ASN DF Atualização
Compartilhe

Profissionais de imprensa de todo o país celebram a 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Maior edição da história premiou profissionais de destaque e revelou histórias que inspiram inovação e desenvolvimento em todo o Brasil
Por Jamile Rodrigues | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Profissionais de imprensa de todo o país estiveram reunidos na noite desta quinta-feira, 28 de novembro, em Brasília, para a cerimônia de premiação da etapa nacional da 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ). Com mais de três mil trabalhos inscritos, um aumento de 62% em relação à edição anterior, a premiação reconhecei as melhores produções sobre empreendedorismo em cinco categorias principais: texto, vídeo, áudio, fotojornalismo e a nova categoria especial, jornalismo universitário.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, ressaltou a relevância do prêmio e o compromisso da instituição com o jornalismo sério e comprometido com os anseios da sociedade. “O jornalismo tem o poder de transformar. Os profissionais que celebramos aqui ajudam a dar transparência, aproximam realidades e mostram exemplos que inspiram. Este prêmio é uma celebração do impacto que o jornalismo tem na sociedade e este é o caminho para construirmos uma sociedade fraterna e igualitária, para pacificarmos o Brasil e mostrarmos a importância da democracia”, assegurou o dirigente.

Foto: Focus Produção de Imagem

Os trabalhos vencedores retrataram como o empreendedorismo transforma vidas e negócios em diferentes regiões do país. Daniel Nardin, coordenador geral do Portal Amazônia Vox, no Pará, foi o grande destaque da noite ao levar o prêmio na categoria Texto, com a reportagem Muito além do açaí: como o chocolate produzido localmente está sendo uma alternativa à monocultura. Além disso, sua matéria foi eleita a grande vencedora do evento, superando os vencedores das demais categorias principais.

Em seu discurso, Nardin ressaltou o impacto social da produção. “A Amazônia tem um potencial criativo imenso. Essa matéria é fruto do trabalho de mulheres que enfrentam a monocultura com a agrofloresta. É emocionante ver como nosso trabalho dá visibilidade a quem está na linha de frente dessas transformações e por este motivo um reconhecimento como este é tão valioso. E, quando forem falar da Amazônia, nos ouçam. Ouçam a nossas histórias”, disse em seu discurso após recebimento dos prêmios.

Além de Nardin, outros jornalistas se destacaram: Maurício Max, da Rádio Band News difusora do Amazonas, venceu na categoria Áudio com Especial Amazônia na moda: a voz da resistência e visibilidade; Marina Silva, do Correio da Bahia, conquistou o prêmio de Fotojornalismo com Na rua, na régua, na henna: beco na Avenida Sete é salão de beleza a céu aberto; Eduardo Oliveira, da TV Bahia, ganhou na categoria Vídeo com A força dos pequenos exportadores; e Ana Carolina Izidoro Mello, aluna da Universidade Federal de Sergipe (UFS), venceu na nova categoria Jornalismo Universitário com a reportagem Castanha, torra e tradição.

A jornalista gaúcha Kelly Matos foi homenageada com o Prêmio ‘‘Jornalista parceira do empreendedor’’. Uma iniciativa do Sebrae que parabenizou o trabalho da profissional pela forma como ela dialoga sobre o empreendedorismo local em sua trajetória na Rádio Gaúcha e no jornal Zero Hora. Durante a entrega do prêmio, feita por Rose Rainha, diretora superintendente do Sebrae no Distrito Federal, Kelly se emocionou ao falar sobre seu trabalho como jornalista durante as enchentes e alagamentos que atingiram o Rio Grande do Sul no início deste ano. “Muito obrigada por lembrarem do povo gaúcho. Apesar de tudo o que passamos, ainda estamos de pé e temos histórias incríveis para seguir contando”, ponderou a jornalista. Esta também foi uma homenagem da instituição à toda a imprensa gaúcha.

Ainda durante a cerimônia, Renata Mariz, gestora nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo, destacou o trabalho em equipe das unidades estaduais para a realização do evento. “Esse projeto não existiria sem o entusiasmo dos jornalistas e dos gerentes de comunicação das 27 unidades da federação. É essa união que faz o prêmio crescer e trazer resultados tão incríveis há onze edições e nos dá forças para prepararmos a próxima, em 2025’’, celebrou.

Foto: Focus Produção de Imagem

Participação do Distrito Federal

O DF esteve entre os finalistas desta edição em quatro categorias, mas não conquistou prêmios. Apesar disso, os jornalistas da região foram celebrados por sua contribuição ao divulgar histórias do empreendedorismo local.

Rose Rainha, diretora superintendente, parabenizou os finalistas, que já haviam vencido nas categorias do Prêmio na etapa distrital. “A presença dos nossos jornalistas reforça a importância de compartilhar as histórias de quem transforma o DF por meio do empreendedorismo. Embora não tenham conquistado os primeiros lugares nesta fase da premiação, a representação foi de altíssimo nível”, lembrou.

A noite terminou em grande estilo, com o show do cantor Carlinhos Brown, que está celebrando seus 40 anos de carreira.

Para quem estiver interessado em conhecer os projetos vencedores na íntegra, basta acessar o site oficial da premiação.

  • Jornalismo
  • Prêmioa Sebrae de Jornalismo
  • PSJ
  • Sebrae no DF;