O setor de franquias no Brasil vive um momento de franca expansão, impulsionado pela recuperação da economia e pela segurança que esse modelo de negócio oferece aos empreendedores. Nos primeiros dois trimestres de 2024, o setor registrou um crescimento de 12,8%, com um faturamento de R$ 121,8 bilhões, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O cenário é ainda mais promissor no Distrito Federal, que apresentou um aumento de 4,7% no número de unidades de franquias, posicionando-se entre as capitais que mais crescem no Brasil.
Com o objetivo de fomentar o ambiente de negócios e apresentar as vantagens do sistema de franchising para microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte, o 1º Fórum de Franquias do Distrito Federal foi realizado na sede do Sebrae no DF no dia 16 de outubro. O evento, promovido em parceria entre o Sebrae e a ABF Centro-Oeste, reuniu franqueadores, franqueados e empreendedores em busca de oportunidades para expandir seus negócios com segurança e inovação.
Diná Ferraz, diretora técnica do Sebrae no DF, destacou a importância das franquias como uma alternativa sólida para quem busca empreender de forma estruturada. “Franquias podem trazer estabilidade e segurança para quem quer empreender. Neste evento, estamos retomando algo que já tivemos em vários anos no Sebrae. Queremos mostrar para o mercado do DF a importância deste tipo de segmento de negócio que está em amplo crescimento. O Sebrae no DF está disponível para quem quer empreender neste modelo e para quem possui franquias e quer expandir”, afirmou Diná.
A programação do Fórum contou com uma palestra sobre como avaliar sistemas de franchising, ministrada por Eduardo Santinoni, Diretor da Regional ABF Centro-Oeste, que abordou os principais cuidados ao investir nesse modelo de negócio. Em seguida, um talkshow especial trouxe a experiência prática de dois empresários de destaque no setor: Pedro Paulo Marinha, Gerente · Consultor de Gestão Nacional da American Cookies, e Gustavo Vasconi, sócio-diretor da Peça Rara, que compartilharam suas trajetórias de sucesso no franchising.
Ricardo Robson, gerente da Unidade de Atendimento Personalizado do Sebrae no DF, reforçou os benefícios que o franchising oferece aos pequenos empreendedores, especialmente na redução de riscos e na estruturação do negócio. “A retomada da pauta de franquias é importante principalmente quando falamos em oportunidade de negócios. Quem investe em franquias pode reduzir a questão relacionada ao risco. A franquia já é um modelo de negócios testado, onde você tem uma série de vantagens e apoios, e o pequeno empreendedor que quer investir e se tornar um empresário já tem um atalho para prospectar negócios”, disse Ricardo.
Karen Sitta, analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional, esteve no evento e ponderou sobre a oportunidade de ter nas franquias uma estratégia de expansão dos negócios. ‘‘Para empreendedores que buscam modelos de negócios mais seguros e consolidados, franchising pode sim ser uma opção. O Sebrae Nacional, por meio de suas iniciativas, está comprometido em apoiar tanto os franqueadores quanto os franqueados, oferecendo ferramentas e capacitações que promovam um crescimento sustentável’’, finalizou a analista.
O evento também proporcionou um espaço de networking através da metodologia The World Café, onde franqueadores puderam apresentar seus negócios em pitches rápidos, possibilitando trocas de experiências e o desenvolvimento de novas parcerias.
-