Aos 30 anos, Francisca Soares viu sua vida mudar de forma radical. Viúva e mãe de quatro filhos pequenos, precisou encontrar forças para sustentar a família sozinha. Na época, trabalhava como diarista e manicure, mas a perda do marido trouxe não apenas a dor do luto, como também o peso de arcar sozinha com todas as responsabilidades. “Eu não tive o privilégio de viver o luto. Precisava ser forte, encontrar soluções rápidas, porque meus filhos já tinham perdido o pai. Eu não podia deixá-los perder também a esperança”, relembra.
O início foi marcado por grandes dificuldades. Sem casa própria, Francisca chegou a morar com os filhos em um quartinho improvisado no subsolo de um prédio, onde funcionava a caixa de gordura do edifício. O espaço insalubre comprometia a saúde das crianças, mas ainda assim era a única alternativa. “Eu pensava: é melhor do que a rua. Toda noite eu limpava o ambiente para eles conseguirem dormir”, conta. Mesmo em condições precárias, ela não desistiu. Fazia faxinas, unhas e buscava alternativas para garantir o sustento dos filhos.
Um ano depois da viuvez, a pensão por morte finalmente foi liberada. Com os recursos retroativos, Francisca conseguiu alugar um apartamento, comprar móveis e dar um pouco mais de dignidade para os filhos. Voltou ao mercado de trabalho em uma loja de doces e alimentou o sonho de abrir uma cafeteria. No entanto, foi o incentivo de uma amiga que a levou para outro caminho: a criação de uma lan house. “Eu não sabia nem o que era WhatsApp Web. Mas pensei: se essa é uma chance de empreender, eu vou tentar”, recorda.
Assim nasceu a NetPoint, no final de 2019. O negócio, porém, enfrentou um novo desafio logo nos primeiros meses: a pandemia. As restrições obrigaram o fechamento do espaço, e Francisca, já endividada com um empréstimo, precisou de muita criatividade para sobreviver. Com o apoio dos filhos, manteve a empresa funcionando de portas fechadas, atendendo os clientes que batiam à entrada. Pouco tempo depois, a sócia desistiu, mas a família se uniu novamente. “Meu filho mais velho aprendeu em uma semana tudo o que precisava para tocar a lan house. A força deles foi o que me fez continuar”, destaca.

Com o tempo, a NetPoint se consolidou na região de Arniqueira, atendendo desde jovens até autoridades locais. Agora, o negócio passa por uma transformação. Está se tornando a LanCoffee, unindo tecnologia e aconchego. O espaço será voltado principalmente para idosos, público que já representa a maior parte dos clientes. Eles chegam em busca de ajuda para imprimir documentos, pagar contas ou aprender noções básicas de internet, e encontram muito mais que um serviço, recebem acolhimento.
“Cuidar dos idosos é um privilégio. Eles cuidaram de nós quando éramos crianças, agora é a nossa vez de cuidar deles”, afirma Francisca. A LanCoffee será esse ponto de encontro, onde o cheiro do café se mistura ao clique do mouse, fortalecendo laços de respeito e cuidado.

A trajetória de Francisca aproximou a empreendedora do Sebrae no Distrito Federal. Embora nunca tenha feito cursos formais, ela conheceu a instituição após participar de um painel de experiências no Movimente nas Cidades – edição Arniqueira. O encontro abriu novos horizontes. “Fiquei encantada com tudo o que o Sebrae oferece. Quero começar a fazer cursos para potencializar o meu negócio, principalmente agora que estou nesse momento de transição”, projeta.
Hoje, aos 41 anos, Francisca olha para trás com orgulho do caminho percorrido. Mãe de cinco filhos – quatro do primeiro casamento e o caçula fruto de uma nova união – ela se tornou referência de resiliência para os filhos, que seguem o legado da mãe, apoiando-a no estabelecimento, apenas o mais velho já deixou o espaço pois foi para o exército. “Passei por muitas dificuldades, mas transformei a dor em força. Tenho orgulho dos meus filhos e da mulher que me tornei. A LanCoffee é a prova de que é possível recomeçar, mesmo quando tudo parece perdido”, conclui.
Serviço – NetPoint / LanCoffee
Contato: (61) 99428-1970

