Um dos locais mais movimentados do Distrito Federal, a Rodoviária do Plano Piloto recebe desde a última terça-feira, 18 de fevereiro, a primeira edição da Ação Empresarial em 2025. A iniciativa é uma realização do Sebrae no DF e oferece atendimento personalizado, orientação e capacitação para micro e pequenos empreendedores do DF. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento de pequenos negócios na região administrativa, contribuindo para o fortalecimento das comunidades, o crescimento econômico e social, e a competitividade dos empreendimentos.
Os atendimentos a pequenos empreendedores estão ocorrendo na Unidade de Atendimento Móvel (UAM) da instituição. Nesse espaço, os participantes têm acesso a uma variedade de serviços, incluindo orientações sobre gestão de negócios e informações sobre as soluções oferecidas pelo Sebrae no Distrito Federal. Além disso, o local oferece suporte para a abertura da inscrição de Microempreendedores Individuais (MEI), dicas sobre acesso a crédito e vários outros temas pertinentes para aqueles que desejam empreender ou iniciar seu próprio negócio.

Ainda como parte das atividades, estão sendo realizadas análises e fornecidos insights sobre tendências de mercado, identificação de oportunidades e práticas recomendadas para os diferentes setores presentes no Distrito Federal.
Conforme explica a gerente de Atendimento Personalizado, Gabriella Marinho, o Sebrae no DF está sempre atento às necessidades dos empreendedores e das organizações da sociedade civil em todas as regiões administrativas. “Por meio da Unidade Móvel, o Sebrae descentraliza o atendimento, levando orientações diretamente aos empresários em suas próprias cidades. Esse modelo de atendimento itinerante proporciona maior proximidade e acessibilidade aos serviços oferecidos”, salienta.
Ewerton Valois, analista da Gerência de Atendimento Personalizado (GAPE) do Sebrae no DF, reforça a importância da UAM na Rodoviária para atender pequenos empreendedores. Segundo ele, com a estrutura presente no local, muitos empreendedores que atuam nas regiões do Distrito Federal têm a oportunidade de acessar os serviços de forma mais conveniente.

O analista também destaca os serviços disponíveis, como a verificação da regularidade da empresa e assistência na negociação de dívida ativa e do Simples Nacional. “Por meio da UAM, fazemos a impressão dos boletos para a regularização da empresa, além de orientar sobre os cursos, palestras e consultorias. Além disso, apoiamos o pequeno empreendedor para a entrega de uma obrigação muito importante, que é declaração anual de faturamento de. Esse compromisso com o Fisco Nacional deve ser enviado até o dia 31 de maio e nós já estamos atendendo e alertando o pequeno empreendedor sobre essa obrigação”, afirma.
Roberto Jorge Almeida, proprietário de uma loja de acessórios femininos, compartilhou sua experiência positiva com a Unidade de Atendimento Móvel (UAM). Morador de Valparaíso de Goiás, ele mencionou que o deslocamento até a sede do Sebrae, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) é mais complicado, enquanto a Rodoviária do Plano Piloto oferece uma opção mais acessível.
Durante o atendimento, Roberto buscou informações sobre a situação de sua empresa e saiu com boletos para regularizar seu CNPJ. “É uma excelente iniciativa. Hoje, consegui regularizar a situação da empresa que abri há algum tempo. Vou quitar meus débitos e regularizar tudo, além de participar dos cursos e palestras oferecidos pelo Sebrae”, comentou.
A UAM está localizada na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto. Os atendimentos continuam nesta sexta-feira, 21, entre 9h e 17h, com uma estrutura completa para atender aos pequenos empreendedores e demais interessados
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