ASN DF
Compartilhe

Sebrae marca presença na primeira Feira de Oportunidades da Universidade de Brasília

Representante da instituição falou aos participantes da iniciativa sobre o cenário empreendedor local
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

Entre os dias 27 e 29 de agosto, o Sebrae no Distrito Federal participou da primeira Feira de Oportunidades Vem Pra Universidade de Brasília (UnB), realizada no Instituto Central de Ciências (ICC) do Campus Universitário Darcy Ribeiro. O evento, organizado como uma atividade de boas-vindas para o segundo semestre de 2025, reuniu estudantes, docentes e técnicos da universidade, oferecendo um espaço de interação com empresas, redes de tecnologia, a administração da UnB e diversas organizações voltadas para orientação acadêmica e profissional.

A feira foi uma oportunidade para os participantes explorarem possibilidades como estágios, empregos, bolsas de estudo, intercâmbios, programas de extensão e outras iniciativas acadêmicas. Além disso, o evento teve como objetivos principais promover redes de conexão, criando um ambiente propício para que os estudantes pudessem interagir com profissionais, gestores e projetos alinhados aos seus interesses acadêmicos e profissionais.

A realização também buscou oferecer orientação profissional por meio de workshops e palestras sobre temas como construção de currículo, preparação para entrevistas, desenvolvimento de carreira e empreendedorismo, visando capacitar os alunos para o mercado de trabalho. Outro foco foi facilitar o acesso a informações sobre os diversos programas oferecidos pela universidade, incluindo estágios, intercâmbios, cursos e bolsas de estudo, ampliando as oportunidades disponíveis para a comunidade universitária.

Jorge Adriano, gerente da Assessoria de Políticas Públicas e Ecossistemas de Negócios (APEC) do Sebrae no DF, foi quem representou a instituição e falou aos participantes da feira de oportunidades sobre a cena empreendedora local. Ele destacou os principais aspectos do empreendedorismo e a importância de preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho e salientou que o empreender não é algo que se restringe à abertura de negócios, mas envolve também a capacidade de identificar oportunidades e transformá-las em soluções inovadoras que atendam às demandas da sociedade. Para isso, destacou a necessidade de desenvolver habilidades como criatividade, resiliência e gestão de riscos, essenciais para quem deseja empreender.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

O gerente do Sebrae no DF abordou o papel fundamental da educação empreendedora na formação dos estudantes, destacando que o Sebrae oferece programas e ferramentas que auxiliam na capacitação e no planejamento de negócios.

Outro ponto destacado por Jorge foi a importância da colaboração entre universidades, empresas e instituições públicas para fomentar o ecossistema empreendedor. Ele destacou que eventos como a Feira de Oportunidades da UnB são espaços estratégicos para promover conexões e inspirar os jovens a transformar ideias em projetos concretos.

Jorge encerrou a apresentação incentivando os estudantes para explorar as oportunidades ofertadas pelo Sebrae e aproveitar o potencial do empreendedorismo como uma via para o sucesso profissional e pessoal. Entre as soluções listadas está uma lista de oportunidades de negócios que têm potencial para transformar o ecossistema empreendedor do Distrito Federal.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

As oportunidades são resultado de uma pesquisa encomendada pela instituição que avaliou diversas atividades, resultando em fichas técnicas que indicam as exigências do mercado, a viabilidade técnica e financeira, aspectos regulatórios e de inovação, e ainda o alinhamento com práticas de sustentabilidade. As áreas com maior potencial, identificadas como vocações do Distrito Federal de acordo com o estudo e apresentadas por Jorge são: economia criativa, educação, agricultura, inovação, saúde, indústria 4.0, logística e turismo.

O representante do Sebrae no Distrito Federal, salientou, ao final da apresentação, a importância do papel da universidade na formação de jovens empreendedores. “A UnB cria, com a realização desse evento, um espaço essencial para que os nossos jovens tenham uma visão ampla e possam conseguir moldar o futuro. E apresentar o empreendedorismo dentro desse contexto é fundamental”, pontuou.

“Queremos incentivar que, dentro do ensino superior e da educação como um todo, o estímulo ao empreendedorismo seja plantado desde cedo, para que esses jovens aprendam de forma inovadora, diferente do modelo tradicional da Revolução Industrial. Hoje, empreender é uma atividade que promove o desenvolvimento pessoal enquanto contribui para o crescimento da cidade e da comunidade”, completou o gerente do Sebrae.

Além da palestra, o Sebrae também levou a Unidade de Atendimento Móvel (UAM) até o campus universitário. A estrutura, disposta em uma carreta, atraiu o público que passou pelo local do evento e serviu de palco para a difusão das soluções ofertadas pelo Sebrae para quem empreende e para aqueles que desejam abrir o seu próprio negócio.

-

-

  • Educação Empreendedora
  • Feira de Oportunidades
  • Sebrae no DF;
  • UnB