Nos dias 10 e 11 de dezembro, o Sebraelab foi o cenário para a realização do Encontro Nacional de Gestores da Rede Parceira de Atendimento do Sebrae. O evento reuniu representantes de unidades estaduais de todo o Brasil com o objetivo de avaliar os resultados obtidos em 2024, identificar pontos positivos e vislumbrar melhorias e novidades para o ano de 2025. A oportunidade funcionou, ainda, como momento para a coleta de sugestões que auxiliarão na definição das novas diretrizes para a concessão do Selo Sebrae de Referência em Atendimento.
A gerente adjunta da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae Nacional, Milva Capanema, abriu a programação do encontro evidenciando a importância do trabalho de cada gestor para que o Sebrae consiga realizar um atendimento de excelência a micro e pequenos empreendedores desde os grandes centros urbanos até as localidades mais longínquas do país. “A dedicação de nossos gestores é fundamental para garantirmos que cada empreendedor, independentemente de onde esteja, receba o suporte necessário para prosperar. Juntos, construímos um Sebrae mais forte e preparado para os desafios do futuro”, ressaltou.
Milva ainda comentou sobre a importância de aprimorar as regras para a concessão do Selo Sebrae. Lançado em 2022, o Selo Sebrae é uma iniciativa que visa reconhecer a qualidade dos atendimentos e serviços oferecidos pelas Salas do Empreendedor e seus parceiros. A avaliação é baseada em critérios qualitativos e quantitativos, incluindo avaliações realizadas por clientes ocultos, que geram pontuações ajustadas para classificar os serviços em categorias de excelência: Bronze, Prata e Ouro, conforme o desempenho nos estados. A categoria máxima, Diamante, é concedida aos parceiros que alcançam pontuações superiores a 99,5, destacando-se como referência de qualidade em atendimento.
A gestora nacional do Selo Sebrae de Referência e Atendimento, Cleomar Cardoso, também destacou a importância da iniciativa como um mecanismo de melhoria contínua na qualidade dos atendimentos prestados pela instituição, assim como salientou a importância das conexões estabelecidas entre os gestores da rede parceira.
Antes do encontro realizado no Sebraelab, os gestores estiveram reunidos em seis oportunidades, de forma virtual. “O Selo Sebrae envolve o trabalho de áreas distintas, mas que são coirmãs. São gestores de relacionamentos, analista e gerentes de unidades políticas públicas e de desenvolvimento territorial que estamos congregando com a realização deste encontro. É, portanto, uma oportunidade de estabelecer melhores conexões, o que é fundamental para o sucesso do trabalho. O contato virtual tem um peso, mas, o presencial permite uma interação mais eficaz entre os participantes, facilitando a resolução de questões e a validação de propostas”, afirmou Cleomar durante o encontro.
A reunião entre os gestores também foi palco da apresentação do sistema que será utilizado nos atendimentos aa partir de 2025.
A importância da realização do evento mencionado no documento está relacionada à capacitação e integração das unidades envolvidas. O evento é considerado fundamental para melhorar o edital da premiação e colaborar com o empreendedorismo nas regiões atendidas. Além disso, ele proporciona a oportunidade de levar capacitações aos agentes de desenvolvimento, que atuam diretamente no suporte aos empreendedores. A realização do evento no Distrito Federal também facilita a participação de outros membros do Sebrae DF, contribuindo para um melhor atendimento e desenvolvimento das técnicas de negociação e orientação aos empresários.
Para a analista da Assessoria de Gestão Estratégica e Políticas Públicas (AGEP) do Sebrae no Distrito Federal, Hélia Castro, a realização do encontro foi fundamental para que a instituição consiga amplificar a promoção do empreendedorismo nas diversas regiões do país, promovendo melhorias pontuais nos trabalhos de agentes de desenvolvimento, figuras que são fundamentais no suporte direto aos pequenos empreendedores.
“É uma oportunidade de melhor aproximação com quem trabalha em outros estados e de promover melhorias que terão reflexos no atendimento do nosso público, que no caso do Sebrae no DF, é o micro e o pequeno empreendedor da regiões administrativas. A partir da nossa participação, vamos estruturar capacitações e orientações para os nossos agentes de desenvolvimento que atuam direto nas Salas do Empreendedor e consequentemente incentivar uma maior participação no Selo Sebrae”, afirmou Hélia.
A realização do encontro também foi avaliada positivamente pelo analista técnico e gestor da Rede Estendida/Parceira de Atendimento do Sebrae no DF, Everton Saúde. Ele destacou as contribuições para a formulação do edital 2025 do Selo Sebrae e afirmou ser fundamental avaliar os resultados alcançados ao longo de 2024 para pensar estrategicamente as ações futuras, garantindo que todos os gestores envolvidos estejam alinhados e preparados para os desafios e oportunidades que virão.
“Os resultados dessa integração irão proporcionar segurança para quem está inserido na rede parceria de atendimento. Daqui saem as orientações, os direcionamentos que certamente irão refletir no aumento da qualidade do atendimento ao pequeno empreendedor”, completou.
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