ASN DF
Compartilhe

Estudantes de escola em Taguatinga dão os primeiros passos no empreendedorismo

Feira do programa JEPP, desenvolvido com apoio do Sebrae no DF, envolveu toda a comunidade escolar e incentivou estudantes a desenvolverem habilidades práticas em um ambiente colaborativo
Por Talita Mota | Clip Clap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

Na manhã do último sábado, 5 de outubro, Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, a unidade da Escola Cresce, em Taguatinga, realizou a sua primeira edição da feira de empreendedorismo do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A iniciativa, promovida com apoio do Sebrae no Distrito Federal, visa fomentar a educação e a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores de forma lúdica e prática.

O caminho até a realização da feira foi acompanhado por consultores do Sebrae, que, assim como em outras instituições de ensino da rede pública e privada do DF, atuaram de forma estratégica, capacitando professores para desenvolverem, em sala de aula, conhecimentos sobre empreendedorismo, plano de negócios, pesquisa de mercado, gestão financeira, atendimento ao cliente e marketing, entre outros temas. A missão teve como foco incentivar os estudantes de cada turma da unidade educacional a montarem suas próprias empresas dentro de um ambiente descontraído e colaborativo.

Andreia Amaro, coordenadora pedagógica da Escola Cresce, enfatizou a importância do aprendizado colaborativo. “O mais gratificante é ver a interação social, as crianças se ajudando nas vendas e aprendendo a usar e manusear a nossa moeda. Essa experiência é essencial, especialmente em um mundo onde o consumismo é tão presente”, comentou.

A empolgação dos estudantes era contagiante. Beatriz Khalil, de 8 anos, acordou às 5h30 da manhã, ansiosa para apresentar os pratos que preparou com a ajuda da família. “Minha mãe e eu fizemos pizza e esfirra, e minha tia fez brownie e pão de queijo. Está tudo muito gostoso; espero que gostem”, comentou, revelando sua motivação em arrecadar dinheiro para o passeio de final de ano que terá na escola.

Liliane Khalil, mãe de Beatriz, também compartilhou a experiência em apoio ao projeto. “A Beatriz sempre teve esse espírito de vendas. Em outras ações na escola, ela se mostrou interessada em empreender. Agora, ela entende que o dinheiro arrecadado é para algo maior, o que a torna mais econômica e focada”, afirmou.

A professora Márcia Mota ressaltou a importância do projeto no aprendizado matemático. “Esse trabalho é fundamental para a iniciação das crianças na matemática, especialmente no 2º ano. Elas começam a perceber que podem ganhar dinheiro com seu esforço, valorizando o que têm e aprendendo sobre a economia familiar”, concluiu.

-

O JEPP na Escola Cresce não apenas promoveu um espaço de aprendizado, mas também fortaleceu laços comunitários e familiares, inspirando as crianças a sonhar e a acreditar em suas capacidades. A iniciativa é um passo importante na formação de cidadãos conscientes para enfrentar os desafios do futuro.

  • Educação Empreendedora
  • JEPP
  • Sebrae no DF;
  • Taguatinga