O Colégio Promove, localizado em Águas Claras, se transformou em um verdadeiro espaço de inovação e criatividade no último sábado, 4 de outubro, ao sediar a Feira do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Sebrae no Distrito Federal, reuniu cerca de 180 estudantes do Ensino Fundamental II e mobilizou toda a comunidade escolar em um ambiente de aprendizado prático sobre empreendedorismo, sustentabilidade e cooperação.
A feira do programa foi realizada na unidade escolar pela primeira vez e ocorreu de forma simultânea à feira de ciências. Para a realização do evento, o Sebrae atuou de forma estratégica, capacitando os professores para que eles sejam agentes multiplicadores, mediando os conhecimentos e motivando os alunos a aplicar na prática o que aprenderam em sala. Com isso, os estudantes puderam desenvolver habilidades empreendedoras essenciais, como a criação de marca, fabricação de produtos e a aplicação de técnicas de atendimento ao cliente.

A diretora do colégio, Haydee Neves, ressaltou a importância da parceria com o Sebrae para potencializar a proposta que já vinha sendo desenvolvida pela escola. “Este é o nosso primeiro ano de parceria com o Sebrae, e percebemos que o processo ficou muito mais rico. Contribuiu para a formação dos estudantes e para a capacitação dos professores, fortalecendo um projeto que já existia, mas que agora ganha novas ferramentas e metodologias. O resultado foi uma feira que envolveu toda a comunidade, com pais, educandos e professores unidos na construção de conhecimento”, destacou.
Haydee também ressaltou a participação ativa dos profissionais da escola, incluindo não apenas professores, mas também gestores e demais funcionários, foi fundamental para o sucesso da feira. Eles trabalharam em equipe, compartilhando suas experiências e conhecimentos para engajar toda a comunidade escolar no Programa JEPP. Segundo ela, essa sinergia entre os diferentes atores educacionais garantiu que o evento se consolidasse como um importante momento de aprendizado e integração na instituição de ensino.
Os estudantes mostraram grande engajamento, desenvolvendo desde trabalhos manuais até soluções inovadoras. A turma do 6º ano, por exemplo, criou a exposição “Saberes Territórios Incas”, unindo conteúdos de História e Geografia com práticas sustentáveis.
A professora de História, Natália Soares, explicou que os produtos foram confeccionados a partir de materiais reciclados, e que muitos desses foram encontrados na própria escola. “Queríamos algo fora da caixa, que unisse os conteúdos de sala de aula com a proposta do JEPP. Junto com o professor Cunha, de Geografia, pensamos nos povos indígenas e nos incas, maias e astecas. A partir daí, criamos peças como porta-copos de azulejo, quadros de MDF reaproveitado, tapetes, panos de prato e vasos de garrafas PET.
O resultado foi uma exposição que mostrou como é possível aprender história, empreendedorismo e, ao mesmo tempo, cuidar do meio ambiente”, relatou.

O estudante Gabriel Dias, de 12 anos, participou do projeto e contou como foi a experiência. “Achei fascinante usar produtos que jogaríamos fora para recriar peças de como viviam os povos antigos. Fizemos tapeçarias, panos de prato e luminárias inspirados nessa cultura tão antiga. Minha família também apoiou bastante e achou a ideia interessante. Foi muito legal ver tudo ganhar forma”, contou o jovem.
Além dos aprendizados práticos, a feira foi uma oportunidade de integração entre escola e comunidade. Familiares e amigos acompanharam de perto o processo e participaram ativamente.
Juliana Martins, mãe de dois estudantes que participaram do projeto, destacou a importância da iniciativa. “Foi um barato essa feira. Meus filhos ficaram na escola até mais tarde, envolvidos de verdade. Um foi para a horta plantar verduras, o outro trabalhou com robótica. Mesmo quando não era por nota, eles estavam lá, construindo. Acho que esse tipo de metodologia deveria ser mais usado, porque a gente só aprende na prática”, concluiu ela.
Além das turmas do Ensino Fundamental, estudantes do Ensino Médio também estiveram envolvidos na realização da feira promovida pela escola. Em uma atividade inspirada no programa, eles também criaram seus próprios projetos e também tiveram a oportunidade de colocar em prática os conceitos de empreendedorismo que aprenderam em salas de aula.

