ASN DF Atualização
Compartilhe

Movimente nas Cidades chega ao Núcleo Bandeirante e Candangolândia para incentivar o empreendedorismo feminino

10ª edição do programa reuniu empreendedoras, lideranças e comunidade em uma noite de reflexões, histórias de sucesso e fortalecimento de negócios
Por Jamile Rodrigues | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

O Sebrae no Distrito Federal promoveu na última terça-feira, 23 de setembro, a 10ª edição do Movimente nas Cidades, desta vez contemplando as regiões administrativas do Núcleo Bandeirante e Candangolândia. O evento ocorreu na Escola Parque da Natureza e Esporte do Núcleo Bandeirante e reuniu empreendedoras, gestores públicos e representantes da comunidade para debater caminhos de fortalecimento dos pequenos negócios locais, com ênfase no protagonismo feminino.

Na abertura do encontro, o administrador regional do Núcleo Bandeirante, José de Assis Silva, destacou a importância de aproximar o Governo do Distrito Federal (GDF) das empreendedoras locais. Para ele, essa conexão fortalece o ecossistema e traz apoio real às mulheres. ‘‘Queremos estreitar a relação do GDF com as empreendedoras, e o Sebrae, a partir do Movimente, é um excelente parceiro nesse momento. Não é fácil ser empresário e empreender como mulher é ainda mais difícil. Por isso, uma iniciativa como essa vem para fortalecer negócios locais’’, afirmou.

Na sequência, o administrador regional da Candangolândia, Marcos Paulo Alves da Silva, ressaltou o papel formativo do Movimente. “Esse é um grande passo especialmente para as nossas regiões e precisamos aproveitar esses momentos. As mulheres da Candangolândia estão na jornada da mulher empreendedora, se capacitando e aprendendo boas práticas de gestão para irem ao mercado prontas para enfrentar os desafios. Com o apoio do Sebrae, queremos garantir que continuem empreendendo no DF”, pontuou.

Representando o Sebrae no Distrito Federal, a diretora superintendente da instituição, Rose Rainha, reforçou que a iniciativa nasceu a partir de diagnósticos feitos com as próprias empreendedoras. “A nossa pesquisa trouxe dores que só as mulheres que empreendem sentem. A partir daí, construímos uma agenda que foi levada ao governador e prontamente se transformou em política de governo, fazendo com que as secretarias de governo passem a adotar políticas públicas para abraçar o empreendedorismo feminino no DF. Encontros como esse, em cada região, servem para uma escuta ativa. Aqui damos luz às empresárias locais, ouvimos mulheres extremamente inspiradoras e nunca saímos iguais”, destacou.

Foto: Tony Winston

Já Jorge Adriano, gerente de Políticas Públicas e Ecossistemas de Negócios do Sebrae no DF, fez uma reflexão sobre a rotina múltipla das mulheres e chamou a atenção para o papel dos homens nessa construção. Ele lembrou que “50% da população é formada por mulheres e os outros 50% são filhos delas”, ressaltando a potência transformadora das comunidades locais. Também defendeu o trabalho coletivo e comunitário como estratégia para fortalecer a economia e citou os serviços de consultoria do Sebrae como suporte contínuo.

Em seguida, Jorge promoveu uma pesquisa interativa com os participantes, dinâmica que o Sebrae realiza em todas as edições do programa. A ação busca mapear os principais desafios enfrentados tanto por quem já empreende quanto por aqueles que desejam abrir um negócio. O objetivo é compreender melhor a realidade empresarial de cada localidade e, a partir disso, identificar as necessidades prioritárias para orientar políticas públicas e ações do Sebrae voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo feminino e à ampliação das oportunidades de trabalho na região.

O painel de experiências, mediado pela jornalista Márcia Zarur, trouxe relatos de empreendedoras que se destacam no comércio e serviços da região. Entre as convidadas estavam Maria Auxiliadora Ferreira Brandão (Dora Brandão Beauty) e Pabrina de Oliveira de Castro (Mega Gelatto), ambas da Candangolândia, além de Juliana Vidal (Treine Lab) e Priscilla de Carvalho Rodrigues e Silva (Pró Life Pilates), do Núcleo Bandeirante.

Foto: Tony Winston

A participação das empreendedoras evidenciou a diversidade de negócios conduzidos por mulheres na região, que vão da estética e alimentação até o setor de saúde e bem-estar.

Durante o painel, Sueli Rodrigues, secretária executiva de Gestão Estratégica da Secretaria de Governo do DF, citou como o Movimente tem sido uma ferramenta de importante transformação em todo o território. “O Movimente faz a mulher ser priorizada, pois ela pode e deve ter sua independência financeira e crescer em sua localidade. O Núcleo Bandeirante e a Candangolândia são regiões de mulheres fortes e empreendedoras, e esse trabalho fortalece ainda mais essas queridas. Pretendemos realizar cada vez mais eventos, indo em todas as cidades para mostrar a importância do Sebrae e da junção das mulheres para empreender”, disse.

O deputado distrital João Hermeto de Oliveira Neto também prestigiou a edição, reforçando a dimensão social da iniciativa. Ele relembrou a trajetória de uma empreendedora que impactou diretamente sua vida familiar. “O Movimente é uma visão muito ampla do DF. Uma empreendedora, lá atrás, sem as mínimas condições, mãe de seis filhos, foi fundamental na minha vida para sustentar nossa família e nos dar a base que temos hoje. Essa mulher é minha mãe. Por isso, sigo firme, colocando meu gabinete à disposição de todos para fortalecermos ainda mais ações neste âmbito”, afirmou.

Além das falas e do painel, o evento contou com uma feira de empreendedoras locais, que puderam expor e vender seus produtos, fortalecendo a conexão entre público e negócios. O grupo musical Merceditas, interpretou canções latino-americanas durante a feira.

Além de Núcleo Bandeirante/Candangolândia, o Movimente nas Cidades já percorreu nove regiões do DF: São Sebastião/Jardim Botânico, Guará, Recanto das Emas, Planaltina, Taguatinga, Riacho Fundo II, Santa Maria, Gama e Arniqueira, reunindo centenas de participantes em cada edição.

  • Empreendedorismo feminino
  • Movimente nas Cidades
  • Sebrae no DF;