ASN DF
Compartilhe

Sebraelab é premiado no Brasil Startups Awards 2023

Estrutura localizada no Parque Tecnológico de Brasília foi reconhecido na categoria "Espaço de Inovação”
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

O Sebraelab, espaço de estímulo à criatividade e à inovação incorporado à estrutura do Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), na Granja do Torto, foi premiado com o Brasil Startups Awards 2023. A premiação reconheceu 21 categorias do setor tecnológico do Distrito Federal que vêm se destacando no ecossistema da inovação, tecnologia, empreendedorismo e startups brasileiro.

O reconhecimento do Sebraelab foi na categoria “Espaço de Inovação”. A estrutura do laboratório ocupa uma área de 800m² no edifício de governança do Parque e proporciona diariamente experiências sinérgicas a estudantes e pequenos empreendedores, por meio de coworking, salas de ideação e reunião, estúdio para produção e gravação de conteúdos, auditório multiuso e espaços para descompressão e experimentação. “É um ambiente multifuncional com abordagem colaborativa, pensado para empreendedores inovadores e transformadores”, assegura a gestora do espaço, Claudia Bonifácio.

Toda essa estrutura atrai milhares de pessoas ao longo do ano. Em 2023, mais de 12 mil pessoas passaram pelo Sebraelab, que além da estrutura puderam aproveitar a realização de 230 eventos, promovidos pelo Sebrae no Distrito Federal e também por instituições parceiras.

Foto: ASCOM/Sebrae no DF

A extensa lista de eventos inclui realizações como o Lab Day, um encontro mensal promovido pelo Sebrae DF em parceria com a Cotidiano Aceleradora, Brasil Startups e o BioTIC, que ocorre sempre na última terça-feira de cada mês e tem o objetivo de promover o networking entre as empresas participantes, desenvolver o ecossistema de inovação e aproximar empresas tradicionais das startups de base tecnológica do DF.

Em 2023, foram realizados 11 eventos, contando com 2.061 participantes, 112 startups expondo soluções inovadoras para empresas tradicionais de diversos segmentos e 25 pitches apresentados ao longo do ano.

Outra iniciativa que ajudou a movimentar o Sebraelab foi o Café com Negócios & Conexões, um evento realizado com o objetivo principal de promover a troca de conhecimento e tecnologias de interesse do ecossistema de inovação do Sebraelab no DF, networking e realização de negócios entre empreendedores, investidores, agentes e atores do ecossistema. Além disso, o evento é um espaço para reunir o Comitê Gestor do Ecossistema do Sebraelab a fim de planejar ações previstas em prol de todo o ecossistema, representando os diversos segmentos, tais como startups, empresas de TIC, indústrias, empresas de jogos, instituições acadêmicas, governo e investidores.

Em 2023, foram realizadas quatro edições do evento, com a participação total de 162 empresários e representantes de entidades do ecossistema de inovação local.

A primeira edição da Feira de Negócios de Tecnologia & Inovação foi outra realização que contribuiu para movimentar o espaço. Com o objetivo de fomentar e divulgar empresas do Distrito Federal que desenvolvem produtos e serviços com base tecnológica, a realização reuniu empresários, startups e outros atores do ecossistema de inovação do DF para compartilhar experiências, estabelecer contatos e fechar novos negócios, por meio de uma variedade de palestras e rodadas de negócios. A edição aconteceu em agosto de 2023 e reuniu 201 participantes.

Para 2024, segundo Claudia Bonifácio, a expectativa é promover ações que tornem, de fato, o espaço povoado pelos mais diversos públicos. O desenvolvimento da Trilha do Empreendedor Inovador, solução composta por palestras, oficinas e cursos para preparar empresas tradicionais e startups em diversas áreas do conhecimento, sempre ligado à inovação, é uma das apostas da instituição para que o objetivo seja alcançado.

O Sebraelab também conta com o trabalho de colaboradores do Sebrae no DF, que estão preparados para ajudar os empreendedores a tirar ideias do papel e construir propostas rentáveis de negócios.

A premiação

O Brasil Startups Awards é um evento anual que reconhece e celebra as notáveis conquistas no ecossistema de startups do Brasil. A iniciativa reúne empreendedores, investidores e entusiastas para homenagear aqueles que estão impulsionando o futuro do empreendedorismo no país. A edição 2023 do evento ocorreu em dezembro.

Para as 21 categorias premiadas, foram feitas 248 indicações. É importante ressaltar que todos os indicados foram nomeados pelos próprios votantes, assegurando que as nomeações refletissem fielmente a percepção e o reconhecimento da comunidade em relação aos principais atores do cenário empreendedor do DF.

O processo de votação do prêmio foi projetado para garantir a autenticidade e a unicidade dos votos, exigindo que os participantes fizessem login através do LinkedIn para participar. Este método resultou em um total de 5.545 votos, provenientes de 1.741 participantes únicos, evidenciando o engajamento e interesse da comunidade em reconhecer os protagonistas do ecossistema de startups.

O Brasil Startups Awards 2023 demonstrou mais uma vez a importância de reconhecer e destacar as contribuições significativas para o ecossistema de startups brasileiro, estimulando a colaboração, inovação e excelência no empreendedorismo.

-

-