Desde a época de sua construção, Brasília é reconhecida como uma terra de oportunidades. A cidade idealizada por Juscelino Kubitschek ganhou forma em um breve período, atraindo pessoas de todas as partes do país, com o propósito de ser o coração político e administrativo do Brasil. A nova capital federal, porém, permitiu ir além: tornou-se um polo de desenvolvimento econômico, com localização estratégica no centro do país, infraestrutura robusta e um ecossistema propício para o desenvolvimento de negócios.
Para potencializar ainda mais a atmosfera que já existe no território brasiliense, o Sebrae no Distrito Federal irá apresentar, durante a edição 2025 do Sebrae Inova, que ocorre nos dias 10 e 11 de abril, no Centro de Eventos Brasil 21, um total de 30 oportunidades de negócios que têm potencial para transformar o ecossistema local. Desse modo, a instituição pretende ofertar uma base sólida para aspirantes a empreendedores e incentivá-los a explorar a fundo cada área, a fim de que, futuramente, sejam criados negócios inovadores, e que contribuam efetivamente para o fortalecimento do ecossistema empreendedor do Distrito Federal.
“Brasília sempre foi um ponto de encontro para pessoas que vislumbram melhores oportunidades de vida. É um lugar que abriga pessoas com distintas realidades e habilidades, e com o Sebrae Inova, queremos transformar esse potencial latente em uma realidade vibrante. São 30 oportunidades, 30 portas abertas para quem deseja fazer parte do futuro da nossa capital”, assegura a superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha.

O levantamento é resultado de uma ampla pesquisa que avaliou diversas atividades, resultando em fichas técnicas que indicam as exigências do mercado, a viabilidade técnica e financeira, aspectos regulatórios e de inovação, e ainda o alinhamento com práticas de sustentabilidade para cada uma das 30 oportunidades apresentadas. As áreas com maior potencial, identificadas como vocações do Distrito Federal de acordo com o estudo, são: economia criativa, educação, agricultura, inovação, saúde, indústria 4.0, logística e turismo.
“Nosso estudo não apenas aponta caminhos, mas oferece um mapa detalhado para o sucesso, com informações essenciais sobre oportunidades de alto potencial no Distrito Federal. O objetivo é que futuros empreendedores invistam com segurança, alinhados às demandas do mercado e a práticas sustentáveis, impulsionando a economia local. O Sebrae está pronto para impulsionar a transformação de ideias inovadoras em negócios de sucesso, fornecendo ferramentas e soluções eficazes para que Brasília se consolide como um polo de inovação no cenário nacional”, explica a diretora técnica da instituição, Diná Ferraz.

Para quem busca empreender na economia criativa, o levantamento sugere áreas como aluguel de vestuário e espaços colaborativos para arquitetura e design. A abertura de microcervejarias e vinícolas também se mostram um mercado promissor, impulsionado pelo consumo crescente de cervejas artesanais e vinhos de alta qualidade pela busca por produtos diferenciados. Estúdios de som e vídeo completos para produção audiovisual são igualmente boas apostas para os interessados no setor.
A oferta de soluções em cibersegurança para micro e pequenas empresas é outra área destaca pelo levantamento. Com milhares de empresas ativas no DF, a grande maioria enquadradas como de pequeno porte, a necessidade de proteger esses negócios contra ameaças cibernéticas é extremamente necessária. Levando em consideração o crescimento acelerado do ambiente digital, a demanda torna-se ainda mais urgente.
Na área da saúde, os destaques são para a oferta de serviços de consultoria para automação de clínicas, academias voltadas para a terceira idade, escolas de inclusão digital para idosos, plataformas que conectam cuidadores e famílias, centros de socialização para idosos e fábricas de cosméticos naturais e orgânicos. Na agricultura, a conexão entre produtores e consumidores de orgânicos ganha força com plataformas digitais, fábricas de beneficiamento de produtos do Cerrado agregam valor à economia local, e agências de turismo rural e agroecologia no Cerrado oferecem roteiros que unem lazer e sustentabilidade.
Entre as oportunidades para o setor de logística, a criação de micro transportadoras destaca-se como solução para atender a alta demanda de transporte de documentos e pequenas encomendas em uma cidade que abriga dezenas de órgãos públicos e milhares de micro e pequenas empresas. Além disso, o e-commerce e a oferta de produtos e serviços por assinatura estão em alta e vêm ganhando força entre consumidores que valorizam praticidade e personalização.
O setor de tecnologia também se mostra um campo bastante fértil. Empreendimentos como as agências de marketing digital e as plataformas de preparação para concursos públicos são opções interessantes, segundo o levantamento. As oportunidades incluem ainda, o desenvolvimento e funcionamento de plataformas digitais para conectar cuidadores e famílias, serviços de consultoria de marketing pessoal e digital nas redes sociais, serviços de assistência técnica para painéis solares, serviços de filmagem e de georreferenciação com drones, serviços de consultoria e assessoria para automatizar clínicas médicas, entre outras.
Confira abaixo a relação com todas as oportunidades de negócios mapeadas pelo Sebrae no Distrito Federal:
- Serviço de locação de artigos de vestuário
- Escola para aceleração do desenvolvimento de crianças com necessidades especiais
- Desenvolvimento e operação de plataforma para conexão entre produtores e consumidores de produtos orgânicos
- Microfábrica de beneficiamento de produtos agrícolas do Cerrado
- Agência de turismo rural e agroecologia no Cerrado
- Serviço de comunicação digital para bares e restaurantes
- Escola de inclusão digital para 3ª idade
- Desenvolvimento e operação de plataformas digitais de conexão entre cuidadores e famílias
- Micro transportadora
- Agência de turismo receptivo cultural
- Centro de socialização e diversão para idosos
- Fábrica de cosméticos naturais e orgânicos
- Serviços de consultoria de marketing pessoal e digital nas redes sociais
- Estúdio de som e vídeo para projetos audiovisuais
- Serviços de assistência técnica para placas solares
- Serviços de filmagem com drones
- Assistência técnica para veículos elétricos
- Desenvolvimento de games para pacientes com necessidades especiais
- Serviços de georreferenciamento com drones
- Serviços de consultoria e assessoria para automação de clínicas médicas
- Serviços de consultoria em cibersegurança para pequenos negócios
- Fazenda vertical urbana
- Micro fábrica de drinks
- serviços de processos construtivos para micro fabricação de casas
- Comércio varejista de produtos e serviços por assinatura
- Serviços de produção e prototipagem rápida de peças sob demanda e impressão aditiva
- Maker Space e FABLab para desenvolvimento de projetos de arquitetura e design
- Microcervejaria
- Agência de marketing digital para PMEs
- Academia de atividade física para 3ª Idade
Serviço – Sebrae Inova 2025
Datas: 10 e 11 de abril
Local: Centro de Eventos Brasil 21
Informações e inscrições: sebraeinova.com.br
-