A fotografia transcende o simples ato de capturar imagens; ela é uma forma poderosa de contar histórias, expressar emoções e congelar momentos efêmeros no tempo. Cada clique do obturador revela um novo ângulo de percepção, capaz de transformar cenas cotidianas em obras-primas visuais. No atual cenário digital, no qual a imagem reina nas redes sociais e no marketing, o campo da fotografia se apresenta como uma oportunidade vibrante para empreender. Seja por meio da fotógrafa criativa, da captura de eventos, ou do crescente nicho de fotografia de produtos, os apaixonados pela lente têm à sua disposição um vasto leque de possibilidades para transformar seu talento em um negócio próspero e significativo.
Foi dentro desse amplo universo que, há 13 anos, a fotógrafa Nathália Millen encontrou uma oportunidade para iniciar uma trajetória de sucesso. Do seu posto de observação atrás das câmeras, ela notou um fato que a incomodava: a presença nitidamente majoritária de homens empunhando equipamentos de filmagem iguais aos seus. “Sempre me questionei o motivo de termos mais homens do que mulheres nessa profissão que exige muita sensibilidade. Foi aí que comecei a criar conteúdo falando sobre o backstage da fotografia, minha rotina e como funciona o mercado, com o objetivo de inspirar outras mulheres, e deu certo”, comenta.
Nathália passou a receber mensagens de mulheres, sobretudo daquelas que migraram para a fotografia por influência de suas postagens. Em seguida, em seu dia a dia, ela notou um aumento no número de mulheres no mercado, mas se incomodou com o fato de que a maior parte das mulheres na fotografia ocupava nichos específicos como fotos para gestantes, família, ensaios de casal. Ela acredita que as fotógrafas inundem também o mundo das imagens gastronômicas, de produtos e corporativo, no qual ela atua.
-
Para continuar influenciando futuras fotógrafas, Nathália, desde o início, não renunciou às ferramentas e dos conteúdos oferecidos pelo Sebrae no DF. “Quando eu comecei a minha trajetória, criei um blog para compartilhar os desafios de empreender e trazer soluções para quem também estava começando. Naquela época não existia tanta informação gratuita; o site do Sebrae era o único canal onde eu podia aprender e disponibilizar as ferramentas para minha audiência. Com o passar dos anos, foram lançados outras soluções e incentivos do Sebrae para que nós, mulheres, pudéssemos ter mais espaço no mercado de trabalho. Tenho aproveitado todas essas oportunidades”, assegura ela.
Uma das soluções recentes que a fotógrafa empreendedora participou foi o Sebrae DELAS, um programa de aceleração dedicado a impulsionar ideias e negócios comandados por mulheres. Promovido pelo Sebrae no Distrito Federal, a iniciativa tem como foco valorizar as competências, comportamentos e habilidades femininas, promovendo e profissionalizando o empreendedorismo. Durante a realização, Nathália esteve envolvida em diversas palestras e eventos, ampliando sua rede de contatos e fortalecendo seu networking.
O suporte ofertado pelo Sebrae no DF também foi essencial para que a fotógrafa vivenciasse uma experiência única durante o Capital Moto Week em 2023. Ao longo do evento, um dos maiores da América Latina, Nathália liderou uma equipe composta exclusivamente por mulheres tatuadoras e pôde aplicar sua expertise em gestão, marketing, vendas e contribuir para fortalecer a imagem de mulheres como empreendedoras.
Nathália revela abertamente seus planos para o futuro, afirmando seu compromisso diário em inspirar uma nova visão sobre o empreendedorismo feminino. “Não se trata apenas de aumentar a presença de mulheres em áreas como fotografia e tatuagem, mas de fomentar a diversidade. As mulheres devem ocupar todos os espaços disponíveis, criando um mundo onde possamos conquistar mais visibilidade e oportunidades. Ao empoderar mulheres em diversas profissões, podemos transformar não apenas o mercado, mas a sociedade como um todo. Lugar de mulher é onde ela quiser,” conclui a empreendedora.
-
Serviço – Nathalia Millen
Contato: (61) 9 91440145
Redes sociais: @nathaliamillen, no Instagram