ASN DF Atualização
Compartilhe

Novos estudantes do NEJ participam de Aula Magna em Santa Maria

Ocasião contou com a participação da empresária Juliana Jacinto, organizadora do Capital Moto Week
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

A Escola Técnica de Santa Maria foi o cenário para o início de mais um capítulo da parceria de sucesso no DF. O local recebeu, na última quinta-feira, 28 de agosto, a Aula Magna que marcou o início de atividades de duas novas turmas do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ). A iniciativa, desenvolvida pelo Sebrae no DF em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF) e o Sebrae Minas tem como objetivo estimular estudantes que estejam cursando ou que já tenham concluído o ensino médio a se tornarem cidadãos empreendedores e protagonistas, preparados para os desafios do mercado de trabalho e da vida.

Rose Rainha, superintendente do Sebrae no Distrito Federal, abriu o evento com um discurso inspirador, destacando o potencial dos estudantes para contribuir com o fortalecimento do ecossistema empreendedor da região. Em sua fala, ela enfatizou a importância do investimento em conhecimento e no desenvolvimento de competências, ofertados pelo Sebrae por meio do NEJ.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

“A jornada que vocês terão ao longo dos próximos meses será desafiadora, mas temos plena confiança no sucesso de cada um de vocês. Essa experiência vai além da sala de aula, proporcionando aprendizado com grandes empresários que transformaram sonhos modestos em grandes realizações. Vocês terão a oportunidade de construir seus próprios negócios, tornando-se agentes de transformação. E vamos caminhar juntos. A equipe do Sebrae estará ao lado de vocês, pronta para apoiar e orientar em cada etapa dessa jornada”, pontuou a dirigente.

Nádia Cristina, representante da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Minas Gerais, acompanhou a atividade e também transmitiu uma mensagem de motivação aos estudantes, além de destacar que NEJ permitirá não apenas o desenvolvimento individual, mas, sobretudo, contribuirá para o crescimento da sociedade como um todo. “O NEJ está aqui para promover a educação e transformação. Acreditamos que, ao aprenderem sobre empreendedorismo, vocês não só constroem suas próprias jornadas, mas também contribuem para o desenvolvimento das comunidades”, comentou a analista.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

A abertura da atividade contou, ainda, com a presença de Joelma Bonfim, diretora de Educação Profissional da SEEDF, que definiu a educação empreendedora como pilar fundamental para a transformação social. Ela agradeceu a parceria de sucesso entre o Sebrae e as instituições de ensino, ressaltando seu impacto na formação de jovens capazes de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula para transformar realidades. “Vocês terão um universo de oportunidades por meio do NEJ. Sejam bem-vindos ao início de uma jornada transformadora”, observou.

Doses de inspiração também foram compartilhadas pela empresária Juliana Jacinto, organizadora do Capital Moto Week (CMW), o maior festival de rock e motos da América Latina. Ela compartilhou sua trajetória inspiradora com os estudantes inscritos no NEJ, desde a infância em Goiânia, a mudança para a capital federal – onde conheceu seu marido e sócio –, e a experiência adquirida no universo de licitações, antes de mergulhar de cabeça na produção de eventos.

Juliana ressaltou a importância da inovação e do empreendedorismo em sua jornada, destacando como transformou o Capital Moto Week em uma plataforma de economia criativa que impulsiona bandas independentes e diversos artistas. Ela refletiu sobre o significado de empreender, ressaltando a necessidade de estar sempre inovando, pensando em detalhes diferentes.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

Juliana é responsável pelas áreas administrativa, de relacionamento com motoclubes e pelas diretrizes ESG do Capital Moto Week — atribuições que lhe renderam o Certificado Internacional Lixo Zero e a ISO 20.121. Ela ressaltou a importância de gerar oportunidades e agregar valor à comunidade local, enfatizando que paixão e visão empreendedora vão além do lucro e deixam um legado duradouro. Para ilustrar esse pensamento, citou números desempenho do festival na edição deste ano. O evento, ao longo dos 10 dias, gerou mais de 22 mil empregos e mobilizou cerca de 600 empresas.

Antes de encerrar sua participação e responder questionamentos feitos pelos estudantes, Juliana compartilhou uma mensagem inspiradora aos estudantes. “O dinheiro não pode ser o foco principal. O seu foco principal tem que ser construir um bom processo, se relacionar com as pessoas e ter uma boa rede de contatos. Isso vale muito mais”, concluiu a empresária.

As palavras de Juliana serviram de combustível para o jovem Allef Félix da Silva, morador de Santa Maria e um dos novos estudantes do NEJ. Aos 16 anos, ele nutre sonhos e traça caminhos para ser dono de seu próprio negócio, no segmento alimentício. “Para algumas pessoas, provavelmente foi só mais uma palestra, mas para outras pode ser uma oportunidade, uma fonte de inspiração para abrir o próprio empreendimento e começar a sua própria jornada”, comentou o estudante.

Allef soube do NEJ por meio de uma professora da Escola Técnica de Santa Maria e rapidamente buscou meios de garantir sua vaga no curso de técnico em administração. “Quero me desenvolver como pessoal. Abrir a minha empresa com boas orientações e ir convivendo e crescendo com essa atmosfera que sempre me atraiu”, completou.

Sobre o NEJ

O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) é uma iniciativa lançada pelo Sebrae no Distrito Federal em maio de 2022, seguindo um modelo de sucesso implementado pelo Sebrae Minas Gerais. Com a parceria da SEEDF e por meio de uma metodologia inovadora, estudantes da rede pública recebem, de forma gratuita, formação técnica focada na gestão de negócios. Isso permite que os estudantes tenham contato com o mundo corporativo e desenvolvam projetos pensados para empresas e situações reais, um grande diferencial na formação para o mercado de trabalho.

A atividade em Santa Maria reuniu estudantes de duas escolas públicas do DF que oferecem o curso de Empreendedorismo Juvenil: a Escola Técnica de Santa Maria e o Centro Educacional (CED) 02 do Cruzeiro, beneficiando 49 alunos e professores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Somando-se às turmas em andamento na Escola Técnica de Santa Maria, no CED 02 do Cruzeiro e no CED 308 do Recanto das Emas — esta última com gestão compartilhada entre a SEEDF e a Polícia Militar do DF —, aproximadamente 250 estudantes estarão no curso de Empreendedorismo Juvenil ao longo de 2025, contando com professores da Secretaria de Estado de Educação do DF e a metodologia do Sebrae.

A meta é ampliar ainda mais a iniciativa, fortalecendo a parceria entre o Sebrae DF e a Secretaria de Educação do Distrito Federal para disponibilizar formação empreendedora a um número crescente de alunos.

  • Educação Empreendedora
  • Núcleo de Empreendedorismo Juvenil
  • Sebrae no DF;
  • SEEDF