Com o objetivo de combater a elevada taxa de mortalidade de micro e pequenas empresas – muitas das quais encerram atividades antes de completar cinco anos – o Sebrae no Distrito Federal promoveu, na noite da última quarta-feira, 17 de setembro, uma palestra sobre gestão, cultura organizacional e estratégia. A iniciativa reuniu um público diverso no Sebraelab, no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), e contou com a participação do empresário Flávio Alves, CEO e founder da Novatics, empresa brasiliense que atua com design e desenvolvimento de sistemas que apoia empresas em todo o mundo no desenvolvimento de produtos digitais.
Flávio compartilhou com o público presente a trajetória de sua empresa, que tem mais de 11 anos de atuação e foi eleita o melhor lugar para trabalhar, de acordo com o ranking Great Place To Work (GPTW) entre médias empresas na região Centro-Oeste e é referência na exportação de serviços de software. Flávio estruturou a apresentação em três etapas, abordando a importância de uma cultura organizacional bem estabelecida, estratégia associada ao foco, além da necessidade de criar rotinas de inovação voltadas ao futuro do negócio.
Segundo o empresário, negócios de base tecnológica dependem essencialmente de pessoas e capital intelectual, o que exige atenção contínua à construção de um ambiente que favoreça criação e aprendizado. “Criar uma cultura de inovação é fundamental e cuidar de toda a jornada — atração, retenção e desenvolvimento — é o que mantém o capital intelectual”, afirmou.
Acerca do eixo estratégia e foco, Flávio defendeu o planejamento alinhado ao propósito da empresa e a adoção de ferramentas simples que facilitem a execução. “Modelos de OKR (objetivos e resultados-chave), por exemplo, ajudam a dar foco, transparência e resultados práticos”, acrescentou.

O líder da Novatics destacou a inovação como um pilar fundamental para o futuro de uma empresa. Ele destacou a importância de as organizações de pequeno porte se estruturarem para refletir constantemente sobre melhorias e a criação de diferenciais competitivos. “Pensando no futuro, a empresa deve se organizar e refletir sobre como é possível melhorar e gerar diferenciais competitivos, pensando não só na melhoria de performance em curto prazo, mas na expansão da sua operação e no horizonte um pouco maior”, observou.
Flávio também aproveitou a oportunidade para compartilhar boas práticas de inovação que utiliza no dia a dia da Novatics com os empreendedores, salientando a necessidade de um pensamento estratégico voltado para a inovação contínua.
Em meio aos participantes da atividade, estava o CEO e fundador da Tayta Solutions, Sérgio Farias. Ele destacou a relevância do debate sobre cultura organizacional. “Valores bem definidos precisam vir acompanhados de ações concretas, para que não se tornem um discurso vazio”, pontuou.
Ele também sinalizou ajustes imediatos no próprio planejamento: “Vamos revisar o SWOT do plano estratégico para 2026, aproveitando a estrutura mais direta apresentada na palestra”, afirmou.
Outro empresário presente foi Júnior Braz, sócio proprietário da MasterBraz Tecnologia — empresa de suporte e infraestrutura de TI com operações no DF e em Goiás — a troca de experiências foi o ponto alto. “Ouvir um empresário relatando sua trajetória aproximou o conteúdo da minha realidade. Em duas horas, tive uma aula prática, com insights que vamos aplicar no nosso processo de melhorias e mudanças”, avaliou Júnior, que pela primeira vez participou de uma atividade no Sebraelab.

A atividade integra o Projeto Setorial TIC, uma iniciativa conduzida pelo Sebrae no Distrito Federal, em parceria com instituições como o Sindicato da Indústria da Informação do Distrito Federal (Sinfor/DF), Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Regional Distrito Federal (Assespro/DF), Tecsoft, Associação de Provedores do Distrito Federal (Aspro/DF), Project Management Institute no Distrito Federal (PMI/DF), a Associação dos Desenvolvedores de Jogos do DF (Abring/DF), a BioTIC S/A, Universidade Católica de Brasília (UCB), Sindicato das Empresas de Informática do Distrito Federal (Sindesei/DF), Brasil Startups, Instituto Multiplicidades, R5 Inteligência Digital, Faculdade Senac, Programa ALI Produtividade, entre outras.
O projeto tem se consolidado como um eixo estratégico para o fortalecimento e desenvolvimento de empreendimentos nos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), provedores de internet, games e startups de base tecnológica, ampliando a competitividade e a sustentabilidade dos negócios locais.
A gestora da iniciativa no Sebrae, Cláudia Bonifácio, realizou uma breve apresentação aos empresários participantes, reforçando a importância do espaço Sebraelab como ambiente de apoio ao empreendedorismo e inovação, disponível gratuitamente para coworking, realização de eventos sobre esses temas, salas para reuniões, entre outros.

Durante o encontro, três empresários conheceram o local pela primeira vez, ampliando a percepção sobre as possibilidades oferecidas pela instituição.
Cláudia também destacou a relevância da capacitação e o impacto da trajetória da Novatics. “Fiquei encantada em rever a história do Flávio, que conheci há 11 anos, quando iniciei minha jornada no Sebrae e o presenciei participando de capacitações e consultorias oferecidas pela instituição. É inspirador observar como a empresa cresceu e se consolidou nesse período. A palestra trouxe, de forma muito organizada e prática, contribuições valiosas sobre cultura, estratégia e inovação para os empreendedores presentes”, comentou a gestora do Sebrae no DF.
“Outro ponto de grande destaque foi a atenção dedicada à segurança e ao cuidado com os colaboradores, que desde os primeiros anos integraram o DNA da Novatics. Esse compromisso construiu um ambiente de confiança, respeito e valorização do capital humano, sustentado por uma forte cultura de capacitação contínua. A criação e o acompanhamento de indicadores também se mostraram fundamentais para embasar decisões estratégicas e sustentar o crescimento”, acrescentou Cláudia.
A gestora concluiu afirmando que toda a trajetória da Novatics reflete profissionalismo, visão de futuro e a capacidade de seus líderes em cultivar, desde o início, uma cultura sólida. “Esses pilares garantiram a sustentabilidade da empresa, que hoje é referência e exporta soluções digitais principalmente para o Canadá e os Estados Unidos. Então, ter esse momento aqui no Sebraelab foi extremamente construtivo para os empresários presentes, que saíram maravilhados e já planejando mudanças e melhorias em seus próprios negócios”, concluiu.


