O Centro de Convenções Ulysses voltou a receber, entre os dias 9 e 12 de outubro, uma edição do maior evento do setor fitness e de bem-estar do Centro-Oeste: o Brasília Capital Fitness e Wellness. O evento reuniu um público de aproximadamente 60 mil visitantes, todos interessados em novidades sobre condicionamento físico, saúde e qualidade de vida. Eles puderam explorar produtos e serviços e conferir a força da cadeia produtiva, apresentada por 128 expositores que superaram a marca de R$ 100 milhões em negócios realizados durante os quatro dias.
A exemplo de edições anteriores, a realização do evento recebeu o apoio do Sebrae no Distrito Federal, que é parceiro dos organizadores há mais de uma década e consistentemente viabiliza a presença de micro e pequenas empresas do ramo de saúde e bem-estar, entre outras ações durante a feira. Na edição deste ano, estiveram presentes, com a parceria da instituição, um total de 45 empreendedores brasilienses de diversos segmentos, desde suplementos e alimentos naturais até moda fitness e equipamentos esportivos.
O gerente de Negócios em Rede do Sebrae no DF, Carlos Cardoso, acompanhou o início da movimentação do evento e destacou a importância da parceria entre a instituição e a comissão organizadora do evento para dar evidência e fomentar o desenvolvimento de empreendedores do setor. “O Brasília Capital Fitness e Wellness é justamente o momento em que o empresário, já com produto e posicionamento definidos, pode alcançar novos canais, conhecer o consumidor direto e também o público empresarial — nutricionistas, lojistas e redes de varejo — gerando novos negócios e oportunidades”, afirmou.

Carlos complementou, explicando que essa possibilidade de estabelecer novos contatos reflete o empenho do Sebrae. “Nosso trabalho se estende ao longo da jornada empreendedora desde a compreensão das dificuldades que o empresário enfrenta. A partir daí, trabalhamos com capacitações, consultorias e ações de mercado”, completou o gerente do Sebrae no DF
A analista da Gerência de Negócios em Rede do Sebrae DF, Juliana Mota, também ressaltou o impacto positivo da parceria. “É uma relação de sucesso, construída há anos. O Sebrae tem acompanhado o crescimento desses empreendedores e visto resultados concretos. É um evento aguardado o ano todo por quem participa, porque há vendas expressivas e muita visibilidade”, afirmou.
O CEO e idealizador da feira, Fábio Padilha destacou o papel do evento não apenas na promoção do bem-estar, mas também na movimentação econômica do Distrito Federal. “O nosso evento promove saúde, qualidade de vida e longevidade, mas também fomenta a economia local e nacional. Estimamos movimentar cerca de R$ 100 milhões em quatro dias. São mais de dez hotéis lotados, centenas de empregos gerados e uma grande vitrine para as marcas brasileiras. O Sebrae é um parceiro essencial, porque apoia quem precisa estar aqui, o pequeno empreendedor da nossa cidade”, ressaltou Padilha.

Entre os negócios apoiados pelo Sebrae estão empresas como a Nutrola, que produz granolas artesanais e saudáveis, e a Fruttê, especializada em snacks de frutas com proteínas.
Roberto Holanda, fundador da Nutrola, foi um dos mais de 40 empreendedores apoiados pela instituição. A marca brasiliense produz granolas utilizando um processo artesanal e tem como base uma receita familiar, a fim de garantir uma experiência única aos consumidores. Tudo isso, além de ser livre de conservantes e contar com a seleção de castanhas nobres.
Para Roberto, o apoio da instituição foi decisivo em todas as etapas do crescimento do negócio. “O Sebrae nos ajudou desde a formatação da marca até o marketing e a expansão. Estar aqui é mais uma prova dessa parceria que faz diferença para pequenas empresas”, contou.

Já Alexandre Pasqua, criador da Fruttê, lembra que sua história empreendedora começou em um curso do Sebrae. “A Fruttê nasceu dentro do Seminário Empretec, em 2014. De lá para cá, seguimos crescendo com o apoio do Sebrae, sempre participando de cursos e projetos. Hoje, estamos aqui com produtos que ajudam a facilitar o consumo de frutas e proteínas no dia a dia. A empresa, nasceu da necessidade de atender a um público que precisa de praticidade no dia a dia, mas que precisam ingerir mais frutas e proteínas. Esse start, junto com o apoio do Sebrae, me fez desenvolver a Fruttê”, observou o empreendedor.

Alexandre acrescenta que a presença de sua marca nesta edição do Brasília Capital Fitness e Wellness é um exemplo claro desse suporte contínuo. “Chegar a um evento dessa magnitude é a prova de que o Sebrae não só nos deu a base, mas continua nos impulsionando, abrindo portas para que empresas como a Fruttê se destaquem e alcancem novos mercados aqui no BCFW”, completou ele.
O Empretec é um seminário de imersão do Sebrae DF que desenvolve o comportamento empreendedor e a visão de oportunidades de negócios. Ele é baseado em uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) e, no Brasil, é promovido exclusivamente pelo Sebrae. O programa é intenso, com atividades práticas durante seis dias, visando potencializar resultados, fortalecer o networking e aprimorar habilidades empresariais.
-

