Foi realizada na última quarta-feira, 23 de abril, a segunda edição do TIC DAY. O evento, organizado pelo Sebrae no Distrito Federal em parceria com a Associação de Provedores do DF (ASPRO/DF), contou com uma programação focada nas urgências e necessidades apresentadas por pequenos Provedores de Serviços de Internet (ISPs), que representam uma parcela cada vez mais significativa dentro do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
O evento foi realizado em uma das instalações do Sebraelab, no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), e teve início com uma breve apresentação conduzida por Cláudia Bonifácio, gestora do Projeto de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), games e do Ecossistema Local de Inovação do Sebrae no DF. Em sua fala, Cláudia destacou a importância da retomada das ações voltadas ao setor de TIC na instituição.
“Estamos retomando o Projeto de TIC no Sebrae, e este é o primeiro de muitos eventos que planejamos especialmente para vocês, provedores de internet. Estabelecemos uma parceria estratégica com a ASPRO/DF e contamos com o engajamento dos empresários do setor para fortalecer essa iniciativa. Nosso objetivo é compreender suas demandas e oferecer, ao longo do ano, uma programação diversificada de capacitações, abordando temas como gestão, finanças, missões empresariais e outros aspectos essenciais para o desenvolvimento dos seus negócios”, explicou Cláudia.
Em seguida, o presidente da ASPRO, Rodrigo Oliveira, conduziu um workshop sobre Inteligência Artificial (IA), destacando a necessidade de capacitação em gestão e ferramentas para que os empresários possam se organizar e crescer de forma sustentável. O dirigente abordou as aplicações de IA em cobrança e em vendas, esclareceu caminhos para implementação e finalizou com a apresentação de casos de sucesso que comprovam que a IA revoluciona operações de provedores de internet com implementações imediatas e simples.
Ainda pela manhã, o público do evento acompanhou outra atividade com foco em planejamento tributário para o setor de telecomunicação. Foram debatidos temas como elisão fiscal e evasão fiscal, NFCom – solução que entrará em vigor a partir de novembro com o propósito de modernizar a emissão das notas fiscais de comunicação e telecomunicação, reduzindo burocracias e garantindo segurança com validade jurídica – e apresentados casos práticos de planejamento tributário.
Já no período da tarde, a programação se debruçou sobre temas como soluções de pagamento de criptomoedas para provedores de internet, apresentação do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), acesso a linhas de crédito, direitos dos consumidores no setor de telecomunicações, bem como obrigações das prestadoras de serviço. Além disso, os participantes conferiram uma breve apresentação do Programa ALI (Agentes Locais de Inovação), solução do Sebrae no DF para promover a prática contínua de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, também completaram a programação da manhã do evento.
Um dos momentos mais importantes da programação ocorreu com a apresentação do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC), documento criado em 2014 e que foi atualizado recentemente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e entrará em vigor a partir de 1º de setembro deste ano.
A programação da tarde foi encerrada com a apresentação de estratégias e a realização de exercícios sobre gestão e vendas para ISPs. Os empresários participantes do TIC DAY receberam, ainda, incentivos para agir com foco e clareza nos próximos sete dias, seguindo um roteiro para: compartilhar aprendizados com suas equipes; definir ou revisar metas de vendas e critérios de sucesso; desenvolver a maturidade de seus negócios; atualizar scripts de venda e pitch; aprimorar processos internos; avaliar indicadores; e promover reuniões de alinhamento de forma periódica.
À frente da organização das atividades, o presidente da ASPRO ressaltou a importância de promover um dia de capacitação dedicado aos provedores de internet do DF, proporcionando um espaço para debater temas relevantes e atualizar conhecimentos essenciais para as operações das empresas do setor. “Abordamos assuntos relevantes hoje, viabilizando oportunidades de aprendizado, troca de experiências e de construção de um cenário de colaboração para o crescimento pessoal e profissional de cada empresário. Mas há sempre novas ferramentas, e a capacitação precisa ser contínua. É como um músculo que precisa ser cada vez mais exercitado”, pontuou Rodrigo.
Diretor da Novácia, empresa que oferta serviços de telefonia e internet para pessoas jurídicas no DF desde 2009, Silvio Antônio de Castro foi um dos participantes desta edição do TIC DAY. Em 15 anos de trajetória, ele conta que tem se aproximado de outros empresários do setor recentemente e viu na realização do evento uma oportunidade de relevância para o setor.
