ASN DF
Compartilhe

Superintendente do Sebrae no DF se reúne com empreendedores do Paranoá para ouvir demandas e propor soluções

Encontro faz parte de uma ação empresarial que incluiu atendimentos especializados e capacitações para micro e pequenos empresários
Por Clip Clap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

Na última quarta-feira, 23 de outubro, a superintendente do Sebrae no Distrito Federal, Rose Rainha, esteve no Paranoá para se reunir com 20 empreendedores locais. O encontro foi o ponto alto de uma semana de ações promovidas pelo Sebrae no DF em parceria com a Administração Regional do Paranoá e a Sala do Empreendedor, cujo objetivo foi fortalecer os negócios da região e incentivar o desenvolvimento econômico local.

Durante a reunião, realizada na Unidade de Atendimento Móvel (UAM) do Sebrae, estacionada ao lado da administração regional, Rose ouviu os empresários e discutiu as principais dificuldades enfrentadas por eles, como a informalidade dos negócios, o acesso ao crédito e a falta de estrutura para o crescimento de seus empreendimentos. “Nós estamos focados em levar o Sebrae para mais perto dos empreendedores, entendendo suas necessidades e mostrando que temos consultores especializados prontos para ajudar. Oferecemos subsídios de até 70% para alavancar os negócios e ajudar no processo de formalização e crescimento e eles precisam saber que o Sebrae está aqui por eles”, afirmou Rose Rainha, destacando o compromisso do Sebrae em promover a transformação econômica e social no Distrito Federal.

Ricardo Robson, gerente de atendimento personalizado do Sebrae no DF, também participou da reunião e reforçou a importância de uma boa administração para o sucesso dos negócios. “Quando falamos de empreendedorismo, estamos lidando com os sonhos das pessoas. A liberdade de trabalhar com o que gostam e ver seu negócio prosperar é o objetivo de muitos. Mas se não houver uma gestão eficiente, esse sonho pode rapidamente se transformar em um pesadelo”, alertou Ricardo, destacando a relevância de se investir em planejamento e controle financeiro.

Os empreendedores presentes, em sua maioria moradores do Paranoá Parque, relataram suas dificuldades, como a falta de regularização de seus negócios e a precariedade da infraestrutura local. Daniel de Almeida, que possui um quiosque na DF 250, próximo ao Condomínio Entrelagos, destacou os desafios enfrentados por ele e outros comerciantes da área. “Estamos tentando nos regularizar, mas enfrentamos muitos obstáculos com as documentações, entre outras coisas. Saio da reunião otimista pois a conversa com os diretores do Sebrae foi positiva e sinto que poderão nos auxiliar nessa parte da regularização e também no gerenciamento dos nossos negócios’’, afirmou. Em resposta, a diretoria do Sebrae no DF se comprometeu a prestar o suporte necessário para ajudar os donos dos quiosques na formalização de seus negócios.

Foto: Focus Produção de Imagem

Já Vanessa Araújo, empresária do segmento de papelaria personalizada para festas e eventos e que também participou da reunião, acredita que com o Sebrae, seu negócio pode ir mais longe. ‘‘Acho fundamental este tipo de reunião. Sabemos do trabalho desempenhado pelo Sebrae e estou em busca de mais capacitação e de estabelecer conexões com outros empresários aqui da região’’, comentou Vanessa.

A reunião foi uma das atividades da ação empresarial no Paranoá, que ocorreu entre os dias 21 e 25 de outubro, e que ofereceu também atendimentos especializados na Unidade de Atendimento Móvel, estacionada ao lado da Administração Regional do Paranoá. No auditório da Administração, empreendedores da região puderam receber orientações sobre gestão financeira, formalização, acesso a crédito e estratégias de marketing. As palestras e oficinas abordaram temas como empreendedorismo, redes sociais, anúncios no Facebook e Instagram, e controle de fluxo de caixa e capital de giro.

  • Empreendedorismo
  • Oficinas
  • Palestras
  • Paranoá
  • Sala do Empreendedor
  • Sebrae no DF;