ASN DF Atualização
Compartilhe

Sebrae no DF e ABP firmam protocolo de intenções para fortalecer cuidados com saúde mental nas micro e pequenas empresas

Acordo pretende estabelecer orientações para empreendedores sobre o assunto a partir do mês de setembro
Por Jamile Rodrigues | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Na última terça-feira, 27 de agosto, o Sebrae no Distrito Federal e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) assinaram um protocolo de intenções que marca o início de uma colaboração estratégica voltada para o fortalecimento dos pequenos negócios em diversos segmentos, com atenção especial à promoção da saúde e bem-estar mental no ambiente de trabalho. A assinatura do documento ocorreu na sede do Sebrae no DF, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), e contou com a presença de representantes de ambas as instituições.

Segundo dados da ABP, cinco em cada dez casos de afastamento do trabalho estão relacionados a problemas de saúde mental, o que sublinha a necessidade de iniciativas que promovam o cuidado e a prevenção nos postos de trabalho. O protocolo de intenções firmado tem como objetivo principal promover ações conjuntas que impulsionem os pequenos negócios em áreas diversas, reconhecendo a importância da saúde mental como parte da sustentabilidade das empresas.

Durante a assinatura, Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP, ressaltou a importância da parceria para a promoção da saúde mental no ambiente de trabalho e na sociedade como um todo. “A saúde mental hoje é pauta mundial e é extremamente importante que aqueles que cuidam da saúde mental aprendam a cuidar melhor de si mesmos e de seus negócios. 50% das doenças que mais afastam do trabalho são doenças mentais, e o que podemos fazer? Promoção da saúde, prevenção da doença e parcerias como essa com o Sebrae são fundamentais para oferecer à população a possibilidade de uma vida mais saudável e com mais qualidade”, afirmou.

-

Foto: Focus Produção de Imagem

-

O presidente da ABP também destacou a relevância de iniciativas como a implementação de um selo de saúde mental nas empresas, o que poderia trazer inúmeros benefícios para os negócios e para seus colaboradores. “Buscar a promoção de saúde mental nas empresas, conforme preconizado por lei, é uma oportunidade para que elas tenham muitos benefícios, inclusive a manutenção de uma mão de obra capacitada e saudável. Essa parceria com o Sebrae nos permite oferecer apoio técnico sem que haja perdas financeiras para as empresas. Todos ganham”, completou.

O Sebrae no DF, por meio de sua superintendente Rose Rainha, reafirmou o compromisso da instituição em apoiar ações que sensibilizem os empreendedores acerca da relevância da saúde mental. “A assinatura deste protocolo de intenções é um marco importante que demonstra nosso empenho em apoiar os empreendedores do Distrito Federal. Em parceria com a ABP, estamos prontos para contribuir com ações que promovem o desenvolvimento do comportamento empreendedor e elevam a produtividade das equipes, buscando sempre manter o foco no bem-estar e na saúde mental dos indivíduos envolvidos nesse processo. É fundamental que os empresários compreendam que, para garantir maior produtividade, é essencial cuidar do ambiente de trabalho e das necessidades de todos”, afirmou Rose.

Participaram da assinatura do protocolo a diretora técnica do Sebrae no DF, Diná Ferraz; o chefe de gabinete da instituição, Julian Pontes; o chefe da Gerência de Negócios em Rede do Sebrae no DF, Carlos Cardoso; além de outras integrantes da ABP, Elaine Bida e Maria Dilma.

  • ABP
  • Empreendedores
  • Saúde Mental
  • Sebrae no DF;