ASN DF Atualização
Compartilhe

Sebrae Inova 2025 tem início com programação diversa e mais de 20,5 mil inscritos

Programação do dia contou com a participação nomes como Caco Barcelos e Giovanna Antonelli no auditório principal
Por Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

O Sebrae no Distrito Federal deu início nesta quinta-feira, 10 de abril, a mais nova edição do Sebrae Inova. O evento movimenta as instalações do Centro de Eventos Brasil 21, região central da capital, com uma estrutura distribuída por sete ambientes, onde o público pôde aproveitar uma extensa programação, com oficinas, palestras e painéis multitemáticos, além de rodadas de negócios, exposições, entre outras atividades. A realização reuniu um público de 20,5 mil inscritos e acontece como uma das celebrações pelos 65 anos de Brasília.

Desde as primeiras horas da manhã, um fluxo intenso de estudantes de instituições público e privadas, proprietários de micro e pequenas empresas, autoridades governamentais, entre outros já se concentravam nas imediações do Centro de Eventos Brasil 21 determinados a aproveitar ao máximo as oportunidades de networking, conhecimento e negócios oferecidas pelo Sebrae Inova.

“A razão de todo esse esforço, de cada detalhe pensado com tanto carinho, são vocês: empresários, empreendedoras e aqueles que ainda estão dando os primeiros passos nessa jornada. Este evento foi preparado com dedicação pelo nosso corpo técnico, que faz tudo acontecer, muitas vezes nos bastidores. Temos disponível aqui uma estrutura pensada para ajudar empreendedores a refletir, planejar e desenvolver seus negócios”, afirmou a diretora superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, na abertura do evento.

Foto: Focus Produção de Imagem

“O Sebrae está aqui para caminhar ao lado dos empreendedores, oferecendo suporte técnico, consultorias especializadas e todas as ferramentas necessárias para transformar ideias em negócios sustentáveis. Hoje, nosso sentimento é de gratidão a todos os colaboradores e parceiros que contribuíram para que este evento pudesse acontecer”, acrescentou a diretora técnica da instituição, Diná Ferraz.

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae no DF, Adélia Bonfim, também reforçou o propósito da realização, lembrando que a programação foi estrategicamente estruturada para atender desde empresários consolidados até estudantes que dão os primeiros passos no mundo dos negócios — incluindo quem ainda está no estágio do sonho. “Nosso DNA é capacitar, inspirar e pavimentar oportunidades”, salientou a dirigente.

Presente ao evento, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, elogiou a atuação do Sebrae no DF. Ela reconheceu que a instituição tem um papel fundamental no fomento ao empreendedorismo local, atua com capilaridade para alcançar todos os perfis de negócio e promove eventos que fazem a diferença na cena empreendedora da região, trazendo palestrantes de alto nível, com expertises capazes de inspirar empresários consolidados, assim como aqueles que desejam empreender.

Celina também destacou a sólida parceria entre a instituição e o Governo do Distrito Federal. “Hoje, o Sebrae atua com o governo em áreas como educação, fomento ao empreendedorismo feminino e outras atividades estratégicas. Vamos fortalecer ainda mais essa parceria, contando com a força da instituição para apoiar os empreendedores e a população do DF”, assegurou.

No palco principal, a programação seguiu com a realização do Seminário “Educação e Inovação: Construindo Novas Práticas”. A ocasião contou com a participação do especialista em educação híbrida e metodologias ativas de aprendizagem, José Moran, que focou a sua apresentação em soluções práticas para modernizar a educação, abordando desde ferramentas digitais até estratégias pedagógicas inovadoras capazes de transformar a realidade das salas de aula na capital federal.

No período da tarde, o palco principal do Sebrae Inova 2025 foi cenário para a realização do talk show “Vozes do Empreendedorismo – Brasília que faz!”, que reuniu empreendedores de destaque da capital federal.

Flávio Cavalcante, fundador do Bolos do Flávio, abriu a atividade relembrando o início da sua jornada empreendedora, marcada pela coragem de sonhar grande e posicionou Brasília como o melhor lugar do mundo para empreender. Natural do estado da Paraíba, Flávio chegou à capital federal em 2007, justamente no dia do aniversário da cidade. “Eu tive um sonho de ir para uma cidade grande, inovadora, onde pudesse impactar milhares de pessoas. Vi em Brasília essa oportunidade”, contou. Flávio criou um modelo diferenciado de venda de bolos caseiros que se consolidou e atualmente a marca conta com 22 lojas, tornando-se referência no segmento.

Já Bruna Vasconi compartilhou como transformou uma paixão em negócio. Fundadora do brechó Peça Rara, ela iniciou sua trajetória empreendedora logo após se formar em Psicologia. Há 18 anos, atua no setor de moda circular, tornando o brechó uma marca reconhecida e com forte presença no mercado. “Empreender é um caminho desafiador, mas também de muito aprendizado. É preciso estar aberto ao novo, confiar no próprio instinto e manter-se fiel à sua essência”, refletiu.

