ASN DF
Compartilhe

De lavradora a empresária da beleza

Dora Brandão colhia café com a família no interior de Minas; ao se mudar para Brasília, fez curso de cabeleireira e, com o apoio do Sebrae no DF, tornou-se uma empreendedora premiada
Por Carlos Serrão | Clip Clap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

Maria Auxiliadora Ferreira Brandão, a Dora, é a caçula de seis irmãos nascidos em Areados, distrito rural de Patos de Minas, no interior de Minas Gerais. Desde criança, ajudava a família na colheita do café. “Meu começo foi na roça mesmo, de ter as mãos calejadas e ficar no sol o dia inteiro”, lembra. “Foi quando abracei a única oportunidade de ascensão social para mim naquele momento: virar empregada doméstica em Patos de Minas”. Em 1993, mudou-se para Brasília com essa mesma família e sua empregadora deu a oportunidade que mudaria sua vida. “Ela viu potencial em mim e me deu um curso de cabeleireira. Ali começou a história da Dora Brandão”, revela.

Depois de treinar o ofício na própria escola e em instituições sociais, ela resolveu abrir seu próprio salão, o Dora Brandão Beauty, na sala de sua casa. “Era um espaço minúsculo, de 2m x 2m, separado do resto da casa pela parte de trás de um guarda-roupas, que transformei em prateleira. Junto com uma cadeira e um lavatório usados, comecei a atender o público”, lembra.

Foto: Tony Winston

Foi um começo muito difícil, em que até passou fome. “Meu filho mais velho, que na época tinha dois anos e meio, passava o dia todo na creche para permanecer bem alimentado, e eu o colocava para dormir mais cedo, com medo de me pedir um leite ou algo que eu não tinha para servir”, relata Dora, emocionada.

As clientes foram aparecendo e a empreendedora agregou duas manicures ao pequeno salão. Resolveu ocupar também um quarto contíguo, que dava para rua. De lá ela acompanhava a construção de um prédio comercial em frente, e sonhava em um dia ter o Dora Brandão Beauty instalado lá.

Foi quando conheceu o Sebrae no Distrito Federal. “Tive cursos de capacitação, empreendedorismo, inovação, suporte ao cliente, postura, estoque, como transformar seu pequeno negócio em grande negócio, entre outros. Em 2001, tudo o que precisei foi realizado graças ao Sebrae’’.

Foto: Tony Winston

O prédio ficou pronto e ela e o marido, com muita fé e determinação, planejaram muito, com a ajuda dos especialistas do Sebrae do DF, a grande mudança. Inicialmente, ocupava uma loja; hoje, são nove. Quase um quarteirão inteiro.

“Na pandemia, tive dificuldades quando fomos obrigados a fechar, então fui vender pipoca para me manter e aproveitei para fazer os cursos online do Sebrae. Um que me ajudou muito foi o que ensinou a trazer os clientes através do WhatsApp”, afirma a empreendedora.

Passado o período mais crítico, ela reabriu as portas e recebeu um impulso importante, o curso na Hair School International com especialização em cortes by Rô Siqueira. “Eu fui sorteada para receber uma visita dele no meu salão, e foram muitas dicas preciosas”, conta Dora. Entre elas, lançar uma linha de produtos. A ideia era lançar um, para cabelos cacheados. Acabaram saindo 11, divididos em quatro linhas de cuidados.

Dora foi premiada nacionalmente. Recebeu o Tesoura de Ouro, Mãos de Ouro e Destaque Empresarial de Brasília. Hoje, é referência em cortes, coloração e tratamentos capilares, criadora da sua própria marca de produtos profissionais e inspiração para mulheres que desejam transformar suas vidas.

Foto: Tony Winston

Dá palestras em empresas sobre sua trajetória, inclusive em eventos organizados por Rô Siqueira. Em setembro deste ano, esteve em um, em São Paulo. No salão, ministra cursos para quem não tem experiência alguma. “São mulheres que saem verdadeiras profissionais”, diz.

“Nunca me descuido e me mantenho atualizada nos cursos, atividades e ferramentas que o Sebrae oferece. Eles são a minha paixão. Anos atrás, se me dissessem que chegaria aonde cheguei, eu diria que estavam loucos. Mas aprendi, e passo isso para todas as pessoas com quem falo, que a gente não deve se olhar hoje; tem de planejar o futuro, se ver lá na frente. Sempre fui empreendedora, mas no Sebrae no DF eu aprendi o caminho da profissionalização. Sem eles, eu não seria a mulher que sou hoje. E pretendo chegar mais longe ainda”, garante Dora.

Serviço – Dora Brandão Beauty

WhatsApp: 61 9 8199-2446

Instagram: @dorabrandaobeauty

  • Caso de Sucesso
  • Empreendedorismo feminino
  • Sebrae no DF;