ASN DF
Compartilhe

Sebrae no DF celebra Dia das Crianças com programação focada em promover o comportamento empreendedor

Crianças vivenciaram a rotina dos pais no trabalho, participaram de atividades lúdicas e aprenderam conceitos básicos sobre empreendedorismo
Por Jamile Rodrigues | Clip Clap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

A infância é um período marcado pela curiosidade e pelo desejo de entender o mundo dos adultos. Para muitas crianças, visitar o local de trabalho dos pais é um momento emocionante, uma chance de desvendar o que acontece “por trás das cortinas” do cotidiano profissional. Com o objetivo de apresentar aos pequenos o que os pais fazem ao longo do dia, o Sebrae no Distrito Federal celebrou o Dia das Crianças na última segunda-feira, 14 de outubro. A atividade proporcionou aos filhos dos funcionários, colaboradores e terceirizados a oportunidade de conhecer o ambiente de trabalho dos pais, além de vivenciar, de forma lúdica, os primeiros passos no universo empreendedor.

Reunindo um total de 75 crianças e 55 pais presentes, o evento foi cuidadosamente pensado para que os pequenos não apenas conhecessem onde seus pais trabalham, mas também entendessem a importância do Sebrae para a sociedade e o papel transformador do empreendedorismo. Atividades interativas, como a criação de produtos em oficinas e a venda desses itens, proporcionaram uma experiência prática sobre como é ser empreendedor por um dia. Logo pela manhã, as crianças foram recepcionadas com um café especial e receberam crachás com seus nomes, uma forma de fazê-las sentir que faziam parte do ambiente do Sebrae.

Rose Rainha, diretora superintendente da instituição, destacou a importância de despertar o interesse pelo empreendedorismo desde cedo. “Este foi um dia não só para celebrar a vida dessas crianças, mas também para darmos a elas a oportunidade de conhecer o lugar onde seus pais trabalham e como o Sebrae atua para fortalecer os pequenos negócios. Queremos que, desde cedo, eles entendam o poder do empreendedorismo, da criatividade e da inovação. Acreditamos que plantar essa sementinha nas crianças é preparar um futuro cheio de oportunidades”, afirmou a dirigente.

Além de fortalecer o vínculo familiar, o Sebrae no DF promoveu oficinas que ensinaram conceitos básicos de planejamento, marketing e vendas. Após participarem de uma peça teatral conduzida pelo Grupo Arte Cênica, em que atores de teatro interpretaram personagens envolvidos nas gerencias e atividades da entidade, as crianças puderam criar seus próprios produtos e vendê-los aos colaboradores do Sebrae, despertando nelas o interesse pelo empreendedorismo desde cedo.

Durante o evento, uma das atrações foi um workshop maker, na qual as crianças puderam criar produtos como bijuterias a partir de miçangas, árvores de doces e palitos de marshmallow, aprender os conceitos básicos de planejamento e marketing e, ao final, vender suas criações aos funcionários do Sebrae. Cecília Vitória, de 12 anos, aproveitou tudo o que foi oferecido durante o dia e, inclusive, fez diversas pulseiras para vender. ‘‘Me senti pertencente à família Sebrae. Nunca tinha vindo aqui pois o meu pai trabalha no Sebraelab. Então, foi muito legal vir, conhecer esse outro Sebrae e ainda entendi um pouco mais sobre empreendedorismo. Consegui confeccionar umas pulseiras e colares e vamos com um faturamento legal para casa”, brincou a adolescente.

Mas ela não foi sozinha. Cecília estava acompanhada de seus irmãos, Davi Alexandre, 10 anos, José Francisco, 6, e dos primos Pedro Miguel e Emily Cristina, de 13 e 12, respectivamente. As crianças, que criaram a lojinha ‘‘Bijus dos irmãos – Compre do Pequeno’’, fazem parte da família de Del Alexandre da Silva, terceirizado do Sebrae e que atua no Sebraelab, no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC). Para ele, participar da proposta de um Dia das Crianças diferente foi gratificante. ‘‘Eu não fico com eles durante a semana e vir hoje aqui foi muito legal. Conseguimos brincar um pouco, fugir da rotina e eles entenderam atividades práticas do dia a dia não só dos colaboradores do Sebrae, como também puderam empreender por um dia’’, observou.

Foto: Focus Produção de Imagem

Orgulhoso em estar ao lado da mãe nesta comemoração, Carlos Eduardo Magalhães, de 13 anos, filho de Kátia Cristina Magalhães, analista da Gerência de Atendimento Personalizado do Sebrae no DF, esteve na atividade e não mediu esforços para elogiar o trabalho que a mãe realiza. ‘‘O dia foi bem legal, mas saber que minha mãe ajuda microempreendedores a melhorarem suas empresas é muito gratificante. Ela me ensinou a respeitar as mulheres e que mulheres empreendedoras são importantes para os negócios no Brasil e no mundo. Vir aqui hoje, com essa interação, foi bem divertido’’, afirmou o jovem.

Foto: Focus Produção de Imagem

Kátia também se emocionou ao ver seu filho, participando do evento. “É uma emoção muito grande pois não é só sobre trazer meu filho no meu local de trabalho, mas ver os filhos dos colegas e confraternizar com eles, transmitindo ensinamentos sobre valores e de onde vem o sustento de casa e que, quando saímos de casa é por um propósito, que é o trabalho que executo aqui no Sebrae, por exemplo”, completou.

A edição deste ano foi a primeira da atividade, que contou com a participação de crianças de zero a 13 anos. A expectativa do Sebrae no DF é que a realização se torne uma tradição no calendário da instituição, proporcionando uma oportunidade de aprendizado e interação para os filhos de colaboradores e terceirizados.

  • Dia das Crianças
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo Familiar
  • Empreendedorismo Infantil
  • Maker
  • Sebrae no DF;
  • Workshop