Marcos Guedes, diretor operacional do Grupo Fermento, que opera empreendimento como o Bar Responsa, Buteco Caju Limão e o Foster’s Burger, destacou a importância do conhecimento técnico e do apoio institucional. “O Sebrae foi minha segunda grande escola, depois da faculdade de Administração. O sucesso dos nossos negócios está diretamente ligado à capacidade de gestão, ao cuidado com a experiência do cliente e ao trabalho coletivo dos sócios’’, ponderou.

O jornalista Caco Barcellos foi outro nome de peso a pisar no palco principal do Sebrae Inova 2025 nesta quinta-feira. Com a sensibilidade de quem há mais de meio século percorre ruas em busca de histórias reais, ele mostrou que o storytelling não é apenas uma técnica — é uma forma de ver o mundo, de se conectar com o outro e de construir pontes entre pessoas e propósitos.

Caco deixou claro seu compromisso com o ofício de contar histórias com verdade e humanidade, além de revelar que, mesmo após décadas de profissão, o entusiasmo por ouvir o outro continua sendo o que o move. “A rua, durante três décadas, foi considerada o primeiro degrau da nossa profissão. Permaneci sempre como repórter, já que algumas propostas, ao longo do tempo, significam aumento de salário, mas para mim, o batimento cardíaco está ligado à felicidade, e a minha sempre esteve no corpo a corpo, no olhar no olho do outro”, observou.

Foto: Focus Produção de Imagem

O jornalista construiu um paralelo entre a arte de contar histórias e o dia a dia dos empreendedores, que também precisam compreender quem são seus públicos, suas realidades e suas necessidades. “Quando acordo, se meu destino for para um lado, vou encontrar brasileiros que vivem com menos de três salários-mínimos — que são 90% da população. Se eu ajustar meu destino, encontrarei os outros 10%, da classe média ou alta. E cada escolha de caminho é também uma escolha de história. Toda pessoa guarda consigo uma grande história — precisamos estar atentos a isso”, afirmou.

Para Caco, o storytelling é uma ferramenta estratégica e essencial não apenas para jornalistas, mas para qualquer profissional que deseje gerar impacto real — inclusive os empreendedores. “Você pode escolher que história quer contar. E, mais que isso, que história quer viver. As marcas que conseguem emocionar e gerar identificação são aquelas que contam histórias com autenticidade”, aconselhou o comunicador.

O jornalista reforçou ainda que o sucesso deve estar sempre atrelado a um propósito coletivo. “Acredito que devemos prosperar sempre. Uma vida mais confortável para nós e para os outros. Em volta da nossa atividade, há pessoas muito importantes. Você não pode ser egoísta e dizer: me dei bem e acabou. É muito pouco se dar bem sozinho. Acho que é legal contribuir com a sua volta, promovendo uma vida melhor para mais pessoas”, concluiu.

As atividades do palco principal do Sebrae Inova 2025 foram encerradas com a apresentação da atriz e empresária Giovanna Antonelli. Ela interagiu com o público detalhando como transformou sua imagem em uma marca de sucesso, com o lançamento de produtos, licenciamentos e uma diversificada gama de negócios.

Foto: Focus Produção de Imagem

Giovanna ponderou que a autenticidade se tornou a nova moeda de valor, e que negócios sustentáveis são construídos sobre conexões reais, não sobre discursos prontos. “Quando mostramos quem realmente somos, sem filtros, é que conseguimos criar algo que realmente importa”, frisou.

A empresária continuou sua linha de raciocínio e induziu o público a uma profunda reflexão sobre a importância da conexão humana nos negócios. Com uma abordagem direta, ela criticou os modelos engessados: “O que é rígido não funciona mais. Minha dica? Trabalhe com o real, com o que está latente, com a vulnerabilidade. Humanizar nossos produtos, vendas e discursos é o único caminho para conquistar pessoas. Em um mundo cada vez mais tecnológico, o que mais falta é justamente o humano. Por isso, defendo que qualquer negócio ou relação deve ser humanizado – essa é a verdadeira inovação que precisamos”, recomendou.

Os demais espaços do Sebrae Inova 2025 também desempenharam um papel importante na disseminação de conhecimentos. As salas Santa Cruz do Centro de Eventos Brasil 21 abriram suas portas para um público interessado em temas variados, como expansão de vendas, gestão humanizada, precificação, chatbots, atendimento inteligente, investimentos, turismo gastronômico, finanças, estratégias de liderança e cidades inteligentes.

Além disso, esses espaços serviram como cenários para a premiação do Selo Sebrae de Referência em Atendimento, bem como para diversas oficinas e workshops, proporcionando experiências interativas para todos os participantes.

