ASN DF Atualização
Compartilhe

Quarta edição do Lab Day explora expectativas de empresas sobre o trabalho de influenciadores

Evento também foi cenário para premiar a influenciadora com mais destaque na divulgação do Sebrae Inova 2025
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

O Sebraelab sediou na noite da última terça-feira, 29 de abril, a quarta edição de 2025 do Lab Day. Desta vez, o evento mensal promovido pelo Sebrae no Distrito Federal reuniu influenciadores digitais da capital e serviu como palco para o debate sobre o que as empresas buscam no trabalho desse público. A iniciativa também dedicou espaço para promover o networking entre os participantes e uma apresentação sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) para aprimorar o trabalho de influenciadores.

A diretora superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, falou na abertura do evento sobre a atuação dos influenciadores no Distrito Federal, destacando a parceria com a instituição. Ela mencionou a recente aproximação da entidade com esses agentes, que incluiu estratégias de capacitação e a mobilização para a divulgação do Sebrae Inova 2025, realizado na primeira quinzena de abril.

Foto: Rafael Victor | Focus Produção de Imagem

A dirigente ressaltou, ainda, que a iniciativa da unidade em promover a capacitação de influenciadores digitais tem alcançado tal êxito que está sendo replicada por outras unidades estaduais do Sebrae, movimento que ratifica a importância estratégica desses profissionais para a economia brasileira e valida a aposta feita pela unidade do DF. “O nosso objetivo tem sido alcançado com as capacitações do projeto que idealizamos para vocês, empreendedores. Estamos conseguindo colaborar com as atividades de cada um e vocês também estão conhecendo melhor a atuação do Sebrae. Obrigada por essa parceria, pelo trabalho que vocês fazem em prol do setor econômico, agregando valor aos produtos e serviços do nosso Distrito Federal”, afirmou Rose.

Também presente ao evento, a diretora técnica do Sebrae no DF, Diná Ferraz, foi outra a reforçar a parceria com os influenciadores, tratando-os como empreendedores. A dirigente destacou a importância fundamental do trabalho que realizam, divulgando marcas, produtos, sendo essenciais para promover a economia do Distrito Federal. “O Sebrae é um aliado de todos vocês nessa jornada empreendedora. A nossa intenção é que vocês possam se desenvolver cada vez mais e, para isso, disponibilizamos consultorias e instrutorias para melhorar a atuação de vocês”, observou Diná.

Foto: Rafael Victor | Focus Produção de Imagem

A programação da noite destacou, na sequência, as ações do projeto Influenciador Empreendedor, lançado pelo Sebrae no DF em julho de 2024. A iniciativa visa impulsionar o trabalho desses profissionais e conectá-los à instituição. A analista de comunicação do Sebrae no DF e gestora da solução, Viviane Borges, conduziu a explanação sobre a plataforma criada para oferecer capacitação e orientação, apoiando os influenciadores a consolidarem suas carreiras no ambiente digital sob uma perspectiva empreendedora.

A plataforma serve tanto para influenciadores experientes quanto para iniciantes, reunindo recursos práticos. Entre eles, estão modelos de contrato e proposta comercial, uma calculadora de job, material de apoio para a construção de media kits e um guia de conduta e boas práticas para atuação ética.

“O nosso propósito é que cada influenciador se reconheça como um empreendedor. Vocês são uma espécie de vitrine, vocês são agentes de mídia, são criadores digitais. O trabalho de vocês faz parte do futuro e não vai parar, gente. A tendência é só crescer”, declarou Viviane, ao fim da apresentação.

Foto: Rafael Victor | Focus Produção de Imagem

O momento mais esperado da noite ocorreu logo a seguir: um painel sobre a expectativa de empresas sobre o trabalho de influenciadores. Participaram da ocasião a gestora do projeto Influenciador Empreendedor do Sebrae; a fundadora da agência Prosperità, Gizelle Rosa; a influenciadora Bárbara Lins; e a gerente regional de vendas da Natura, Quele Souza.

Viviane iniciou o debate reforçando que o projeto do Sebrae no DF foi criado para capacitar e viabilizar o conhecimento dos influenciadores, visando a geração de negócios. Ela destacou que a procura registrada no ano passado superou as expectativas e comentou sobre a estratégia de envolver influenciadores na divulgação do Sebrae Inova 2025. Segundo ela, diversas vozes reverberaram a atuação do Sebrae, conectando a instituição a comunidades diversas com autenticidade.