Um dos pontos altos da programação, segundo Silvio, foi a apresentação sobre o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações. “Foi um assunto que prendeu a minha atenção e abriu os olhos. Muitas dúvidas foram esclarecidas, mas observo que ainda há bastante dificuldade para poder acessar os recursos. Eu espero que ocorram mais encontros nossos, parte integrante das empresas, com representantes do fundo para que as ferramentas sejam mais desburocratizadas”, comentou.
O diretor da Novácia também defendeu a continuidade da parceria entre a ASPRO/DF e o Sebrae no DF. “Aqui eu também fiquei sabendo muito melhor da atuação do Sebrae. Vi que é uma instituição que está aberta a parcerias e que tem ferramentas que podem nos ajudar a evoluir. Esse ambiente (Sebraelab) é também muito propício para isso. Não conhecia e espero passar a frequentar mais”, acrescentou ele.
O dia de atividades no Sebraelab foi encerrado com a realização de um workshop sobre metodologias ágeis, voltado para pequenos empresários do DF e realizado em parceria com o Project Management Institute no Distrito Federal (PMI/DF), promovendo uma imersão prática em Scrum e Kanban com foco na aplicação em projetos reais, gestão de fluxo de trabalho e integração para maximizar a entrega de valor.
Com mais de 10 anos de trajetória como empreendedor, Arthur Santos esteve presente à realização da atividade e compartilha suas experiências e um aprendizado significativo a partir de sua trajetória profissional. Ele começou sua carreira em 2014 e mantém até os dias atuais um negócio que oferta manutenção em aparelhos de ar-condicionado. Ele, no entanto, pensa em expandir sua atuação e colocou como meta para 2025 ampliar conhecimentos para superar desafios nas áreas de marketing e gestão, entre outras.
Como consequência de sua determinação, Arthur conheceu o trabalho do PMI/DF e, aos poucos, tem construído relações de parcerias com outras instituições. “A experiência junto ao PMI tem sido fundamental para meu desenvolvimento. Estou conseguindo expandir conhecimentos e gerenciar o meu trabalho de uma forma mais eficiente. Vim aqui no Parque Tecnológico pensando somente em ampliar os meus aprendizados, mas encontrei um ambiente atrativo e que permite conexões. É mais um lugar que irei inserir na minha rotina. Eu não sabia cortar fios no início da minha trajetória e agora, a cada dia, tenho visto e experimentado uma trajetória repleta de surpresas e oportunidades”, concluiu.
Ao todo, 71 empresários participaram das atividades ao longo de todo o dia.
Sobre o TIC DAY
Em parceria com atores do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e o Sebrae Nacional, o Sebrae no DF promoveu, no mês de fevereiro, a primeira edição de 2025 do TIC DAY. O evento apresentou uma programação extensa e diversificada, funcionando como espaço para a difusão de conhecimentos e para o lançamento oficial do Projeto Setorial TIC.
Aquela oportunidade marcou o início das jornadas de Tecnologias da Informação e Comunicação no DF e reuniu membros da comunidade de TIC, incluindo estudantes de nível superior das áreas de TI, representantes de instituições de ensino, startups, Microempreendedores Individuais (MEIs), proprietários de micro e pequenas empresas, além de organizações do setor.
Com isso, as realizações seguintes do Sebrae no DF irão ocorrer com o mesmo propósito, ofertando possibilidades de crescimentos para os distintos perfis de empresas que atuam no setor de TIC, startups de base tecnológica e games.
O que é o projeto de TIC do Sebrae no DF?
As ações do Projeto Setorial TIC, uma iniciativa voltada ao fomento do crescimento das empresas do setor, contarão com a colaboração de várias instituições parceiras, incluindo a ASPRO/DF, o Sindicato da Indústria da Informação do Distrito Federal (Sinfor/DF), a Tecsoft, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do DF (Assespro/DF), a Associação de desenvolvedores de jogos do DF, o PMI/DF, o Programa Ali Produtividade, a Universidade Católica de Brasília (UCB), a Faculdade Senac, o Instituto Multiplicidade, a Brasil Startups e o Sindicato das Empresas de Informática do Distrito Federal (Sindisei/DF).
O projeto foi iniciado em março e ocorrerá até novembro, com a expectativa de atender até 60 empreendimentos. Durante esse período, serão realizados diagnósticos de maturidade organizacional para as empresas envolvidas, capacitações diversas, consultoria online, rodadas de negócios e participação em missões.
As empresas envolvidas na solução estão distribuídas em grupos: um destinado a empreendimentos na maturidade inicial (Decola TIC) e outro para aqueles que se encontram em nível de maturidade avançada (Escala TIC).