ASN DF
Compartilhe

Capacitação apresenta caminhos para otimizar a comunicação com empreendedores locais

Atividade reuniu equipes envolvidas nas Salas do Empreendedor e das assessorias de comunicação das administrações regionais do DF
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

Os atores responsáveis pelos atendimentos nas Salas do Empreendedor estiveram novamente reunidos nesta terça-feira, 6 de maio, para mais uma formação continuada promovida pelo Sebrae no Distrito Federal. A atividade ocorreu na sede da instituição, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e abordou temas relacionados ao marketing, com a intenção de qualificar o relacionamento entre os responsáveis pelas salas de cada região administrativa com o pequeno empreendedor local.

A atividade contou com a participação de Agentes de Desenvolvimento Territorial (ADTs), atendentes das Salas do Empreendedor do DF e representantes de equipes de comunicação das administrações regionais. Durante a programação, o público presente foi apresentado a conceitos do universo da comunicação e a ferramentas práticas, como o Canva e editores de imagens e de vídeos para a criação de conteúdo visual. Também foram mencionadas técnicas essenciais para a captação de imagens e áudio, além de orientações sobre iluminação para a produção de conteúdos com qualidade para as redes sociais.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Assunto amplamente debatido no universo empreendedor, a Inteligência Artificial (IA) também foi introduzida como um recurso potencial para facilitar o cotidiano nas Salas do Empreendedor. O público foi orientado a usar ferramentas disponíveis, como o ChatGPT, para criar roteiros, planejamentos e desenvolver estratégias voltadas para o crescimento nas redes sociais. Além disso, foram abordados os variados formatos atualmente utilizados nas plataformas digitais.

A importância da capacitação foi destaque nas palavras de Everton Saúde, gestor da Rede Parceira de Atendimento e analista da Gerência de Atendimento Personalizado do Sebrae no DF. Para ele, a formação é essencial para que os Agentes de Desenvolvimento Territorial, atendentes das Salas do Empreendedor e responsáveis pelas áreas de comunicação de cada administração regional possam absorver e dominar conhecimentos capazes de contribuir com as divulgações das ações em prol dos pequenos empreendedores e, futuramente, no fortalecimento dos pequenos negócios locais.

“Promover essa oficina é parte de uma estratégia que está muito vinculada ao processo de aquisição do Selo Sebrae de Referência em Atendimento. O novo regulamento prevê como um dos critérios a presença digital das Salas do Empreendedor. Portanto, essa capacitação ocorre para somar, orientando como podem ser produzidos conteúdos para que as salas sejam mais atrativas aos olhos do público-alvo”, explicou.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Everton também destacou que o conteúdo da capacitação poderá ser útil para os profissionais interessados em participar do programa Histórias de Quem Atende. A iniciativa, criada pelo Sebrae em 2018, busca valorizar os agentes que atuam no atendimento direto aos empreendedores, reconhecendo as histórias de impacto vivenciadas por atendentes, analistas e parceiros da rede Sebrae. As inscrições para a edição atual do programa estão abertas até 10 de junho no portal do Sebrae.

Josecy Mirindiba, comunicador com ampla experiência no Distrito Federal e atual chefe da Assessoria de Comunicação da Administração Regional de São Sebastião, participou da capacitação e salientou a importância do tema abordado. Ele comentou sobre a necessidade de inserir as assessorias de comunicação nas formações continuadas para ampliar o alcance das ações de fomento ao empreendedorismo local. “Com os agentes de comunicação envolvidos, poderemos trabalhar uma divulgação de ações com mais afinco, mostrando para aqueles que ainda não são microempreendedores a finalidade e as vantagens da formalização. Essa colaboração vai garantir que os cidadãos sejam alcançados pela informação”, pontuou.

Mirindiba detalhou o funcionamento da estratégia de comunicação utilizada na região administrativa de São Sebastião. Segundo ele, há uma estreita parceria entre membros da equipe de comunicação, da Sala do Empreendedor e do próprio Sebrae. Em um primeiro momento, as informações são trocadas de forma rápida via grupos de WhatsApp, garantindo que todos recebam atualizações e materiais visuais para divulgação.

Posteriormente, a estratégia de divulgação para a comunidade consiste na disseminação em múltiplos canais. As informações não se limitam às contas oficiais da administração; são também compartilhadas nas redes sociais pessoais dos colaboradores e em dezenas de grupos comunitários que englobam diversos segmentos da população local. Essa capilaridade assegura que as notícias e oportunidades cheguem a muitos cidadãos e tem aumentado o engajamento em cursos e capacitações, refletindo uma forte cultura empreendedora na região.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Agente de Desenvolvimento Territorial responsável pela Sala do Empreendedor de Sobradinho, Sandra Luciele foi outra participante a falar sobre a relevância do tema que norteou a formação desta terça-feira. Com as anotações feitas e os conteúdos absorvidos, ela pôde identificar obstáculos que precisam ser superados para implementar uma estratégia eficaz e capaz de melhorar a comunicação com o empreendedor da região em que atua.

Segundo ela, os desafios incluem a necessidade de fortalecer a presença em canais digitais, buscando alinhar a criação de conteúdos mais relevantes e impactantes para uma melhor divulgação da Sala do Empreendedor. “A gente desenvolve um trabalho de formiguinha em Sobradinho e com isso conseguimos envolver o empreendedor em nossas ações. Passamos por mudanças na nossa assessoria de comunicação, mas agora estamos trabalhando para alinhar uma boa estratégia e fazer a divulgação do nosso espaço de uma maneira mais eficaz”, disse. “E está dando certo, já. Tenho olhado as redes sociais com mais frequência e já vejo uma diferença”, completou.

  • ADT
  • Comunicação
  • Sala do Empreendedor
  • Sebrae no DF;