Foto: Rafael Victor | Focus Produção de Imagem

Em seguida, Gizelle Rosa usou de sua experiência à frente da Prosperità, agência referência em marketing de influência no país, para comentar sobre a procura de influenciadores pela profissionalização. Ela contou que a maioria busca meios de aprimorar seus serviços, mas destacou as diferenças do mercado no DF em relação a outras regiões do país. Ela contou ainda que agências especializadas têm o papel de orientar os influenciadores sobre essas realidades, enfatizando a importância da remuneração e profissionalização, mas reforçou que o apoio e a orientação do Sebrae são fundamentais para o sucesso profissional dos influenciadores. “Iniciativas como a do Sebrae são fundamentais. Elas permitem que influenciadores deixem de ser amadores e se tornem empreendedores”, pontuou.

Bárbara Lins compartilhou uma situação que comprova a diferença de mercado atestada por Gizelle. A influenciadora contou que, no início de sua trajetória, recebeu uma proposta de trabalho com pagamento em permuta, enquanto influenciadores de outros centros recebiam cachês pelo mesmo trabalho. Essa distinção, segundo ela, evidencia a necessidade de os influenciadores do DF e região se unirem e buscarem por remuneração justa, superando a cultura da permuta para obter o devido reconhecimento profissional e financeiro.

Já Quele Souza, representante da Natura, destacou a força do marketing de influência no Brasil, mencionando o crescimento exponencial e o investimento das grandes empresas. Ao falar da Natura, conhecida por produzir com inovação e sustentabilidade, ela salientou a necessidade de a marca se adaptar às tendências do consumo digital, usando plataformas como Instagram e TikTok, e ir além do modelo tradicional.

Quele explicou que as empresas buscam influenciadores por sua capacidade de conectar com o público e impulsionar o consumo digital. Ela salientou a importância de criadores de conteúdo com propósito e alinhados às marcas. Para ela, a chave do sucesso dos influenciadores é a verdade que transmitem, gerando conexão e desejo de experimentar, o que permite às empresas explorar novas formas de consumo e crescer.

A programação do Lab Day foi, ainda, palco para uma palestra apresentada pela CEO da BP Hub, Beatriz Portela. Ela elencou uma série de ferramentas de IA que podem facilitar e aprimorar o trabalho de influenciadores digitais.

Além disso, o evento promoveu a entrega da premiação ao influenciador digital que mais se destacou na divulgação do Sebrae Inova 2025, inspirando e falando do Distrito Federal.

A vencedora foi a influenciadora Sâmia Queiroz, cofundadora da Boralab, empresa fundada em 2021 e especializada na oferta de serviços de comunicação, incluindo projetos de audiovisual e de design. Além disso, a empresa realiza consultorias para pessoas que desejam aprimorar habilidades de comunicação.

“A minha expectativa era que eu estava divulgado bastante o evento, mas para que cada vez mais pessoas pudessem estar por dentro do Sebrae Inova 2025. Não estava esperando ser premiada, sinceramente. Muitos influencers produziram vídeos incríveis e eu, como produtora, adorei. Estou muito feliz. É um reconhecimento que vai trazer uma clareza muito maior. Vou continuar trabalhando para conseguir me posicionar melhor dentro do mercado”, assegurou.

Foto: Rafael Victor | Focus Produção de Imagem

Sâmia contou, ainda, sobre o impacto significativo da experiência de participar do prêmio ofertado pelo Sebrae no desenvolvimento de sua empresa. Segundo ela, a proximidade com a instituição não só impulsionou sua autoestima, mas também forneceu o estímulo necessário para avançar no empreendedorismo. “Foi um desafio, porque apesar de já fazer vídeos, trabalhar com audiovisual e ser das artes cênicas, eu sou artista. Foi um desafio porque eu queria trazer um pouco da cara do Sebrae, mas também queria trazer um pouco do meu olhar artístico”, acrescentou.

A influenciadora também mencionou que as orientações do Sebrae foram essenciais e precisas para a estruturação e planejamento das atividades e serviram para encorajá-la a criar um curso digital e expandir sua marca.

A próxima edição do Lab Day acontece no dia 27 de maio e reunirá representantes do setor de energia solar fotovoltaica.

-