ASN DF
Compartilhe

Trajetória de coragem e persistência faz empreendedora ter sucesso à frente de boteco no Guará

Natural do Pará, Elma Pereira superou sucessivas adversidades para construir seu próprio negócio e transformar o espaço em um ponto de encontro na região
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

A vida humana, em sua essência, é repleta de desafios que se manifestam de variadas maneiras, como questões emocionais, barreiras no âmbito profissional, restrições físicas, entre outras. Apesar disso, para muitas pessoas, desafios não se configuram apenas como obstáculos, mas como oportunidades de crescimento e transformação.

Natural de São Caetano de Odivelas, município do estado do Pará, Elma Pereira, hoje com 53 anos, é um verdadeiro exemplo de como a determinação e a força de vontade podem transformar desafios em conquistas. Após enfrentar as dificuldades de uma infância marcada por privações, ela se mudou para o Distrito Federal, onde começou a trabalhar como doméstica. Anos mais tarde, quando já estava com 35 anos, sua vida foi novamente abalada com a morte do marido. “Fiquei viúva. A vida já estava bem difícil, mas não desisti. Foi então encontrei uma oportunidade de trabalho em um bar e comecei a me aventurar na cozinha. Aprendi a preparar pratos como pescoço de peru, codorna frita e farofa de ovo. Além de cozinhar, assumi funções como caixa, aprendi a operar a churrasqueira”, recorda.

Com o tempo, Elma se tornou mais do que uma funcionária. Era o braço direito do proprietário, essencial para a tomada de decisões e para o funcionamento diário do empreendimento. Como uma funcionária coringa, ela, ao longo dos anos, acumulou ainda mais experiência. Era responsável por receber os clientes e conduzi-los às mesas, auxiliava os garçons em momentos de pico para desafogar o serviço e também agilizava o preparo dos pedidos na cozinha.

Alguns anos mais tarde, com a decisão de aposentadoria do proprietário do bar, Elma viu a chance não apenas de realizar um sonho antigo, mas também de criar um espaço que acolhesse a todos. Era chegado o momento de ter o seu próprio negócio. Ela, então, uniu forças com mais duas sócias e encontrou um local que julgou ser ideal para abrir o empreendimento: um terreno localizado entre as QE26 e QE28, no Guará 2, cercado por uma grande área verde.

A parceria com as sócias não foi para frente. Porém, Elma não se viu desanimada por essa razão. Ela seguiu com o propósito de abrir o seu próprio negócio e inaugurou o Buteco da Elma em meio a um período delicado: a pandemia de covid-19, quando diversos empreendimentos enfrentavam dificuldades e até mesmo fecharam as portas.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

A ideia era criar algo muito além de um simples bar ou restaurante, onde os clientes pudessem se sentir bem acolhidos e estar em sintonia com um ambiente vibrante e inclusivo, que celebrasse a diversidade e fortalecesse os laços comunitários.

Com mesas ao ar livre sob a sombra de árvores, música ao vivo e eventos como a tradicional roda de samba aos sábados, o Buteco da Elma rapidamente ganhou forma e se transformou em um ponto de encontro para todos, desde jovens e famílias até os mais velhos da comunidade do Guará e de outras regiões do Distrito Federal, que encontram no local um espaço de convivência e alegria. “Costumo dizer que o meu bar é um lugar que sempre terá os braços abertos para pessoas que buscam momentos de alegria e descontração, com paz e respeito entre os clientes. Adoro circular entre as mesas dos clientes, para recebê-los bem, bater um papo descontraído e às vezes até me sento em algumas mesas para brindar com os amigos”, afirma Elma.

O compromisso com a qualidade dos pratos e o bom atendimento consolidaram o boteco como um sucesso. O trabalho gerou, também, reconhecimento por meio da participação no Festival Botecar 2024, uma iniciativa promovida para celebrar a essência e cultura dos botecos locais, combinando gastronomia, música e arte. O Buteco da Elma foi vencedor na categoria melhor petisco do Distrito Federal, com a receita de pescoço de peru que acompanha farofa de ovo. “Foi um momento marcante, repleto de emoções, aplausos e a certeza de que nosso trabalho árduo é reconhecido”, recorda.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Elma sabe que a atmosfera é fundamental, e não deixa de se esforçar para que o empreendimento continue posicionado como um espaço onde as pessoas se sentem bem-vindas e celebradas.

Para que esse objetivo seja possível, Elma conta com o feedback dos clientes e, mais recentemente, passou a contar com o apoio do Sebrae no Distrito Federal. A relação entre as partes ainda está em um estágio inicial, mas a empreendedora nutre boas expectativas, já que sabe da importância da instituição. “Sempre tive um imenso respeito pelo Sebrae, que desempenha um papel importante, fundamental para os pequenos empresários. “Nós precisamos desse apoio essencial para começar e fazer as nossas ideias engrenarem. Quero contar com esse apoio para que o meu negócio seja cada vez mais reconhecido e respeitado”, salientou.

Uma parcela da coragem e da persistência de Elma estiveram em evidência durante a realização do Movimente nas Cidades, um evento organizado pelo Sebrae no DF para fortalecer pequenos negócios, sobretudo aqueles liderados por mulheres. A iniciativa mobilizou a região do Guará no último dia 25 de março. Elma esteve acompanhada de outras empreendedoras locais para debater os desafios enfrentados pelas mulheres no mercado, além de propor soluções e incentivar políticas públicas para o setor.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Embora ainda esteja fortalecendo sua relação com o Sebrae, Elma não deixa de traçar planos para o futuro. Ela assegura estar comprometida com a manutenção da qualidade que transformou o boteco em uma referência no cenário gastronômico do Distrito Federal, e tem se dedicado a aprimorar serviços, como a criação de pratos exclusivos, além de desenvolver ações para fidelizar clientes e elevar o padrão do atendimento. Elma também mira a expansão do negócio.

Serviço – Buteco da Elma

Endereço: QE 26/28, ao lado da Auto Lub | Guará, Distrito Federal

Horário de funcionamento: de segunda a segunda, das 10h às 23h

Contato: 61 9 9670-2491

Redes sociais: @buteco_da_elma

-

-

  • Buteco da Elma
  • Caso de Sucesso
  • Empreendedorismo
  • Sebrae no DF;