Trabalhos de profissionais do Correio Braziliense, TV Brasil, Portal Metrópoles e estudantes da Agência de Notícias CEUB estão entre os finalistas da etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ). A iniciativa, que em 2024 chega à sua 11ª edição, busca reconhecer os melhores conteúdos produzidos sobre o universo empreendedor e veiculados em diversos veículos de imprensa.
Os trabalhos avançaram para a etapa nacional após se sagrarem vencedores na primeira etapa, a distrital, e serem bem avaliados em nível regional. Os conteúdos dos profissionais do DF concorrem nas categorias texto, vídeo, fotojornalismo e na categoria jornalismo universitário, criada nesta edição da premiação e que valoriza a produção jornalística realizada por estudantes de instituições de ensino superior de todo o país.
A 11ª edição do PSJ alcançou um recorde de inscrições, com mais de 3 mil trabalhos enviados, representando um aumento de 62% em relação ao ano anterior. Dentre esse total, o Distrito Federal contribuiu com 103 trabalhos inscritos.
Um total de 25 trabalhos foram selecionados para a etapa nacional, que será celebrada em Brasília no dia 28 de novembro. Durante a cerimônia, serão anunciados os vencedores de cada categoria, além do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, que coroa o melhor trabalho da edição.
Sobre os trabalhos
Na categoria texto, concorre o trabalho da jornalista Mayara Souto, do Correio Braziliense. Ela assinou a série de reportagens “Recomeçar: vida de refugiadas e migrantes” que relata histórias de mulheres que deixam seus países de origem, família, profissão e cultura e vieram ao Brasil vislumbrando recomeços em suas trajetórias. O material contou com apoio do fotógrafo Ed Alves e do editor Carlos Alexandre de Souza.
A reportagem “O Valor do Lixo”, da TV Brasil, representa o DF na categoria vídeo. O trabalho, fruto do esforço de nove profissionais – Marieta Cazarré, Claiton Freitas, Patrícia Araújo, Sigmar Gonçalves, Rogério Verçoza, Alexandre Souza, Marcelo Vasconcelos, Márcio Stuckert e Rivaldo Martins – destaca negócios que transformam o lixo em matéria-prima e fonte de renda.
-
O fotógrafo Hugo Barreto, do Portal Metrópoles, concorre à premiação na categoria fotojornalismo. Ele registrou a realidade do agronegócio de pequeno porte para a matéria “Cultivo de mirtilo e framboesa impulsiona renda de produtores no DF”. As fotos valorizaram o trabalho dos produtores rurais e ressaltam a relevância do empreendedorismo no campo, que também transforma vidas e fomenta a economia local.
As estudantes Milena Dias e Nathália Maciel, do Centro Universitário de Brasília (CEUB), concorrem na categoria jornalismo universitário. A dupla assina uma reportagem especial que descreve a operação de uma cooperativa de reciclagem apoia a ressocialização de detentos e geração renda na periferia do Distrito Federal. O texto tem supervisão de Luiz Claudio Ferreira.
-
-
-
-