Agentes de Orientação à Gestão Empresarial (AOGEs) que atuam no âmbito do Programa Sebrae na Sua Empresa (SNSE) participaram na última terça-feira, 8 de julho, de um encontro presencial promovido pelo Sebrae no Distrito Federal. A atividade teve como foco celebrar os resultados alcançados ao longo do primeiro semestre de 2025, bem como alinhar as estratégias para o segundo semestre e reforçar o compromisso com a expansão do programa em todo o Distrito Federal.
Os Agentes de Orientação à Gestão Empresarial atuam representando o Sebrae e oferecem suporte e orientação essenciais aos donos de micro e pequenas empresas. Diariamente visitam diversos empreendimentos nas regiões administrativas do DF e dialogam com os empreendedores, aplicam diagnósticos e propõem recomendações para aprimorar a gestão, visando melhorias em processos e o desenvolvimento do negócio. Essa abordagem possibilita um atendimento gratuito e personalizado nas necessidades específicas de cada negócio.

“Eles realizam visitas presenciais, empresa por empresa, oferecendo um atendimento personalizado. Durante uma conversa diagnóstica estruturada, conhecem de perto o ambiente do empreendedor, identificam suas principais dificuldades e potencialidades, e, a partir disso, indicam as soluções mais adequadas do Sebrae”, detalha Everton Saúde, gestor responsável pelo programa no Sebrae no DF.
O portfólio de soluções oferecido pelos agentes que participam do programa é vasto e inclui capacitações, consultorias, eventos e até mesmo a indicação para gestores dos projetos setoriais atualmente desenvolvidos pelo Sebrae no DF, o que ocorre quando identificam empresários com potencial para integrar carteiras específicas.
O Sebrae na Sua Empresa estabeleceu uma meta ousada para 2025, e os resultados iniciais demonstram a importância da iniciativa para o universo dos pequenos negócios. Em apenas três meses de atendimentos – de abril a junho -, o programa já superou a marca de 19 mil atendimentos, o que representa pouco mais de 40% da meta anual, que é de 46 mil registros.
A distribuição estratégica dos agentes no Distrito Federal tem sido decisiva para os resultados positivos do programa. Segundo Everton Saúde, a realocação contínua de agentes que já concluíram suas atividades em determinadas áreas para regiões com maior concentração de empresas a serem atendidas permite otimizar o trabalho e ampliar a cobertura do serviço.
“A Daexe, empresa responsável pela operação do programa, mantém um acompanhamento constante para promover esse reequilíbrio. Com isso, conseguimos direcionar os esforços para regiões que demandam mais atenção, que têm maior potencial e onde há um número significativo de empresas ainda não atendidas. Assim, não apenas avançamos no cumprimento das metas, mas também ampliamos o acesso ao conhecimento entre os empresários das 35 regiões administrativas do DF”, destaca.

O encontro também teve como propósito reconhecer o empenho e a dedicação dos AOGEs. “Este é um momento de avaliação do trabalho realizado nos últimos três meses. É hora de analisar os resultados conquistados e celebrar os avanços — mas sem perder o ritmo. Ainda há muito a ser feito, e é fundamental valorizar o esforço diário dos agentes que estão na linha de frente, visitando os empreendedores, faça chuva ou faça sol”, completou Everton.
O analista da Gerência de Atendimento Personalizado do Sebrae no DF e responsável pela área fiscal do programa, Juliano Costa, destacou a importância da proximidade entre a instituição e a Daexe como vetor de uma atuação cada vez mais eficaz e comprometida com o desenvolvimento dos pequenos negócios. “Percebemos um alto comprometimento com o objetivo do programa, e o nosso propósito é continuar aprimorando o atendimento e, gradativamente, alcançar mais regiões do DF, para que o impacto do programa chegue a um número crescente de empreendedores, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico local”, pontuou.
A assessora de Gestão para Pessoas da Daexe, Ana Raquel Chaves, acompanhou a realização do encontro e salientou que a programação foi cuidadosamente desenhada para promover a troca de experiências e o reconhecimento. Em um primeiro momento, os AOGEs compartilharam suas vivências e desafios, fomentando uma rede de apoio e aprendizado mútuo. Além disso, a iniciativa destacou os resultados do programa, revisitando o progresso até o momento e ainda houve espaço para debater sobre as perspectivas futuras

A representante da empresa também salientou que a comunicação diária e individualizada com cada agente participante é um pilar fundamental para o sucesso do programa até o momento. Por meio de um grupo de WhatsApp e do apoio de um preposto, a equipe busca superar as metas e oferecer suporte contínuo, abordando desde questões operacionais até desafios pessoais que possam impactar a produtividade.
Para manter a equipe de agentes motivada e engajada, a empresa implementou o Top Five. Trata-se de um ranking divulgado semanalmente e que reconhece os cinco agentes com o melhor desempenho, estimulando uma competição saudável e a superação de metas. “Essa estratégia tem sido fundamental. Por meio dela estamos impactando a produtividade dos participantes e garantindo que a equipe permaneça junto com a gente no propósito de impulsionar os pequenos negócios locais”, esclareceu Ana.
Um dos nomes que quase sempre está presente no ranking de desempenho da empresa é o de Ailton dos Santos. Ele atua no atendimento aos pequenos negócios de Ceilândia Norte e em poucos meses diz ter compreendido a importância da escuta ativa e da empatia como ferramentas essenciais para uma abordagem eficaz junto aos empresários.
Ailton ressalta que a aproximação inicial, pautada pela simpatia, empatia e um sorriso, funciona como um cartão de visita, sendo essencial para estabelecer uma conexão que permita aprofundar nas necessidades de gestão do negócio. “Eu sempre penso que o objetivo é transformar uma situação desafiadora em uma situação ótima para o empreendedor que está me recebendo”, observou.
Entre as diversas histórias marcantes que lida diariamente, o AOGE compartilhou um diálogo que ilustra o cerne de seu trabalho. “Um empresário que estava numa situação muito difícil, me perguntou por que as empresas quebram? Respondi para ele que é preciso estar focado na importância da gestão e que com disposição para aprender e buscar ajuda externa, é possível superar momentos de dificuldade. Hoje, acredito muito na boa gestão de um empreendimento e busco sempre transmitir essa mensagem em cada um dos meus atendimentos conectando o empresário às soluções práticas que o Sebrae oferece”, finalizou Ailton.
Um segundo encontro presencial do programa está previsto para ser realizado ao fim do ano, visando celebrar os resultados alcançados ao longo de todo o ano.
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