Até mesmo os foyers do Centro de Eventos Brasil 21 foram aproveitados para enriquecer a experiência dos participantes. O Sebrae no DF realiza exposições nesses espaços, começando pela Exposição da Fundação Brasil Meu Amor, intitulada “O Silêncio que Grita”. O projeto apresenta imagens e frases que proporcionam uma percepção sensorial da história mundial, entrelaçando a saga dos candangos que construíram a capital federal com a arte rupestre da Serra da Capivara e a trajetória de Juscelino Kubitschek, interagindo com diversas personalidades históricas.

Nas proximidades do palco principal, a instituição também promove uma exposição de peças de artesanato, com a participação do Brasília Design Week, CASACOR Brasília e dos finalistas dos Prêmios Brasília de Artesanato e Brasília de Manualistas. Essas iniciativas destacam a riqueza cultural e artística da região, criando um ambiente vibrante e inspirador para todos os visitantes.

Rodada de negócios

A estrutura do Sebrae Inova 2025 contou ainda com um espaço dedicado à rodada de negócios internacionais, promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Sebrae no Distrito Federal. A iniciativa aconteceu no âmbito do Programa Exporta Mais Brasil e reuniu, donos de 25 micro e pequenas empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de todo o país, como prestadoras de serviços de desenvolvimento de software e edtechs, interessadas em apresentar suas soluções inovadoras a seis compradores internacionais.

As interações entre os empreendedores foram marcadas por uma dinâmica eficiente, permitindo trocas de mesas para enriquecer as discussões. Cada encontro teve uma duração de 20 a 30 minutos, com a ApexBrasil oferecendo assistência por meio de tradutores para facilitar a comunicação entre os empresários interessados. As perspectivas são promissoras, com a organização observando que cerca de 50% das reuniões resultaram em acordos iniciais.

Oportunidades de negócios

Em outro ambiente do evento, o Sebrae no Distrito Federal apresentou ao público um total de 30 oportunidades de negócios com potencial para revitalizar o ecossistema empreendedor do Distrito Federal. Os materiais são frutos de uma ampla pesquisa encomendada pela instituição que resultou em fichas técnicas que fornecem uma base sólida para aspirantes a empreendedores, incentivando-os a explorar diferentes áreas e a desenvolver negócios inovadores que fortaleçam a economia local.

Os estudos detalhados avaliam a viabilidade técnica e financeira, requisitos regulatórios e inovações, além de garantir alinhamento com práticas sustentáveis. As áreas com maior potencial incluem: economia criativa, educação, agricultura, inovação, saúde, indústria 4.0, logística e turismo.

As orientações sobre as oportunidades de negócios foram informadas ao público do evento por consultores e colaboradores do Sebrae. Ao fim do dia, 48,2% dos visitantes afirmaram ter identificado uma oportunidade de negócios viável e demonstraram interesse em dar continuidade com a ideia apresentada durante o evento.

Espaços institucionais

Além disso, o Sebrae no DF contou com um espaço institucional, onde foram apresentadas as diversas outras soluções de atendimentos aos micro e pequenos empresários locais. O ambiente apresentou uma temática relacionada com a arquitetura e elementos característicos de Brasília na decoração e foi palco para divulgação de soluções disponíveis na Loja Sebrae DF, como consultorias gratuitas, cursos, oficinas, ebooks e workshops com temáticas diversas.

O Programa Agentes Locais de Inovação também foi uma das soluções divulgadas no espaço. Com uma estratégia de gamificação, os agentes que atuam com propósito de oferecer melhores condições para que micro e pequenos empresários locais possam aumentar a produtividade e o faturamento, interagiram com o público do Sebrae Inova e receberam os donos de empreendimentos que atendem no ciclo atual para apresentar a gama de soluções disponíveis.

O espaço institucional do Sebrae contou, ainda, com a oferta de consultorias gratuitas durante a realização do evento. Quatro consultores ficaram disponíveis ao longo do dia e abordaram temas como finanças e marketing digital com o propósito de apoiar os donos de pequenos negócios locais, oferecendo conhecimentos valiosos para a gestão eficiente. Cada atendimento teve duração aproximada de uma hora.

O Inova Play, outra ferramenta de capacitação do Sebrae, também atraiu olhares do público durante o evento. Com a proposta de ser o streaming do empreendedor, a plataforma oferece conteúdo exclusivo voltado para aqueles que desejam vender mais, inovar e crescer com estratégia. Para isso, reúne uma variedade de recursos, como cursos, vídeos, ebooks e materiais práticos elaborados por especialistas que compreendem os desafios reais do empreendedorismo.

A realização do Sebrae Inova 2025 tem ainda a participação de instituições parceiras do Sebrae no DF. São elas: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Edusesc, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac/DF), Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Sistema Fape/Senar-DF), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF), Subsecretaria de Microcrédito e Economia Solidária do Governo do Distrito Federal, Sicredi, Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Brasília Ambiental e o DF Legal.

  • Caco Barcelos
  • Empreendedorismo
  • Giovanna Antonelli
  • Inovação
  • Sebrae Inova 2025
  • Sebrae no DF;