Entre os dias 7 e 9 de outubro, foi realizada a edição 2024 do Fórum do Ensino Fundamental. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), funcionou como um espaço para o reconhecimento e a difusão de práticas pedagógicas exitosas realizadas por professores de ensino fundamental da rede pública de ensino da capital federal, bem como debater temas importantes com especialistas, na perspectiva de potencializar as ações desses professores transformadores. A realização contou com o apoio do Sebrae no DF e teve suas atividades concentradas no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), na Asa Norte.
O fórum é fruto de um esforço conjunto realizado ao longo do ano letivo pela Diretoria de Ensino Fundamental e pela Subsecretaria de Educação Básica (Subeb) da SEEDF. Planejado com atenção e estratégia, o encontro destaca a importância do acompanhamento, monitoramento e formação, em articulação com as regionais de ensino, visando aprimorar as ações pedagógicas nas unidades escolares.
Com uma programação envolvente que se estendeu por três dias, o evento abordou o tema “Da Alfabetização às Adolescências” e reuniu coordenadores das 14 regionais de ensino do DF, além de professores, servidores da SEEDF, do Ministério da Educação e de outras organizações, representando uma oportunidade para discutir desafios e compartilhar experiências, fortalecendo a educação no Distrito Federal.
A subsecretária da Educação Básica do DF, Iêdes Braga, destacou a importância da realização do Fórum, citando a oportunidade de colaboração entre gestores, coordenadores regionais e professores, bem como a necessidade de extrapolar os muros das escolas e compartilhar experiências. “Quando a gente compartilha experiências, damos ao outro a oportunidade de conhecer o nosso trabalho, replicá-lo e melhorá-lo, porque é assim que deve ser a educação”, afirmou. “A presença de vocês hoje é fundamental. Sem a colaboração das gestões regionais e das unidades escolares, corremos o risco de estagnar”, acrescentou.
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, durante a cerimônia de abertura do evento, enalteceu as parcerias realizadas pela pasta para superar os desafios impostos diariamente na educação. Entre esses desafios elencados pela secretária, está a necessidade de olhar para os anos finais do ensino fundamental. “Precisamos dedicar esforços a essa etapa importantíssima do ensino. Debatemos muito o ensino médio em todo o país, mas muitas vezes esses anos finais do ensino fundamental caem no esquecimento. Temos que aprimorar essa etapa; caso contrário, o aluno corre o risco de ingressar no ensino médio com uma deficiência gigantesca”, comentou.

Diretora superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha destacou também a relevância das parcerias, ressaltando o estreito vínculo entre a instituição e a Secretaria de Educação, que anualmente beneficia milhares de estudantes. Nesse sentido, a dirigente abordou a importância da educação empreendedora para o futuro econômico da cidade, apontando como essa combinação pode transformar o Distrito Federal em um território mais desenvolvido economicamente.
“Para nós, do Sebrae, é sempre uma alegria estar lado a lado com vocês, da Educação. Essa combinação é importante para o futuro do nosso Distrito Federal. Precisamos mostrar mais opções para os nossos estudantes, e vocês, educadores, desempenham um papel fundamental nesse processo”, observou a dirigente, que também citou o contexto em que o funcionalismo público já apresenta um teto, limitando as perspectivas de carreira apenas a concursos.
Rose também expressou orgulho durante o evento, informando aos participantes do fórum que o Sebrae no DF possui a maior cobertura, dentro do Sistema Sebrae, de ações voltadas para o desenvolvimento da educação empreendedora no país.

A abertura do fórum também contou com a participação da chefe de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Mônica Rodrigues Dias, e da diretora substituta de Políticas e Diretrizes da Educação Básica do Ministério da Educação, Raquel Fanzim.
Ao longo dos três dias, a programação do evento contou com a condução de painéis temáticos, espaços para a realização dos comentários, esclarecimentos de dúvidas e outras reflexões. Além disso, foram realizadas homenagens aos professores que submeteram relatos de práticas pedagógicas bem-sucedidas para o Fórum do Ensino Fundamental.

A organização do evento selecionou, por meio de edital, 20 relatos de práticas exitosas em escolas do ensino fundamental para compor um anuário oficial do Fórum, e 13 delas foram apresentadas ao longo do evento.
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