Entre os dias 26 e 29 de setembro, o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade foi povoado por um público apaixonado por condicionamento físico, saúde e bem-estar. O espaço, palco de eventos importantes na capital federal, foi o cenário escolhido para a realização da mais recente edição do Brasília Capital Fitness e Wellness (BCFW). O evento contou com uma área de 51 mil metros quadrados e dezenas de atrações para movimentar a pujante cadeia produtiva da indústria fitness brasileira, que envolve academias, estúdios de treinamento, profissionais de educação física, nutricionistas, fisioterapeutas e outros atores relevantes.
A realização do evento recebeu, novamente, o apoio do Sebrae no Distrito Federal, que é parceiro da organização há mais de uma década e consistentemente viabiliza a presença de micro e pequenas empresas do ramo de saúde e bem-estar, entre outras ações durante a feira. Neste ano, a 29ª edição, a parceria com a instituição permitiu a participação de 40 pequenos negócios, que juntos ocuparam uma área total de 436 metros quadrados e puderam comercializar produtos diversos, como suplementos, peças de vestuários, entre outros.
A diretora administrativa financeira da instituição, Adélia Bonfim, esteve presente ao evento, caminhou pelos espaços, conversou com os pequenos empreendedores apoiados e reafirmou o compromisso do Sebrae com o desenvolvimento da cadeia produtiva do fitness que está presente no DF. “Alguns empreendedores me disseram: ‘Se não fosse o Sebrae, eu não estaria aqui’. Ouvir isso é muito gratificante. Percebemos no olhar de cada um o quão relevante é estar inserido em um evento desse porte. Para eles é uma grande oportunidade e para nós, do Sebrae, é também. É um evento que funciona muito mais do que uma vitrine. É um evento que permite que pequenas empresas possam expandir suas atividades, suas jornadas. Nosso apoio aqui é uma contribuição significativa”, comentou Adélia.
CEO da Capital Fitness, empresa responsável por promover a feira, Fábio Padilha comemorou mais um ano de parceria com o Sebrae. Ele detalhou a relevância dos pequenos negócios dentro da cadeia produtiva, ressaltando a importância dos empreendimentos para a feira e para a população do DF e do Brasil. “Quase 80% da nossa parcela de mercado é formada por micro, pequenos ou médios empreendimentos, ou seja, os grandes representam cerca de 20%. Eles geram empregos, renda e, portanto, são fundamentais para a cadeia produtiva do fitness do país, alcançando públicos que percebem, cada vez mais, a necessidade de fazer uma atividade física, de buscar por hábitos saudáveis. São esses pequenos negócios que o Sebrae insere na realização da nossa feira e ainda apoia com soluções de gestão, o que é extremamente relevante”, afirmou.
A analista da Gerência de Negócios em Rede (GENER) e gestora dos projetos de beleza, saúde e bem-estar do Sebrae no DF, Karyne Costa, observou que os empreendedores apoiados identificam na realização do evento uma oportunidade para atrair novos clientes e fechar negócios futuros. “Com esse suporte, o Sebrae reafirma seu compromisso com o crescimento desses pequenos negócios, criando ambientes propícios para o acesso a novos canais de venda e networking. E networking é algo que muitos dos empreendedores buscam aqui. Eles costumeiramente nos relatam sobre a importância dessa comunicação com possíveis clientes ao participar da feira. É uma vitrine onde eles podem conquistar clientes e garantir parcerias e negócios após o evento”, comentou.
Uma das empresas apoiadas pelo Sebrae foi a Évora Nutricosméticos, marca que está prestes a celebrar seu terceiro aniversário. A diretora comercial do empreendimento, Mafalda Gomes, revelou otimismo com a participação na edição 2024 do evento. A marca apostou na interação com os clientes durante o evento, disponibilizando esteticistas que ofereceram serviços de revitalização facial gratuitos, permitindo que os consumidores pudessem experimentar a eficácia dos produtos. “Trouxemos uma linha completa de cuidados, que abrange desde o uso de extratos naturais em nossos produtos faciais, capilares e corporais, até os nutricosméticos que cuidam de dentro para fora”, disse Mafalda.
A participação da marca em grandes eventos em Brasília tem sido frequente. Neste ano, por exemplo, os produtos também foram levados para a Hair Brasília and Beauty, graças ao apoio ofertado pelo Sebrae no DF. “O apoio do Sebrae é fundamental para nós, pequenos empreendedores, já que o custo de um bom espaço é elevado. Com o suporte do Sebrae, conseguimos participar e expor nossos produtos, o que é crucial para nosso crescimento”, acrescentou a diretora comercial da marca.
Empreendimento com raízes fincadas na região Sul do Brasil, mas com pontos de vendas na capital federal, a Prócapz foi outra empresa a receber apoio para a participar desta edição do evento. Rafael Soares, representante da marca em Brasília, comentou da proximidade com o Sebrae e o ambiente que a feira proporciona. “Estamos muito satisfeitos com nossa participação aqui. O Sebrae é o grande parceiro das pequenas empresas. Com a ausência desse apoio, seria muito difícil estarmos aqui. Eles nos ajudam a otimizar os investimentos necessários, a participar de feiras como esta e vislumbrar oportunidades de expansão. Estamos com boas expectativas, esperando um recorde de vendas aqui. A movimentação foi ótima ao longos dos dias”, analisou Rafael.
A linha de produtos da Prócapz busca diferenciação em meio a um mercado cada vez mais competitivo. O polivitamínico, um dos rótulos mais vendidos da marca, por exemplo, reúne em apenas um frasco os elementos que o corpo humano necessita, eliminando a necessidade de uma prateleira cheia de suplementos avulsos. Além disso, a marca ofereceu ao público do BCFW uma variedade de produtos, incluindo creatina, colágenos para pele e articulações, anti-inflamatórios naturais como a curcumina, xaropes infantis e até mesmo soluções para queda de cabelo.
Outra marca presente à realização da feira foi a Quadradim Fitness, que nasceu da vontade de um casal que tinha o sonho de realizar uma viagem à Europa. Vanessa do Nascimento, uma das fundadoras, contou que está edição representou a segunda participação da marca no BCFW, e assim como na edição de 2023, as expectativas estiveram altas e foram superadas. “No ano passado, tivemos uma experiência muito boa. As vendas foram excelentes e conseguimos ampliar nosso público, por isso, estávamos ansiosos para voltar”, revelou.
O apoio do Sebrae, no entanto, foi essencial para a nova participação da Quadradim no evento. “Sem o Sebrae, não teríamos conseguido estar aqui. O investimento para participar de uma feira é alto, e o suporte deles é fundamental. No ano passado, viemos com receio por ser a nossa primeira vez, mas o apoio que recebemos foi determinante para nossa presença e para o sucesso de vendas”, complementou Vanessa.
A edição 2024 do Brasília Capital Fitness e Wellness foi marcada por números impressionantes, de acordo com os organizadores. O evento atraiu um público total de 62.830 pessoas ao longo dos quatro dias, que puderam desfrutar de mais de 104 atrações expositoras e participar de 40 cursos e palestras. Além disso, o evento gerou um impacto econômico significativo, movimentando um total de R$69 milhões em negócios durante sua realização.
A expectativa dos organizadores é de que esse montante cresça ainda mais com a concretização de negócios futuros, impulsionando não apenas a economia local, mas também promovendo a saúde e o bem-estar da comunidade que circunda o evento.
-