O Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC) foi o cenário escolhido para a realização da quinta e última etapa brasileira do NAU Fest 2024. O evento, que além do Brasil também envolve outros países da América Latina, visa conectar jovens para uma imersão inspiradora sobre as tendências do mercado de trabalho. Organizado pela Junior Achievement (JA), a realização contou com o apoio do Sebrae no DF para reunir estudantes de 15 a 29 anos que estiveram envolvidos em uma programação diversa, entre os dias 22 e 24 de outubro.
Membro do Conselho Diretor da JA no Brasil, Jasmin Eymery abriu a realização e destacou que o NAU Fest é o maior evento da América Latina voltado para jovens, abordando o futuro do trabalho, as tendências do setor e o empreendedorismo. “Este ano, esperamos envolver 200 mil estudantes em toda a América Latina. Brasília é parte dessa iniciativa pelo segundo ano consecutivo,” afirmou. A dirigente concluiu sua participação desejando que todos os presentes se sintam orgulhosos e aproveitem a experiência, mas também que tomem atitudes para construir suas carreiras.
O empresário e presidente da JA no Distrito Federal, Junior Baruffi, observou que a realização do NAU Fest ultrapassa expectativas e fronteiras, refletindo o compromisso global da organização em transformar a educação no país por meio de uma abordagem empreendedora. Ele comentou, ainda, que desde a criação da JA nas Américas, em 2022, a realização do evento já proporcionou mais de 13 mil experiências educativas, inspirando e instruindo jovens sobre habilidades empreendedoras, sustentabilidade, inteligência artificial e futuro do trabalho.
Presente à cerimônia de abertura, a secretária de Estado de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, frisou a importância da participação dos alunos da rede pública de ensino na realização. “A inserção dos nossos estudantes em um evento desta magnitude é de extrema importância para que possam vivenciar a experiência de um misto de tecnologia com empreendedorismo, até mesmo para que eles possam ser protagonistas de suas próprias histórias”, afirmou.
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Este foi o segundo ano que a Secretaria inseriu estudantes da rede pública de ensino na realização do NAU Fest.
A coordenadora de Políticas Públicas e gestora do projeto Educação Empreendedora do Sebrae no DF, Ana Emília de Andrade, salientou a parceria estratégica com a organização do evento, bem como a missão do NAU Fest, de promover discussões sobre o futuro das profissões e habilidades empreendedoras, além de projetos educacionais que incentivam o comportamento empreendedor nos estudantes. “Precisamos sempre estimular o jovem a sonhar, realizar e transformar a sua realidade e a de outros,” assegurou.
Ana Emília também comentou sobre a parceria de sucesso estabelecida entre o Sebrae no DF e a Secretaria de Estado de Educação do DF. Ela detalhou como ocorreu o processo de seleção das escolas que participaram do evento e confirmou que o NAU Fest já é uma das realizações presentes na agenda do Sebrae em 2025.
A estudante Emanuele Cruz, do 3º ano do Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte (CEMTN), foi uma das centenas de estudantes que participaram do primeiro dia de atividades. Ela acompanhou a abertura, uma palestra sobre tecnologia e destacou a importância de aprofundar seus conhecimentos na área. “Minha expectativa é aprender mais sobre tecnologia, que está presente em nosso cotidiano, para crescer profissionalmente”, comentou a jovem estudante, de 17 anos e que pretende aprender uma nova língua e acredita que a tecnologia pode ser uma aliada nesse desafio.
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A programação do NAU Fest incluiu palestras, rodas de conversa e apresentações focadas na promoção de ideias voltadas para o empreendedorismo, economia criativa, sustentabilidade, diversidade e inovação.
A realização do evento contou com atividades em dois ambientes do Parque Tecnológico: o Sebraelab, espaço dedicado à criatividade e à inovação mantido pelo Sebrae no DF no edifício de governança do parque, e o BRB LAB, espaço similar gerido pelo Banco de Brasília (BRB).
Brasília foi a última capital visitada pelo NAU Fest, que passou anteriormente por Macapá (AP), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Vitória (ES). Além das cidades brasileiras, o evento também envolve jovens no Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Peru, El Salvador e Uruguai.
Sobre a JA
A Junior Achievement é uma ONG que está presente no Brasil há mais de quatro décadas, promovendo programas que visam ampliar a qualidade de ensino nas escolas. Fundada em 1919 nos EUA, a JA chegou a São Paulo em 1983. Ao redor do mundo, a organização está presente em 100 países. No Brasil, a Rede JA conta com onze mil voluntários que buscam impactar cerca de 1.700 escolas em mais de 740 municípios. São aproximadamente 300 empresas apoiadoras que, junto com a JA, acreditam no poder do empreendedorismo.
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