Está sendo uma grande oportunidade para os empreendedores aqui do DF entenderem que internacionalizar é abrir a possibilidade de não ficar preso a uma única economia. Empreender é uma montanha-russa e, se temos a oportunidade de diversificar mercados, não ficamos limitados a uma única economia”, comentou ela.

Foto: Rafael Victor | Focus Produção de Imagem

Representantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (SECTI/DF) também estiveram entre os expositores do evento e destacaram a relevância do ecossistema de tecnologia e inovação local. A secretaria está investindo fortemente em iniciativas que estimulam o empreendedorismo na capital federal. Além disso, a SECTI/DF tem liderado várias ações voltadas à formação de novos profissionais em setores estratégicos, como inteligência social, marketing digital e jogos eletrônicos, este último representando uma das principais indústrias da economia criativa global.

O primeiro Lab Day de 2025 atraiu um público de 252 participantes, alcançando um recorde e reforçando a capacidade de crescimento do ecossistema de inovação do Distrito Federal. “A mensagem é clara: vamos continuar a educar e profissionalizar os empreendedores nesse campo, promovendo o uso da tecnologia para impulsionar suas operações. O público pode esperar eventos e soluções que abordarão diversos temas, oferecendo orientações claras sobre como navegar no ecossistema de inovação e maximizar o uso desse espaço, que é o Sebraelab, em benefício de seus negócios”, pontuou Cláudia Bonifácio, gestora do projeto de Tecnologia da Informação e Comunicação e Ecossistema Local de Inovação do Sebrae no DF.

A segunda edição do Lab Day ocorre no dia 25 de fevereiro, a partir das 18h, também no Sebraelab. O foco da nova edição será o setor de casa e construção do DF.

Apoio para a internacionalização

A realização do Lab Day também foi palco para o anúncio de uma nova solução elaborada pelo Sebrae no Distrito Federal para promover os negócios locais no exterior. Trata-se do lançamento de edital, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), para a realização de rodadas de negócios com a participação de compradores internacionais.

O regulamento será divulgado no dia 6 de fevereiro, durante o Café com Negócios & Conexões, evento do Sebrae que acontece a partir das 8h30, também no Sebraelab.

-

-

-

-

-

  • Ecossistema de Inovação
  • Inteligência Artificial
  • Lab Day
  • Sebrae no DF;
  • Sebraelab